Estudo Autónomo... Acredita és capaz! Percursos, Metas e Horizontes

Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 3 Índice INTRODUÇÃO ............................................................................................................................................................................ 7 PREÂMBULO ........................................................................................................................................................................... 11 PERCURSOS ............................................................................................................................................................................. 13 Contributos para a promoção da literacia do Oceano: webinários do projeto “Em defesa do Oceano” ................................. 17 Apoio ao estudo no 1.º ciclo com recursos educativos digitais da plataforma #EEC@ .......................................................... 35 Construção de conteúdos da componente tecnológica dos cursos profissionais: a voz dos alunos ....................................... 49 Inline, online e offline ........................................................................................................................................................ 63 A microlearning approach by the #EEC@ project* .............................................................................................................. 83 Learning with #EEC@ project: the case of algebra and blended learning ............................................................................. 91 Challenges developing mathematics curriculum in lessons to TV broadcasting and online platforms: the Portuguese case study*................................................................................................................................................................................ 97 Aprendizagem ativa: explorando a plataforma #EEC@ ...................................................................................................... 107 Formação continua de professores de Filosofia................................................................................................................. 121 Aprendizagem através da plataforma #EEC@: uma experiência com MOOC ...................................................................... 129 #EEC@: Aprendizagens em História com Recursos Digitais ................................................................................................ 139 Escape Room: experiências de aprendizagem numa escola TEIP ........................................................................................ 153 Inovação e mudança: o papel dos RED. Exemplo com uma peça de Gil Vicente ................................................................. 167 Aprender Francês com a plataforma #EEC@: relato da utilização de RED numa escola TEIP ............................................... 195 Aprender Espanhol com a plataforma #EEC@: a voz dos alunos e dos professores ............................................................ 199 Aprender Alemão com a plataforma #EEC@: potencialidades e barreiras.......................................................................... 221 METAS ................................................................................................................................................................................... 235 Outputs do projeto #EEC@ .................................................................................................................................................... 239 Conteúdos ....................................................................................................................................................................... 239 Interações ........................................................................................................................................................................ 240 Parcerias .......................................................................................................................................................................... 241 Portefólio: seleção de conteúdos educativos digitais .............................................................................................................. 247 Cidadania e Desenvolvimento .......................................................................................................................................... 247 Orientação para o Trabalho Autónomo ............................................................................................................................. 248 Artes e Expressões ........................................................................................................................................................... 249 Ciências Exatas e Experimentais ....................................................................................................................................... 250 Ciências Sociais e Humanas .............................................................................................................................................. 251 Línguas e Comunicação .................................................................................................................................................... 252 HORIZONTES ......................................................................................................................................................................... 257

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==