Projeto Em Defesa do Oceano

Projeto Em Defesa do Oceano Julho 2024 Contributos para a Literacia do Oceano Apoio Institucional Autoria Publicação Parceiros Institucionais

FICHA TÉCNICA TÍTULO Projeto Em Defesa do Oceano: Contributos para a Literacia do Oceano AUTORIA #EstudoEmCasa Apoia EDIÇÃO | GRAFISMO #EstudoEmCasa Apoia PUBLICAÇÃO Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência DATA Julho 2024

ÍNDICE Introdução 06 Preâmbulo 09 Um mergulho pelo Oceano 12 A ciência pelo Oceano 14 À pesca da sustentabilidade 16 Navegar pelo turismo responsável 18 Ao leme das energias 20 Agir pelo Oceano 24 Remar pela redução de resíduos 26 Ciclo webinários 21|22 Um Oceano espécies 30 Um Oceano profundo 32 Um Oceano por descobrir 34 Um Oceano de aventura 38 Um Oceano limpo e sem lixo 40 Um Oceano em transformação, 9 ilhas, 1 Geoparque 42 Um Oceano a conservar, a Ria Formosa 44 Um Oceano que nos alimenta 46 Ciclo webinários 22|23 As raias e os tubarões em defesa do Oceano 50 Dessalinização da água do mar: uma solução possível? 52 O mar é uma loja de ideias 54 O que é (afinal) Economia Circular? 56 As moléculas marinhas no nosso dia a dia 58 Ciclo webinários 23|24 Atividade: Role play 62 Parceiros 74 Kit década do Oceano | 10 Desafios 1 Oceano 68 Podcasts Segredos do Oceano 68 Projetos de escolas 69 #EEC@ Talk 69 Outros recursos 69 RED | Recursos Educativos Digitais Galeria 80

“We are in reach of a whole new relationship with the ocean, a wiser, more sustainable relationship. The choice lies with us.” Sir David Attenborough

©Ocean Image Bank | Bem Jones

Introdução 6 As Nações Unidas decretaram 2021|2030 como a Década do Oceano, com a missão de encontrar, através das ciências oceânicas, soluções transformadoras para o desenvolvimento sustentável, ligando a humanidade ao oceano. Tendo como mote a "A Ciência que precisamos para o Oceano que queremos", esta é uma oportunidade única que devemos abraçar para todos agirmos em prol de um futuro equitativo e sustentável para o planeta. Sabemos hoje que para conservar o oceano é preciso conhecê-lo, na sua biodiversidade, morfologia, interação com o clima e também perceber o impacto da ação humana, seja ela direta ou indireta. Percebemos também que conhecer e compreender o oceano requer uma articulação entre as diferentes áreas do currículo escolar: Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Exatas e Experimentais, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Expressões e Línguas e Comunicação e foi sob essa premissa que desenvolvemos o conjunto de Recursos Educativos Digitais (RED) que estão disponíveis na plataforma #EstudoEmCasa Apoia, do Ministério da Educação. Este ebook pretende ser, por isso mesmo, um contributo para a Literacia do Oceano, com a divulgação de conteúdos educativos digitais desenvolvidos no âmbito do projeto “Em defesa do Oceano”, criado pelo #EstudoEmCasa Apoia. Desde janeiro de 2022 que se juntaram a nós vários especialistas, alunos moderadores, escolas e público em geral de território nacional e internacional. Embarcámos, em conjunto, neste objetivo comum de agirmos e contribuirmos para a conservação do Oceano. Os conteúdos apresentados incluem vinte webinários, uma atividade de Role play, o kit "10 desafios 1 oceano", vários podcasts, webcasts, projetos de escolas, entre muitos outros recursos. A atividade de role play tem como objetivo promover uma cidadania crítica e participativa. Cada um de nós é uma peça chave na “defesa do Oceano”, independentemente do papel que assume ou do setor que representa, seja ele da indústria, da pesca, do turismo, da ciência, da política, da comunicação, das artes, da defesa, entre muitos outros.

7 Estes contributos podem ser encontrados em “Contributos para a promoção da Literacia do Oceano: webinários do projeto “Emdefesa do Oceano” (Elias, F. e Neto, E., 2024)”. A diversidade de temas e de oradores é fundamental na planificação de cada ciclo de webinários, de modo a assegurar o desenvolvimento da literacia do oceano nas suas várias vertentes. E porque a arte e a ciência se tocam, em alguns webinários nasceu um doodle, que procura ilustrar o que de mais importante foi debatido nessa sessão. Quisemos, também, registar em palavras a perceção dos participantes sobre estes webinários, pedindo a sua participação para a construção de uma nuvem de palavras. Destacamos as nossas conversas com “pessoas do Mar”, em formato de talks e webcast, recolhendo o testemunho de quem diariamente trabalha com o oceano. Igualmente, é nossa preocupação que todas as aprendizagens possam estar associadas aos 10 Desafios da Década do Oceano, numa parceria com o Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI/UNESCO) e o Comité Nacional para a Década do Oceano (CNDO). Alguns conteúdos incluem a interpretação em Língua Gestual Portuguesa enquanto outros estão disponíveis em formato áudio, tornando-os, deste modo, mais inclusivos. Como produtos de aprendizagem partilhamos Projetos de Escolas, muitos dos quais desenvolvidos no âmbito do programa Escola Azul. Estes projetos são contributos importantes para aumentar o conhecimento sobre o oceano, mas também uma fonte de inspiração para alunos, comunidades escolares e autarquias. Com todos os testemunhos e Recursos Educativos Digitais (RED) que aqui partilhamos, só podemos estar agradecidos pela motivação e empenho demonstrados por parte de todos os que connosco colaboraram, para levar a bom porto esta missão coletiva de educar para o futuro “EmDefesa doOceano”.

Luís Menezes Pinheiro Coordenador do Comité Nacional para a Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável | 2021-2030 Presidente do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental | COI/UNESCO Professor Associado da Universidade de Aveiro Investigador integrado do CESAM Presidente do Comité de Geociências Marinhas da Comissão de Ciência do Mediterrâneo | CIESM Mónaco

Este livro eletrónico sobre o Projeto “Em Defesa do Oceano – Contributos para a Literacia do Oceano”, da autoria do #EstudoEmCasa Apoia, ilustra bem o trabalho notável desenvolvido desde 2022 por esta excelente equipa de professores, no sentido da informação, educação e consciencialização, em particular das gerações mais jovens, sobre a importância do Oceano na vida na Terra e na sua sustentabilidade. Consiste numa série de webinários, atividades e recursos educativos digitais desenvolvidos para os vários níveis de escolaridade, que tratam os mais diversos temas ligados ao Oceano com uma linguagem simples e rigorosa, num quadro alinhado com os 10 desafios da Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para ao Desenvolvimento Sustentável 20212030. A série de webinários, conta com a participação de um elevado número de especialistas e representantes dos mais diversos sectores nacionais ligados ao Oceano, desde a ciência e atividades económicas até às atividades náuticas e ao turismo. Transmite assim uma visão muito completa sobre o conhecimento atual do Oceano, desde os seus ecossis- -temas e biodiversidade marinha, até à interação Oceano-clima, os impactos antropogénicos no meio marinho, os recursos marinhos e a economia azul e a relação emocional dos seres humanos com o Oceano. Salienta ainda o papel que todos devemos desempenhar ativamente na sua proteção. De louvar a preocupação desta iniciativa com a inclusão, nomeadamente através da disponibilização de conteúdos acessíveis para todos e de interpretação em língua gestual portuguesa. A série de atividades propostas e os modelos de autoavaliação permitem aos estudantes verificarem se compreenderam devidamente e assimilaram os conhecimentos propostos. Encoraja ainda os alunos à partilha da sua aprendizagem com familiares e amigos, o que consideramos da maior importância. Trata-se assim de um excelente contributo para a formação das gerações mais jovens e para a sua consciencialização sobre a importância do Oceano e da sua proteção. O Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (IOC/UNESCO) e o Comité Nacional para a Década do Oceano têm o maior orgulho em colaborarem e serem parceiros desta iniciativa. Preâmbulo 9

Ciclo webinários 21|22 ©Ocean Image Bank | Hannes Klostermann

Um mergulho pelo Oceano # Data 12 de janeiro 2022 # Orador Nuno Vitorino SURFaddict # Moderadora Maria Neto |Equipa #EstudoEmCasa Apoia # Ver Webinário 1 «Oceano é igual a Amor» «A nossa casa tem futuro» «Praias sem barreiras» «Acessibilidade» «150.000.000 toneladas de lixo» #Para mim, o Oceano é... #AMOR Nuno Vitorino Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente 12

A ciência pelo Oceano # Data 26 de janeiro 2022 # Oradores Tomás Santos Oceanário de Lisboa Vera Sequeira MARE | Centro de Ciências do Mar e do Ambiente # Moderadores Madalena Frade | Aluna do AE Monte da Lua, Sintra Isabel Freitas |Aluna da ES Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia # Ver Webinário 2 «Só temos um Oceano» «Salvar os cavalos marinhos» «Conservação» «Pesca sustentável» «Conhecer para proteger» «Ciências do mar» «Biodiversidade» «Áreas marinhas protegidas» Para mim, o Oceano é... #VIDA Tomás Santos e Vera Sequeira Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente 14

À pesca da sustentabilidade # Data 2 de fevereiro 2022 # Oradores Carla Tabaio Docapesca|Portos e Lotas, S.A. Vasco Ferreira Projeto E-Redes # Moderadores João Ribeiro |Aluno do AE Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis Inês Oliveira |Aluna do AE Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis # Ver Webinário 3 «Quotas de pesca» «Redes fantasma» «Pesca sem lixo» «Pesca sustentável» «Pesca artesanal» Para mim, o Oceano é... #VIDA Vasco Ferreira Para mim, o Oceano é... #MUNDO Carla Tabaio Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente 16

Navegar pelo turismo responsável # Data 16 de fevereiro 2022 # Oradoras Elisabete Mesquita Associação Portuguesa de Ecoturismo Gisela Dionísio Naturalist | Ciência & Turismo # Moderadores Maria Dias |Aluna do AE Monte da Lua, Sintra Mariana Gomes |Aluna do AE Monte da Lua, Sintra # Ver Webinário 4 «Faial» «Pegada ecológica» «Debris Tracker» «Turismo sustentável» «Conhecer para proteger» «Ciclo das águas» «Tartarugas de Cabo Verde» «Ciência e turismo» Para mim, o Oceano é... #ECOSSISTEMA Gisela Dionísio Para mim, o Oceano é... #ECOCOMPLEXO Elisabete Mesquita Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente 18

Ao leme das energias # Data 9 de março 2022 # Oradoras Maria Loureiro Universidade Chalmers Cristina Camus Instituto Superior de Engenharia de Lisboa # Moderadores David Gomes |Aluno da Escola Profissional Mariana Seixas, Castro Daire Francisco Duarte |Aluno da Escola Profissional Mariana Seixas, Castro Daire # Ver Webinario 5 «Alterações climáticas» «Energias renováveis» «Energia das ondas» «Eólicas offshore» «Neutralidade carbónica» «Crise energética» «Mobilidade sustentável» Para mim, o Oceano é... #IMENSO Cristina Camus Para mim, o Oceano é... #ESPERANÇA Maria Loureiro Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente 20

©Ocean Image Bank | The Ocean Agency

©Ocean Image Bank | The Ocean Agency

Agir pelo Oceano # Data 30 de março 2022 # Oradoras Cátia Nunes Associação Natureza Portugal|WWF Rita Sá Associação Natureza Portugal|WWF # Moderadores Daniel Sousa |Aluno do AE D. Dinis, Loulé Joana Dan |Aluna do AE D. Dinis, Loulé # Ver Webinário 6 «Alterações climáticas» «Aquecimento global» «Habitats em risco» «Pradarias marinhas» «Educação ambiental» «Refugiados climáticos» «Subida das águas do mar» Para mim, o Oceano é... #PARTILHA Rita Sá Para mim, o Oceano é... #UNIÃO Cátia Nunes Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente 24

Remar pela redução de resíduos # Data 20 de abril 2022 # Oradores Sandra Rodrigues Lipor|Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto Paula Sobral APLM|Associação Portuguesa do Lixo Marinho # Moderadores Simão Santos |Aluno do AE Frei Gonçalo de Azevedo, Cascais Bianca Andrade |Aluna do AE Frei Gonçalo de Azevedo, Cascais # Ver Webinário 7 «Economia circular» «Reciclagem» «Reutilização» «Recuperação» «Redução de resíduos» «Separação de resíduos» «Microplásticos» «Contaminação alimentar» «Cadeias alimentares» «Educação ambiental» Para mim, o Oceano é... #LIBERDADE Paula Sobral Para mim, o Oceano é... #VIDA Sandra Rodrigues Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente 26

Ciclo webinários 22|23 ©Ocean Image Bank | Jett Britnell

Um Oceano de espécies # Data 30 de novembro 2022 # Oradora Mónica Albuquerque EMEPC | Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental # Moderadores João Monteiro |Aluno do AE de Carcavelos, Cascais Rita Silva |Aluna do AE de Carcavelos, Cascais # Ver webinário 8 O primeiro passo para travar a perda de biodiversidade é tomar consciência da sua importância, é percebermos todos a íntima relação que temos com essa biodiversidade. Temos de proteger o oceano porque precisamos de nos proteger! Nós podemos fazer muita diferença, cada um de nós é uma gotinha e todos juntos somos um oceano. #Para mim, o Oceano é... #DESCOBERTA Mónica Albuquerque Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente “ ” 30

31

Um Oceano profundo # Data 10 de janeiro 2023 # Orador Pedro Madureira EMEPC | Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental # Moderadores Gonçalo Da Rosa |Aluno do AE Gabriel Pereira, Évora Isabella Paim |Aluna do AE Gabriel Pereira, Évora # Ver webinário 9 Não existe a vida que nós temos sem minas, e não existem minas sem impactos. O impacto vai sempre existir. O que temos de pensar, na exploração dos recursos minerais, é se o impacto é aceitável ou se não é aceitável. Depois, comparar os diferentes tipos de impactos com as diferentes alternativas que temos e tomar uma decisão informada. #Para mim, o Oceano é... #AZUL Pedro Madureira Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente “ ” 32

33

Um Oceano por descobrir # Data 30 de janeiro 2023 # Orador Luís Menezes Pinheiro CESAM | Centro de Estudos do Ambiente e Mar, Universidade de Aveiro CP-COI | Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental # Moderadores Bianca Andrade |Aluna do AE Frei Gonçalo de Azevedo, Cascais Simão Santos |Aluno do AE Frei Gonçalo de Azevedo, Cascais # Ver webinário 10 É maravilhoso descer a 4 000 metros de profundidade, a um sítio onde nunca ninguém esteve, onde existem ambientes sem luz, onde vivem animais com bioluminescência… É uma sensação fora de série! É uma das coisas melhores que fiz na minha vida e espero que muitos de vós o venham a fazer. #Para mim, o Oceano é... #VIDA Luís Menezes Pinheiro Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente “ ” 34

35

©Ocean Image Bank | The Ocean Agency

Um oceano de aventura # Data 15 de fevereiro 2023 # Orador Francisco Lufinha Explorador # Moderadores Eva Lucena |Aluna do AE de Vialonga, Vila Franca de Xira Inês Canto |Aluna do AE de Vialonga, Vila Franca de Xira # Ver webinário No mar, é tudo fascinante: desde um simples pôr do sol com umas nuvens gigantes e escuras de chuva e trovoada, até uma tartaruga, peixesvoadores... Há todo um mundo fascinante no oceano. E como é que tudo isto funciona para nos dar vida? É muito curioso! E isso fascina-me. Uma mensagem importante que gostava de vos deixar: é preciso largar, acreditar e adaptar. #Para mim, o Oceano é... #VIDA Francisco Lufinha Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente 11 “ ” 38

39

Um Oceano limpo e sem lixo # Data 22 de março 2023 # Oradoras Cláudia Moreira e Filipa Bessa ARNET | Rede de Investigação Aquática MARE | Centro de Ciências do Mar e do Ambiente DCV | Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra # Moderadores Ana Vieira | Aluna do AE da Zona Urbana da Figueira da Foz, Figueira da Foz Constança Rodrigues | Aluna do AE da Zona Urbana da Figueira da Foz, Figueira da Foz # Ver webinário O mar acaba por ser o depósito final de muito do plástico. Se quisermos reduzir a quantidade de plástico no mar, temos de reduzir a nossa utilização de plásticos. Podemos reutilizar, mas podemos fazer muito mais: podemos reparar objetos estragados e podemos recusar mais plástico. #Para mim, o Oceano é... #PAIXÃO Claúdia Moreira Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente #Para mim, o Oceano é... #VIDA Filipa Bessa 12 “ ” 40

41

Um Oceano em transformação: 9 ilhas, 1 Geoparque # Data 24 de abril 2023 # Oradora Salomé Meneses Açores Geoparque Mundial (UNESCO) # Moderadores Frederico Afonso |Aluno do AE Ferreira de Castro, Sintra Inês Amaral |Aluna da Escola Profissional de Campanhã, Porto # Ver webinário Os Açores são ilhas geologicamente recentes com uma história dominada pelo vulcanismo. São nove ilhas de vulcões com reflexo evidente nas paisagens, nos recursos e nas gentes que aqui habitam. #Para mim, o Oceano é... #CASA Salomé Meneses Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente 13 “ ” 42

43

Um Oceano a conservar: a ria Formosa # Data 27 de abril 2023 # Orador Filipe Pereira CCMAR | Centro de Ciências do Mar, Universidade do Algarve # Moderadores Isabel Brito |Aluna do AE D. Afonso III, Faro Luna Zampini |Aluna do AE D. Afonso III, Faro # Ver webinário Para que as medidas de conservação de cavalos-marinhos sejam bem- -sucedidas, é essencial aprofundar o conhecimento sobre as espécies e sobre as suas interações com o meio onde habitam. Para conservar uma espécie, não nos podemos focar apenas nessa espécie, temos de ter em conta o equilíbrio de todo o ecossistema. #Para mim, o Oceano é... #DIVERSO Filipe Pereira Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente 14 “ ” 44

45

Um Oceano que nos alimenta # Data 10 de maio 2023 # Oradoras Carla Tabaio Docapesca Portos e Lotas S.A. Cátia Nunes ANP | Associação Natureza Portugal / WWF # Moderadores Salvador Valente |Aluno do AE Anselmo de Andrade, Almada Maria Rita |Aluna do AE Anselmo de Andrade, Almada # Ver webinário O oceano e os recursos que lá existem são de todos. Um oceano saudável significa a nossa saúde, a nossa subsistência e a nossa sobrevivência. Se capturarmos mais pescado do que o que existe, significa que o oceano e as populações marinhas vão entrar em desequilíbrio e vão colapsar. É possível ter pesca sustentável e responsável e fazer melhores escolhas. #Para mim, o Oceano é... #VIDA Carla Tabaio Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente #Para mim, o Oceano é... #UNIÃO Cátia Nunes 15 “ ” 46

47

Ciclo webinários 23|24 ©Ocean Image Bank |Jayne Jenkins

As raias e os tubarões na defesa do oceano # Data 24 de outubro 2023 # Orador Fernando Reis Shark Educational Institute | SEI-Portugal # Moderadores Catarina Duarte | Aluna do AE de Paço de Arcos, Oeiras Inês Marques | Aluna do AE de Paço de Arcos, Oeiras Théa Silva | Aluna do AE de Paço de Arcos, Oeiras # Ver webinário Ao evoluírem 450 milhões de anos, os tubarões e as raias acabam por ser os grandes arquitetos de toda a vida marinha tal como a conhecemos hoje. #Para mim, o Oceano é... #VIDA Fernando Reis Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente 16 “ ” 50

©Ocean Image Bank | Jett Britnell

Dessalinização da água do mar uma solução possível # Data 16 de novembro 2023 # Oradora Sofia Domingues Hidroval # Moderadores Carolina Afonso | Aluna da ES Camilo Castelo Branco, V. Nova de Famalicão Inês Costa | Aluna da ES Camilo Castelo Branco, V. Nova de Famalicão # Ver webinário Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente 17 52 #Para mim, o Oceano é... #VIDA Sofia Domingues ” “ Para o futuro, creio que uma das questões mais relevantes consiste em colocar na balança, por um lado, o desenvolvimento e a tecnologia e, por outro, o comportamento humano.

©#EstudoEmCasa Apoia

O mar é uma loja de ideias # Data 23 de janeiro 2024 # Oradora Romana Santos FCUL | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa MARE | Centro de Ciências do Mar e do Ambiente ARNET | Rede de Investigação Aquática Projeto TWIN2PIPSA # Moderadores Madalena Domingos |Aluna do Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia, Casa Pia de Lisboa, Lisboa Isabel Domingos |Aluna do Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia, Casa Pia de Lisboa, Lisboa # Ver webinário Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente 18 54 #Para mim, o Oceano é... #INSPIRAÇÃO Romanda Santos ” “ Podemos olhar para a natureza, para o mar, como um catálogo de produtos que beneficiaram de 3,8 mil milhões de anos de investigação e desenvolvimento.

©Ocean Image Bank | Beth Watson

O que é afinal Economia Circular # Data 20 de março 2024 # Oradora Sónia Ell Projeto quando + 1 é = - 1 ® # Moderadores Luís Almeida |Aluno do AE de Vagos, Vagos Tomás Amaral |Aluno do AE de Vagos, Vagos # Ver webinário Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente 19 56 #Para mim, o Oceano é... #MISSÃO Sónia Ell ” “ Um princípio basilar na economia circular é o pensamento sistémico: pensar de onde as coisas vêm, onde vão parar e o percurso que fazem, entretanto. (…) Não é o que fazemos, mas como fazemos... Não é o que pensamos, mas como pensamos...

©quando 1+1 é = -1

As moléculas no nosso dia a dia # Data 09 de abril 2024 # Oradora Romana Santos FCUL | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa MARE | Centro de Ciências do Mar e do Ambiente ARNET | Rede de Investigação Aquática Projeto TWIN2PIPSA # Moderadores Catarina Freitas | Aluna da ES Francisco Franco, Funchal João Oliveira | Aluno da ES Francisco Franco, Funchal # Ver webinário Uma imagem com logótipo, símbolo, Gráficos, Tipo de letra Descrição gerada automaticamente 20 58 #Para mim, o Oceano é... #POTENCIAL Romana Santos ” “ Há vários tipos de organismos, desde micro-organismos, microalgas e macro-organismos que podem ter moléculas muito úteis para o nosso dia a dia. É importante que qualquer produto que seja desenvolvido na biotecnologia azul deva ter a preocupação de ser sustentável para não criar um novo problema ao planeta.

©#EstudoEmCasa Apoia

Atividade - Role play ©Ocean Image Bank | The Ocean Agency

Atividade: Role play O resultado desta partilha de conhecimento pode agora fazer parte de um desafio que lançamos às escolas. # Como metodologia de ensino Permite o desenvolvimento de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Paralelamente, a atividade de role play ou “jogo de interpretação de papéis” permite ao aluno desempenhar um papel específico, argumentando com base nos conhecimentos que adquirir, através de pesquisa, acerca de um determinado assunto. Alguns autores classificam esta metodologia como uma atividade de discussão, pois foca-se numa questão e inicia-se com diferentes pontos de vista das personagens. Ao longo da discussão, os alunos apresentam argumentos que justifiquem o ponto de vista da sua personagem, analisam a posição das restantes personagens e contra-argumentam. Espera-se que, no final da discussão, exista um consenso construído ao longo da mesma, que resulte da participação dos intervenientes e seja aceite e partilhado por todos. Difere do que acontece num debate, que geralmente deriva de ideias pré-concebidas e não passa de um confronto entre as mesmas. 62

# Raciocínio e resolução de problemas # Relacionamento interpessoal # Informação e comunicação # Desenvolvimento pessoal e autonomia # Pensamentos crítico e criativo # Linguagens e textos # Saber científico, técnico e tecnológico # Reflexão e autoavaliação dos alunos No final, os alunos deverão refletir sobre o desenvolvimento desta atividade e/ou autoavaliar o seu desempenho, respondendo, por exemplo, às questões: • De que etapa da atividade mais gostaram e porquê? • Que dificuldades sentiram? • Que estratégias utilizaram para superar as dificuldades? • Como funcionou o trabalho em grupo? • O que poderá ser melhorado? ©Ocean Image Bank | Stefan Andrews 63

Atividade: Role play O resultado desta partilha de conhecimento faz parte de um desafio que lançamos às escolas. # Como desenvolver a atividade Cada turma, dividida em sete grupos, deve organizar uma discussão coletiva (role play) sobre o tema“EmDefesa doOceano”. Esta é uma atividade flexível que o professor pode ajustar de acordo com a faixa etária dos alunos e com o tempo de desenvolvimento pretendido. A cada grupo cabe a preparação de um dos papéis aqui apresentados, mas outros poderão ser também adotados. No final, deve ser elaborado um documento com a síntese da discussão, onde fiquem registadas as propostas de ação de cada grupo. # salientar a importância das modalidades desportivas na economia e na saúde # sensibilizar através do desporto… Desporto # mais informação aqui 64

# expor as vantagens da valorização dos resíduos # explicar a importância… Tratamento de resíduos e indústria # prestar informação científica sobre a importância do Oceano # fazer uma recomendação… Ciência # salientar a importância do Oceano para o turismo # apresentar exemplos de boas práticas… Turismo # expor as medidas tomadas e as que se pretendem implementar no sentido de minimizar o impacto desta atividade # salientar a importância… Pescas # salientar as vantagens e desvantagens das energias renováveis e não renováveis # apresentar as medidas tomadas… Energia e transportes # explicar o impacto das atividades humanas nos ecossistemas marinhos # dar sugestões sobre atitudes a adotar… Ambiente ©Ocean Image Bank | Stefan Andrews 65

RED | Recursos Educativos Digitais ©Ocean Image Bank | Gregory Piper

RED | Recursos Educativos Digitais Desafio 1|Compreender e vencer a poluição marinha Desafio 2|Proteger e restaurar ecossistemas e biodiversidade Desafio 3|Alimentar de forma sustentável a população global Desafio 4|Desenvolver uma economia oceânica sustentável e equitativa Desafio 5|Desbloquear soluções baseadas no oceano para as alterações climáticas Desafio 6|Aumentar a resiliência da comunidade aos riscos oceânicos Desafio 7|Expandir o Sistema Global de Observação do Oceano Desafio 8|Criar uma representação digital do oceano Desafio 9|Competências, conhecimentos e tecnologia para todos Desafio 10|Mudar a relação da humanidade com o oceano Kit Década do Oceano 10 Desafios 1 Oceano Podcast Segredos do Oceano 68 Patrícia Conceição | EMEPC | Episódio 1 Bernardo Mata | Escola Azul | Episódio 2 Andreia Afonso | EMEPC | Episódio 3 Sofia Domingues | Hidroval | Episódio 4 Vera Sequeira | FCUL/MARE | Episódio 5 Rita Alves | Liga para a Proteção da Natureza | Episódio 6 Eugénia Alves | Museu do Mar Rei D. Carlos | Episódio 7 Maria J. Cruz | Observatório do Mar dos Açores | Episódio 8 José Xavier | Universidade Coimbra | Episódio 9 Joana Oliveira | ANP/WWF | Episódio 10 Ana Henriques | ANP/WWF | Episódio 11 Isabel Mendes | CIMA/UAlg| Episódio 12

Mulheres do Mar Nas coordenadas da ciência polar Do Oceano à Floresta - Um Património a Preservar #EEC@ Talk Projetos de Escolas Outros recursos Entrevista a xicogaivota Na peixaria da D. Maria Áreas marinhas protegidas Dia Mundial dos Oceanos Microplásticos à lupa O que é um agueiro? Micróbios marinhos | Bioluminescência Como medimos o Oceano? Subida do nível do mar O que é o carbono azul? Resíduos, para onde vão? 69 Projeto “Pensar Azul” Projeto "bIN, Be part of the solution!" Projetos “Este Mar” e “Somos Mar” Projeto “Escolha Fish" Projeto “A nossa missão” Projetos de Biotecnologia e Proteção do meio marinho "Aquamaris" Workshops Projeto “Portugal e a sua plataforma continental” ©Ocean Image Bank | Umeed Mistry

©Ocean Image Bank | The Ocean Agency

Parceiros ©Ocean Image Bank | Ron Watkins

Parceiros 74 Os nossos principais parceiros são as escolas e os agrupamentos de escolas, pois contribuem como agentes facilitadores da organização e da dinamização de ações e de eventos que, posteriormente, se convertem em recursos. São disso exemplo os webinários realizados. Por outro lado, temos partilhado os projetos que as escolas têm vindo a desenvolver, em particular no âmbito do programa Escola Azul. Aliámo-nos à Escola Azul, um programa educativo do Ministério da Economia, para promover a Literacia do Oceano na comunidade escolar. Desta parceria resultaram vários webinários com oradores das ciências oceânicas e que contaram com a participação direta de agrupamentos de escolas espalhados pelo continente e ilhas. O apoio das autarquias tem sido decisivo no alargamento da divulgação da Literacia do Oceano, mas também como parceiros institucionais na realização dos seminários de cidadania ambiental. Com o COI-UNESCO e o CNDO (Comité Nacional para a Década do Oceano), estamos a trabalhar no desenvolvimento de contributos para a Literacia do Oceano, tendo como referência os objetivos da Década das Ciências Oceânicas para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

©Ocean Image Bank |Tracey Jennings 75

Parceiros Açores Geoparque Mundial, UNESCO ANP | Associação Natureza Portugal/WWF APLM | Associação Portuguesa do Lixo Marinho​ ARNET | Rede de Investigação Aquática Associação Portuguesa de Ecoturismo​ CCMAR | Centro de Ciências do Mar, Universidade do Algarve CESAM | Centro de Estudos do Ambiente e Mar, Universidade de Aveiro CP-COI| Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental DCV | Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra Docapesca | Portos e Lotas, S.A. EMEPC | Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental FCUL | Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Hidroval Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Lipor | Serviço Intermunicipalizadode Gestão de Resíduos do Grande Porto​ MARE | Centro de Ciências do Mar e do Ambiente​ Naturalist | Ciência & Turismo​ Oceanário de Lisboa​ Projeto E-Redes​ Projeto quando + 1 é = - 1® Projeto TWIN2PIPSA SEI | Shark Educational Institute-Portugal SURFaddict | Associação Portuguesa de Surf adaptado Universidade Chalmers Organizações 76

Agrupamento de Escolas de Alcanena, Alcanena Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Almada Agrupamento de Escolas de Carcavelos, Cascais Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Oliveira deAzeméis​ Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Sintra Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, Cascais Agrupamento de Escolas D. Afonso III, Faro Agrupamento de Escolas D. Dinis, Loulé Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, Évora Agrupamento de Escolas Monte da Lua, Sintra​ Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, Oeiras Agrupamento de Escolas de Vagos, Vagos Agrupamento de Escolas de Vialonga, Vila Franca da Xira Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz, Figueira da Foz Escola Secundária Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão Escola Secundária Francisco Franco, Funchal Escola Profissional de Campanhã, Porto Escola Profissional Mariana Seixas, CastroDaire​ Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia, Casa Pia de Lisboa, Lisboa Escolas Câmara Municipal de Alcanena Câmara Municipal de Cascais Câmara Municipal da Figueira da Foz Câmara Municipal de Rio Maior Câmara Municipal de Vila Franca de Xira Municípios 77

Galeria ©Ocean Image Bank | Jayne Jenkins

Galeria 80 Ao longo destes três anos de projeto Em Defesa do Oceano, tivemos a oportunidade de promover e dinamizar várias atividades em escolas e não só. Selecionámos algumas fotografias que capturam esses momentos inesquecíveis assim como a participação entusiasmada dos alunos. Evento “A criar gerações boa onda” Evento RISE UP Evento “A criar gerações boa onda” Evento “A criar gerações boa onda” Evento RISE UP Evento RISE UP

©Ocean Image Bank | Michiel Vos 81 Atividade “Histórias de uma areia” Atividade “ A peixaria da D. Maria Entrevista a xicogaivota Webinário“Um Oceano que nos alimenta” Talk“Mulheres do Mar” Webinário“Um Oceano de aventura” Webinário“Um Oceano a conservar, a Ria Formosa” 81

“We need to respect the oceans and take care of them as if our lives depended on it. Because they do.” Sylvia Earle

©Ocean Image Bank | GrantThomas

Julho 2024 Uma imagem com símbolo Descrição gerada automaticamente Uma imagem com círculo, Gráficos, Saturação de cores, design Descrição gerada automaticamente Uma imagem com círculo, Gráficos, símbolo, logótipo Descrição gerada automaticamente Uma imagem com círculo, logótipo, Gráficos, símbolo Descrição gerada automaticamente Uma imagem com círculo, Saturação de cores, Gráficos, candeeiro Descrição gerada automaticamente Uma imagem com logótipo, Gráficos, símbolo, círculo Descrição gerada automaticamente Uma imagem com logótipo, Gráficos, símbolo, círculo Descrição gerada automaticamente estudoemcasaapoia.dge.mec.pt

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==