Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde Psicológica e Bem-estar Margarida Gaspar de Matos (Coord. Científica) | Cátia Branquinho | Gina Tomé | Osvaldo Santos Catarina Noronha | Bárbara Moraes | Leonor Domingos | Marta Raimundo | Ana Cerqueira Tania Gaspar | Nuno Neto Rodrigues

Equipa Aventura Social: Margarida Gaspar de Matos (Coord. Científica), Cátia Branquinho, Gina Tomé, Osvaldo Santos, Catarina Noronha, Bárbara Moraes, Leonor Domingos, Marta Raimundo, Ana Cerqueira, Fábio Botelho Guedes, Celeste Simões, Adilson Marques, Tania Gaspar Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência: Nuno Neto Rodrigues Direção-Geral da Saúde: Miguel Teles de Arriaga Ordem dos Psicólogos Portugueses: Sofia Ramalho Edição: Bárbara Moraes & Celine Mestre Revisão: Celine Mestre Citação: Matos, M. G., Branquinho, C., Tomé, G., Santos, O., Noronha, C., Moraes, B., Domingos, L., Raimundo, M., Cerqueira, A., Gaspar, T., & Neto Rodrigues, N. (2024). Relatório Saúde Psicológica e Bem-estar. Lisboa: DGEEC & Aventura Social Associação.

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC Índice Sumário executivo ......................................................................................................... i Executive summary.................................................................................................... xxi Enquadramento .....................................................................................................................40 Metodologia ..........................................................................................................................42 Instrumentos............................................................................................................ 42 Procedimentos ......................................................................................................... 50 Participantes ............................................................................................................ 52 Resultados .............................................................................................................................55 Alunos da educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico (1.º e 2.º anos) ........ 55 Dados sociodemográficos ........................................................................................ 55 Género ................................................................................................................. 55 Idade.................................................................................................................... 55 Nacionalidade ...................................................................................................... 56 Se não é português, há quanto tempo está a viver em portugal? ............................ 56 Ano de escolaridade............................................................................................. 56 Classificações finais do 1.º período 2023/2024 – educação pré-escolar................. 57 Classificações finais do 1.º período 2023/2024 – 1.º ciclo do ensino básico.......... 59 Nível de escolaridade completo dos pais ou pessoa cuidadora .............................. 62 Integração no escalação a, b ou c de ase (ação social escolar) ............................... 63 Strengths and difficulties questionnaire (SDQ) ........................................................ 64 Descritivas gerais................................................................................................. 65 Comparações por ano de escolaridade .................................................................. 66 Comparações por género...................................................................................... 67 Correlações sdq.................................................................................................... 69 Alunos do 1.º ciclo do ensino básico (3.º e 4.º anos) .............................................. 70 Dados sociodemográficos ........................................................................................ 70 Género ................................................................................................................. 70 Nacionalidade ...................................................................................................... 71 Ano de escolaridade............................................................................................. 71 Classificações finais do 1.º período 2023/2024..................................................... 71 Para mim é fácil – versão adaptada .......................................................................... 75 Descritivas gerais................................................................................................. 76 Comparações por ano de escolaridade .................................................................. 77

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC Comparações por género...................................................................................... 77 Kidscreen-10 ........................................................................................................... 79 Descritivas gerais................................................................................................. 80 Comparações por ano de escolaridade .................................................................. 80 Comparações por género...................................................................................... 81 Correlações | para mim é fácil e kidscreen-10 .......................................................... 81 Ensino básico (2.º e 3.º ciclos) e secundário .......................................................... 82 Dados sociodemográficos ........................................................................................ 82 Género ................................................................................................................. 82 Idade.................................................................................................................... 82 Nacionalidade ...................................................................................................... 83 Se não é português, há quanto tempo está a viver em portugal? ............................ 83 Que língua falas em casa? .................................................................................... 84 Ano de escolaridade............................................................................................. 84 Classificações finais do 1.º período 2023/2024 – 2.º e 3.º ciclos ........................... 85 Classificações finais do 1.º período 2023/2024 – ensino secundário ..................... 88 Nível de escolaridade completo dos pais ou pessoa cuidadora .............................. 90 Integração no escalação a, b ou c de ase................................................................... 91 Hbsc satisfação com a vida ...................................................................................... 92 Descritivas gerais................................................................................................. 92 Comparações por ano de escolaridade .................................................................. 92 Comparações por género...................................................................................... 93 Hbsc sintomas de mal-estar psicológico, .................................................................. 95 Descritivas gerais................................................................................................. 95 Comparações por ano de escolaridade .................................................................. 96 Comparações por género...................................................................................... 97 Hbsc who-5/ qualidade de vida percebida ................................................................ 98 Descritivas gerais................................................................................................. 98 Comparações por ano de escolaridade .................................................................. 99 Comparações por género.................................................................................... 100 Dass-21| depressão, ansiedade e stresse ................................................................. 101 Descritivas gerais............................................................................................... 102 Comparações por ano de escolaridade ................................................................ 102 Comparações por género.................................................................................... 104 SSES | competências socioemocionais................................................................... 106

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC Descritivas gerais............................................................................................... 114 Comparações por ano de escolaridade ................................................................ 115 Comparações por género.................................................................................... 123 PYD | desenvolvimento positivo............................................................................ 126 Comparações por ano de escolaridade ................................................................ 129 Comparações por género.................................................................................... 131 Estilo de vida......................................................................................................... 132 Atividade física de pelo menos 60 minutos nos últimos 7 dias,............................... 132 Descritivas gerais............................................................................................... 132 Comparações por ano de escolaridade ................................................................ 133 Comparações por género.................................................................................... 133 Horas de sono (semana), ........................................................................................ 134 Descritivas gerais............................................................................................... 134 Comparações por ano de escolaridade ................................................................ 134 Comparações por género.................................................................................... 135 Horas de sono (fins de semana), ............................................................................. 135 Descritivas gerais............................................................................................... 136 Comparações por ano de escolaridade ................................................................ 136 Comparações por género.................................................................................... 136 Horas de ecrã (semana), ......................................................................................... 137 Descritivas gerais............................................................................................... 137 Comparações por ano de escolaridade ................................................................ 138 Comparações por ano de escolaridade ................................................................ 138 Horas de ecrã (fins de semana), .............................................................................. 139 Descritivas gerais............................................................................................... 139 Comparações por ano de escolaridade ................................................................ 140 Comparações por género.................................................................................... 140 Toma do pequeno-almoço, ..................................................................................... 141 Descritivas gerais............................................................................................... 141 Comparações por ano de escolaridade ................................................................ 141 Comparações por género.................................................................................... 142 Consumo de tabaco, ............................................................................................... 143 Comparações por ano de escolaridade ................................................................ 143 Comparações por género.................................................................................... 144 Consumo de álcool, ............................................................................................... 144

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC Comparações por ano de escolaridade ................................................................ 145 Comparações por género.................................................................................... 145 Lutas com os colegas, ............................................................................................ 146 Comparações por ano de escolaridade ................................................................ 146 Comparações por género.................................................................................... 147 Ambiente escolar................................................................................................... 148 Descritivas gerais............................................................................................... 149 Comparações por ano de escolaridade ................................................................ 149 Comparações por género.................................................................................... 151 Covid-19 ............................................................................................................... 152 Comparações por ano de escolaridade ................................................................ 152 Comparações por género.................................................................................... 154 Correlações ........................................................................................................... 155 Docentes ............................................................................................................... 160 Dados sociodemográficos ...................................................................................... 160 Género ............................................................................................................... 160 Ciclos que leciona.............................................................................................. 160 Idade.................................................................................................................. 161 Tempo de serviço............................................................................................... 161 Distância a que está colocado(a) ........................................................................ 162 Quantidade de anos em está colocado(a) a mais de 50 km .................................. 162 Satisfação com a vida ............................................................................................ 163 Escala hbsc who-5/ qualidade de vida percebida .................................................... 164 Escala hbsc sintomas de mal-estar psicológico, ...................................................... 165 Dass-21 | depressão, ansiedade e stresse ................................................................ 166 Direção da escola .................................................................................................. 168 Ambiente escolar................................................................................................... 170 Competências socioemocionais ............................................................................. 172 Covid-19 ............................................................................................................... 173 Planos/programas nacionais................................................................................... 174 Outros adultos do ecossistema ............................................................................ 175 Psicólogos ............................................................................................................. 175 Género ............................................................................................................... 175 Níveis/ciclos de ensino e anos de escolaridade com os quais trabalha................. 175 Idade.................................................................................................................. 176

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC Tempo de serviço consecutivo na escola onde se realiza o estudo ...................... 176 Assistentes operacionais, administrativos e outros técnicos de saúde e educação ... 177 Género ............................................................................................................... 177 Níveis/ciclos de ensino e anos de escolaridade com os quais trabalha................. 177 Idade.................................................................................................................. 178 Tempo de serviço............................................................................................... 178 Função na escola................................................................................................ 179 Cargos de direção, gestão ou coordenação ............................................................. 180 Género ............................................................................................................... 180 Níveis/ciclos de ensino e anos de escolaridade com os quais trabalha................. 180 Idade.................................................................................................................. 181 Tempo de serviço em cargos de direção/ gestão/ coordenação ............................ 181 Encarregados de educação ..................................................................................... 182 Género ............................................................................................................... 182 Níveis/ciclos de ensino e anos de escolaridade do educando............................... 182 Idade.................................................................................................................. 183 Relação com o educando.................................................................................... 183 Satisfação com a vida ............................................................................................ 184 Escala hbsc who-5/ qualidade de vida percebida .................................................... 186 Escala hbsc sintomas de mal-estar psicológico, ...................................................... 187 Dass-21 | depressão, ansiedade e stresse ................................................................ 189 Direção da escola .................................................................................................. 192 Ambiente escolar................................................................................................... 195 Covid-19 ............................................................................................................... 206 Planos/programas nacionais................................................................................... 208 Conclusões................................................................................................................ 210 Mensagens a reter ..................................................................................................... 237 Messages to keep ...................................................................................................... 247

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC Índice de Tabelas Tabela 1 - Medidas Integradas nos Questionários de Recolha de Dados | Indicadores de desempenho escolar .................................................................................................... 44 Tabela 2 - Medidas Integradas nos Questionários de Recolha de Dados | Saúde Psicológica e Bem-estar .............................................................................................. 45 Tabela 3 - Medidas Integradas nos Questionários de Recolha de Dados | Ambiente Escolar........................................................................................................................ 48 Tabela 4 - Medidas Integradas nos Questionários de Recolha de Dados | Ambiente Escolar Pais ................................................................................................................ 49 Tabela 5 - Strengths and Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) ................... 64 Tabela 6 - Descritivas gerais SDQ .............................................................................. 65 Tabela 7 - Médias SDQ por Ano de escolaridade ........................................................ 66 Tabela 8 - Médias SDQ por género ............................................................................. 68 Tabela 9 - Correlações Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ)...................... 69 Tabela 10 - Para mim é Fácil (versão adaptada) .......................................................... 75 Tabela 11 - Descritivas gerais | Para mim é Fácil ........................................................ 76 Tabela 12 - Médias Para mim é Fácil por Ano de escolaridade.................................... 77 Tabela 13 - Médias Para mim é Fácil por género......................................................... 78 Tabela 14 - Kidscreen-10 ............................................................................................ 79 Tabela 15 - Descritivas gerais Kidscreen-10 ............................................................... 80 Tabela 16 - Médias Kiscreen-10 por Ano de escolaridade ........................................... 80 Tabela 17 - Médias Kidscreen-10 por género .............................................................. 81 Tabela 18 - Correlações Para mim é Fácil e Kidscreen-10 ........................................... 81 Tabela 19 - Idade ........................................................................................................ 82 Tabela 20 - Descritivas Gerais | HBSC Satisfação com a vida ..................................... 92 Tabela 21 - Comparação por Ano de Escolaridade | Satisfação com a vida.................. 93 Tabela 22 - Comparação por Género | HBSC Satisfação com a vida. .......................... 94 Tabela 23 - HBSC Sintomas de mal-estar psicológico................................................. 95 Tabela 24 - Descritivas gerais HBSC Sintomas de mal-estar psicológico. ................... 95 Tabela 25 - Comparação por Escolaridade | HBSC Sintomas de mal-estar psicológico 96 Tabela 26 - Comparação por Género | HBSC Sintomas de mal-estar psicológico ........ 97 Tabela 27 - HBSC WHO-5/ Qualidade de vida percebida ........................................... 98 Tabela 28 - Descritivas gerais HBSC – Qualidade de vida/WHO ................................ 98 Tabela 29 - Comparação por Escolaridade | HBSC WHO-5/ Qualidade de vida percebida ................................................................................................................................... 99 Tabela 30 - Comparação por Género | HBSC WHO-5/ Qualidade de vida percebida. 100

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC Tabela 31 - DASS-21| Depressão, Ansiedade e Stresse ............................................. 101 Tabela 32 - Descritivas gerais DASS-21| Depressão, Ansiedade e Stresse ................. 102 Tabela 33 - Comparação por Escolaridade: DASS-21| Depressão, Ansiedade e Stresse ................................................................................................................................. 103 Tabela 34 - Comparação por Género: DASS-21 | Depressão, Ansiedade e Stresse .... 105 Tabela 35 - SSES | Otimismo.................................................................................... 106 Tabela 36 - SSES | Controlo Emocional .................................................................... 107 Tabela 37 - SSES | Resiliência/Resistência ao Stresse ............................................... 107 Tabela 38 - SSES | Confiança ................................................................................... 108 Tabela 39 - SSES | Curiosidade................................................................................. 108 Tabela 40 - SSES | Sociabilidade .............................................................................. 109 Tabela 41 - SSES | Persistência/Perseverança ........................................................... 110 Tabela 42 - Criatividade............................................................................................ 110 Tabela 43 – SSES | Energia....................................................................................... 111 Tabela 44 - SSES | Cooperação................................................................................. 111 Tabela 45 - Autocontrolo .......................................................................................... 112 Tabela 46 - SSES | Sentimento pertença à escola ...................................................... 112 Tabela 47 - SSES | Bullying ...................................................................................... 113 Tabela 48 - SSES | Relação com os professores ........................................................ 113 Tabela 49 – SSES | Ansiedade com os testes............................................................. 114 Tabela 50 - Descritivas gerais: SSES | Competências Socioemocionais..................... 115 Tabela 51 - Comparação por Escolaridade: SSES | Competências Socioemocionais .. 116 Tabela 52 - Comparação por Género: SSES | Competências Socioemocionais .......... 123 Tabela 53 - Desenvolvimento positivo | Confiança.................................................... 126 Tabela 54 - Desenvolvimento positivo | Conexão...................................................... 127 Tabela 55 - Desenvolvimento positivo | Competência ............................................... 127 Tabela 56 - Desenvolvimento positivo | Contribuição ............................................... 128 Tabela 57 - Descritivas gerais PYD | Desenvolvimento Positivo ............................... 128 Tabela 58 - Comparação por Escolaridade: PYD | Desenvolvimento Positivo ........... 129 Tabela 59 - Comparação por Género: PYD | Desenvolvimento Positivo.................... 131 Tabela 60 - Atividade física ...................................................................................... 132 Tabela 61 - Comparação por Escolaridade | Atividade física ..................................... 133 Tabela 62 - Comparação por Género | Atividade física.............................................. 133 Tabela 63 - Horas de Sono (Semana) ........................................................................ 134 Tabela 64 - Comparação por Escolaridade | Horas de Sono (Semana) ....................... 135

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC Tabela 65 - Comparação por Género | Horas de Sono (Semana)................................ 135 Tabela 66 - Horas de Sono (fim de semana) .............................................................. 136 Tabela 67 - Comparação por Escolaridade | Horas de Sono (fins de semana)............. 136 Tabela 68 - Comparação por Género | Horas de Sono (fins de semana) ..................... 136 Tabela 69 - Horas de Ecrã (Semana) ......................................................................... 137 Tabela 70 - Comparação por Escolaridade | Horas de Ecrã (Semana) ........................ 138 Tabela 71 - Comparação por Género | Horas de Ecrã (Semana)................................. 138 Tabela 72 - Horas de Ecrã (fins de semana) .............................................................. 139 Tabela 73 - Comparação por Escolaridade | Horas de Ecrã (fins de semana) ............. 140 Tabela 74 - Comparação por Género | Horas de Ecrã (fins de semana) ...................... 140 Tabela 75 - Tomar o pequeno-almoço ....................................................................... 141 Tabela 76 - Comparação por Escolaridade | Toma do pequeno-almoço ..................... 142 Tabela 77 - Comparação por Género | Toma do pequeno-almoço.............................. 142 Tabela 78 - Comparação por Escolaridade | Consumo de tabaco ............................... 143 Tabela 79 - Comparação por Género | Consumo de tabaco........................................ 144 Tabela 80 - Comparação por Escolaridade | Consumo de álcool ................................ 145 Tabela 81 - Comparação por Género | Consumo de álcool ........................................ 145 Tabela 82 - Comparação por Escolaridade | Lutas com os Colegas............................ 147 Tabela 83 - Comparação por Género | Lutas com os Colegas .................................... 147 Tabela 84 - Ambiente escolar.................................................................................... 148 Tabela 85 - Descritivas gerais Ambiente escolar ....................................................... 149 Tabela 86 - Comparação por Escolaridade | Ambiente escolar................................... 149 Tabela 87 - Comparação por Escolaridade | Perceção de segurança........................... 150 Tabela 88 - Comparação por Género | Ambiente escolar ........................................... 151 Tabela 89 - Comparação por Género| Perceção de segurança .................................... 151 Tabela 90 - Perceção impacto Covid-19 .................................................................... 152 Tabela 91 - Comparação por Escolaridade | Perceção impacto Covid-19................... 153 Tabela 92 - Comparação por Género | Perceção impacto Covid-19 ........................... 154 Tabela 93 - Correlações | Idade, SSES, HBSC – WHO-5, HBSC (Sintomas), DASS-21, PYD, Ambiente escolar e Satisfação com a vida ....................................................... 157 Tabela 94 - Níveis/Ciclos de ensino e anos que leciona ............................................. 161 Tabela 95 - Idade ...................................................................................................... 161 Tabela 96 - Tempo de serviço ................................................................................... 161 Tabela 97 - Quantidade de anos em está colocado(a) a mais de 50 km ...................... 162 Tabela 98 - Cantril - Satisfação com a vida ............................................................... 163

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC Tabela 99 - Escala HBSC WHO-5/ Qualidade de vida percebida .............................. 164 Tabela 100 - Escala HBSC Sintomas de mal-estar psicológico.................................. 165 Tabela 101 - DASS-21 | Depressão, Ansiedade e Stresse .......................................... 166 Tabela 102 - Direção da escola ................................................................................. 168 Tabela 103 - Ambiente escolar.................................................................................. 170 Tabela 104 - Competências Socioemocionais............................................................ 172 Tabela 105 - Covid-19 .............................................................................................. 173 Tabela 106 - Planos/programas nacionais.................................................................. 174 Tabela 107 - Níveis/Ciclos de ensino e anos de escolaridade com os quais trabalha .. 176 Tabela 108 - Idade .................................................................................................... 176 Tabela 109 - Tempo de serviço ................................................................................. 176 Tabela 110 - Níveis/Ciclos de ensino e anos com os quais trabalha ........................... 178 Tabela 111 - Idade .................................................................................................... 178 Tabela 112 - Tempo de serviço ................................................................................. 179 Tabela 113 - Níveis/Ciclos de ensino e anos que leciona ........................................... 181 Tabela 114 - Idade .................................................................................................... 181 Tabela 115 - Tempo de serviço ................................................................................. 181 Tabela 116 - Níveis/Ciclos de ensino e anos que leciona ........................................... 183 Tabela 117 - Idade .................................................................................................... 183 Tabela 118 - Cantril - Satisfação com a vida ............................................................. 184 Tabela 119 - Escala HBSC WHO-5/ Qualidade de vida percebida ............................ 186 Tabela 120 - Escala HBSC Sintomas de mal-estar psicológico. ................................. 188 Tabela 121 - DASS-21 | Depressão, Ansiedade e Stresse. ......................................... 189 Tabela 122 - Direção da escola ................................................................................. 193 Tabela 123 - Ambiente escolar.................................................................................. 197 Tabela 124 - Encarregados de Educação ................................................................... 200 Tabela 125 - Psicólogos ............................................................................................ 201 Tabela 126 - Cargos de Direção/ Gestão/ Coordenação ............................................. 202 Tabela 127 - Que incentivo precisa o/a seu/sua educando/a para fazer as seguintes coisas? ................................................................................................................................. 203 Tabela 128 - Com que frequência alguém em sua casa faz, as seguintes atividades com o/a seu/sua educando/a? ............................................................................................ 204 Tabela 129 - EE ........................................................................................................ 205 Tabela 130 - Covid-19 .............................................................................................. 206 Tabela 131 - Planos/programas nacionais.................................................................. 209

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC Índice de Gráficos Gráfico 1 - Género com o qual se identifica ................................................................ 55 Gráfico 2 - Idade......................................................................................................... 55 Gráfico 3 - Nacionalidade ........................................................................................... 56 Gráfico 4 – Há quanto tempo está a viver em Portugal? .............................................. 56 Gráfico 5 - Ano de escolaridade.................................................................................. 57 Gráfico 6 - Área de Formação Pessoal e Social ........................................................... 57 Gráfico 7 - Domínio da Educação Física ..................................................................... 58 Gráfico 8 - Domínio da Educação Artística................................................................. 58 Gráfico 9 - Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita................................. 58 Gráfico 10 - Domínio da Matemática .......................................................................... 59 Gráfico 11 - Área do Conhecimento do Mundo........................................................... 59 Gráfico 12 - Português ................................................................................................ 60 Gráfico 13 - Matemática ............................................................................................. 60 Gráfico 14 - Estudo do Meio....................................................................................... 60 Gráfico 15 - Educação Física ...................................................................................... 61 Gráfico 16 - Inglês ...................................................................................................... 61 Gráfico 17 - Educação Artística .................................................................................. 61 Gráfico 18 - TIC ......................................................................................................... 62 Gráfico 19 - Nível de escolaridade da mãe ou pessoa cuidadora .................................. 62 Gráfico 20 - Nível de escolaridade do pai ou pessoa cuidadora ................................... 63 Gráfico 21 - Integração no escalão A, B ou C de ASE................................................. 63 Gráfico 22 - Comparação de Médias SDQ por Ano de escolaridade ............................ 67 Gráfico 23 - Comparação de Médias SDQ por Género ................................................ 68 Gráfico 24 - Género com o qual se identifica .............................................................. 70 Gráfico 25 – Idade ...................................................................................................... 70 Gráfico 26 - Nacionalidade ......................................................................................... 71 Gráfico 27 - Ano de escolaridade ................................................................................ 71 Gráfico 28 - Português ................................................................................................ 72 Gráfico 29 - Matemática ............................................................................................. 72 Gráfico 30 - Estudo do Meio....................................................................................... 72 Gráfico 31 - Educação Física ...................................................................................... 73 Gráfico 32 - Inglês ...................................................................................................... 73 Gráfico 33 - Educação Artística .................................................................................. 73

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC Gráfico 34 - TIC ......................................................................................................... 74 Gráfico 35 - Comparação de Médias SDQ por Ano de escolaridade ............................ 77 Gráfico 36 - Comparação de Médias Para mim é Fácil por Género.............................. 78 Gráfico 37 - Comparação de Médias SDQ por Ano de escolaridade ............................ 80 Gráfico 38 - Comparação de Médias Kidscreen-10 por Género ................................... 81 Gráfico 39 - Género com o qual se identifica .............................................................. 82 Gráfico 40 - Idade....................................................................................................... 83 Gráfico 41 - Nacionalidade ......................................................................................... 83 Gráfico 42 - Há quanto tempo está a viver em Portugal? ............................................. 83 Gráfico 43 – Língua falada em casa ............................................................................ 84 Gráfico 44 - Ano de escolaridade ................................................................................ 84 Gráfico 45 - Português ................................................................................................ 85 Gráfico 46 - Matemática ............................................................................................. 85 Gráfico 47 - Ciências Naturais .................................................................................... 86 Gráfico 48 - Educação Visual ..................................................................................... 86 Gráfico 49 - Educação Física ...................................................................................... 86 Gráfico 50 - Inglês ...................................................................................................... 87 Gráfico 51 - TIC ......................................................................................................... 87 Gráfico 52 – Português ............................................................................................... 88 Gráfico 53 - Matemática ou MACS............................................................................. 89 Gráfico 54 - Educação Física ...................................................................................... 89 Gráfico 55 - Nível de escolaridade da mãe ou pessoa cuidadora .................................. 90 Gráfico 56 - Nível de escolaridade do pai ou pessoa cuidadora ................................... 90 Gráfico 57 - Integração no escalão A, B ou C de ASE................................................. 91 Gráfico 58 – HBSC Satisfação com a vida .................................................................. 92 Gráfico 59 – Comparação por Escolaridade | Satisfação com a vida ............................ 93 Gráfico 60 - Comparação por Género| HBSC Satisfação com a vida ........................... 94 Gráfico 61 – Comparação por Escolaridade | HBSC Sintomas de mal-estar psicológico ................................................................................................................................... 96 Gráfico 62 - Comparação por Género| HBSC Sintomas de mal-estar psicológico ........ 97 Gráfico 63 – Comparação por Escolaridade | HBSC WHO-5/ Qualidade de vida percebida .................................................................................................................... 99 Gráfico 64 - Comparação por Género| HBSC WHO-5/ Qualidade de vida percebida 100 Gráfico 65 – Comparação por Escolaridade: DASS-21 | Depressão, Ansiedade e Stresse ...................................................................................................................... 104 Gráfico 66 - Comparação por Género: DASS-21| Depressão, Ansiedade e Stresse .... 105

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC Gráfico 67 - Comparação por Escolaridade: SSES | Competências Socioemocionais 120 Gráfico 68 - Comparação por Género: SSES | Competências Socioemocionais ........ 125 Gráfico 69 – Comparação por Escolaridade: PYD | Desenvolvimento Positivo ......... 130 Gráfico 70 - Comparação por Género: PYD | Desenvolvimento Positivo .................. 131 Gráfico 71 - Atividade física..................................................................................... 132 Gráfico 72 - Horas de sono (Semana)........................................................................ 134 Gráfico 73 - Número de horas de sono (fins de semana)............................................ 135 Gráfico 74 – Número de horas de ecrã (dias de semana) ........................................... 137 Gráfico 75 - Horas de Ecrã (fins de semana) ............................................................. 139 Gráfico 76 - Toma do pequeno-almoço ..................................................................... 141 Gráfico 77 - Consumo de tabaco ............................................................................... 143 Gráfico 78 - Consumo de álcool................................................................................ 144 Gráfico 79 - Lutas com os colegas ............................................................................ 146 Gráfico 80 – Comparação por Escolaridade | Ambiente escolar................................. 150 Gráfico 81 - Comparação por Género| Ambiente escolar ........................................... 151 Gráfico 82 - Género .................................................................................................. 160 Gráfico 83 - Distância a que está colocado(a)............................................................ 162 Gráfico 84 - Cantril - Satisfação com a vida.............................................................. 163 Gráfico 85 - Género .................................................................................................. 175 Gráfico 86 - Género .................................................................................................. 177 Gráfico 87 - Função na escola................................................................................... 179 Gráfico 88 - Género .................................................................................................. 180 Gráfico 89 - Género .................................................................................................. 182 Gráfico 90 - Relação com o educando....................................................................... 183 Gráfico 91 - Cantril - Satisfação com a vida (do EE)................................................. 184 Gráfico 92 - Cantril - Satisfação com a vida (do Educando) ...................................... 185

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC i Sumário Executivo Enquadramento do estudo do OSPBE/DGEEC O Observatório da Saúde Psicológica e do Bem-Estar (OSPBE), criado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, através da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), e coordenado pela Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, visa monitorizar indicadores de saúde psicológica e bem-estar nas escolas portuguesas para desenvolver propostas de intervenção ajustadas às necessidades que forem sendo identificadas e respetiva implementação e avaliação. O primeiro estudo do OSPBE/DGEEC, concluído em 2022, analisou a saúde psicológica e bem-estar de alunos da educação pré-escolar (5 anos) ao 12.º ano de escolaridade e dos seus docentes. Os resultados mostraram que alunos mais velhos e do género feminino e os docentes do género feminino com mais idade e mais anos de serviço enfrentavam maiores desafios. Para os alunos, relevaram-se como fatores protetores, a robustez de competências socioemocionais, um estilo de vida saudável, incluindo a prática de atividade física, a qualidade do sono e o uso moderado de ecrãs. Para os docentes, salientou-se a importância da comunicação e do apoio entre colegas e a qualidade da liderança da escola, enquanto fatores protetores. Na sequência deste estudo inicial realizaram-se estudos de caso em agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas participantes. Os resultados reafirmaram a necessidade de intervenções, tais como a ligação escola-comunidade, estratégias de intervenção precoce, fortalecimento das relações professor-aluno, capacitação parental, integração da aprendizagem socioemocional, a importância da participação ativa dos alunos e a importância de um sistema nacional de monitorização (como o OSPBE/DGEEC) sugerindo que esta monitorização se deveria alargar a todos os agentes do ecossistema escolar. Um estudo complementar com agrupamentos de escolas/escolas

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC ii não agrupadas voluntárias concluiu que, embora a saúde psicológica fosse valorizada, existia um défice de ações eficazes, articuladas e com potencial transformador. Este estudo resultou em recomendações centradas na prevenção e ação transformadora, recomendações estas que foram em grande medida implementadas. As recomendações centraram-se na promoção de ações formativas ativas e transformativas, incluindo todos os agentes do Ecossistema Escolar, e numa maior articulação entre agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, serviços de saúde e comunidade/ autarquias. O que foi feito em 2024? O segundo estudo do OSPBE/DGEEC decorreu em 2024. Foram utilizados oito tipos de questionários: (i) educação pré-escolar, 1.º e 2.º anos de escolaridade (tendo os professores e educadores respetivos como fonte de informação); (ii) 3.º e 4.º anos de escolaridade; (iii) 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário; (iv) docentes (professores/educadores); (v) professores com cargos de direção/coordenação/gestão; (vi) psicólogos; (vii) assistentes operacionais, administrativos e outros técnicos de saúde e educação; (viii) encarregados de educação. Quem Participou? Alunos Os participantes, de abrangência nacional, pertenciam aos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas de Portugal Continental, sorteados por NUTS III (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos) e que se disponibilizaram a participar no Estudo sobre a Saúde Psicológica e Bem-Estar. No total foram consideradas 6112 respostas de alunos: 1) 1802 são de alunos que pertencem à educação pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico (1.º e 2.º anos), 50,2% do género masculino, com idade modal de 6 anos;

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC iii 2) 1227 são de alunos que pertencem ao 1.º ciclo do ensino básico (3.º e 4.º anos), 50,4% do género masculino, com idade modal de 8 anos; 3) 3083 são de alunos que pertencem ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ao ensino secundário, do género feminino (50,5%), com uma média de idades de 13,6 anos. Quanto à região de residência, os participantes distribuíram-se por todo o país: 35,5% dos alunos reside na região Norte, 25,2% no Centro, 19,4% na região de Lisboa e Vale do Tejo e Oeste e 20,9% na região Sul. Adultos no Ecossistema escolar Os adultos do Ecossistema Escolar, participantes neste estudo, constituíram uma amostra de conveniência, recolhida nos agrupamentos de educação/escolas não agrupadas de Portugal Continental, sorteados por NUTS III para a recolha entre alunos, e que se disponibilizaram a participar. Participaram: 1) 380 docentes maioritariamente do género feminino (75,5%), com idades compreendidas entre os 28 e 66 anos (51,1 anos); 2) 53 psicólogos, maioritariamente do género feminino (88,7%) entre os 23 e os 61 anos (42,6 anos); 3) 118 assistentes operacionais, administrativos e outros técnicos de saúde e educação, maioritariamente do género feminino (92,4%), entre os 24 e os 65 anos (49,1); 4) 94 docentes com cargos de direção, gestão ou coordenação, maioritariamente do género feminino (62,8%), entre os 38 e os 65 anos (53,3 anos); e 5) 347 encarregados de educação, maioritariamente do género feminino (81,3%), com idades compreendidas entre os 18 e os 70 anos (39,5 anos).

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==