Autoria Publicação Estudo Autónomo… PERCURSOS, METAS E HORIZONTES 3 anos do Projeto #EstudoEmCasa Apoia Acredita és capaz!
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Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 3 Índice INTRODUÇÃO ............................................................................................................................................................................ 7 PREÂMBULO ........................................................................................................................................................................... 11 PERCURSOS ............................................................................................................................................................................. 13 Contributos para a promoção da literacia do Oceano: webinários do projeto “Em defesa do Oceano” ................................. 17 Apoio ao estudo no 1.º ciclo com recursos educativos digitais da plataforma #EEC@ .......................................................... 35 Construção de conteúdos da componente tecnológica dos cursos profissionais: a voz dos alunos ....................................... 49 Inline, online e offline ........................................................................................................................................................ 63 A microlearning approach by the #EEC@ project* .............................................................................................................. 83 Learning with #EEC@ project: the case of algebra and blended learning ............................................................................. 91 Challenges developing mathematics curriculum in lessons to TV broadcasting and online platforms: the Portuguese case study*................................................................................................................................................................................ 97 Aprendizagem ativa: explorando a plataforma #EEC@ ...................................................................................................... 107 Formação continua de professores de Filosofia................................................................................................................. 121 Aprendizagem através da plataforma #EEC@: uma experiência com MOOC ...................................................................... 129 #EEC@: Aprendizagens em História com Recursos Digitais ................................................................................................ 139 Escape Room: experiências de aprendizagem numa escola TEIP ........................................................................................ 153 Inovação e mudança: o papel dos RED. Exemplo com uma peça de Gil Vicente ................................................................. 167 Aprender Francês com a plataforma #EEC@: relato da utilização de RED numa escola TEIP ............................................... 195 Aprender Espanhol com a plataforma #EEC@: a voz dos alunos e dos professores ............................................................ 199 Aprender Alemão com a plataforma #EEC@: potencialidades e barreiras.......................................................................... 221 METAS ................................................................................................................................................................................... 235 Outputs do projeto #EEC@ .................................................................................................................................................... 239 Conteúdos ....................................................................................................................................................................... 239 Interações ........................................................................................................................................................................ 240 Parcerias .......................................................................................................................................................................... 241 Portefólio: seleção de conteúdos educativos digitais .............................................................................................................. 247 Cidadania e Desenvolvimento .......................................................................................................................................... 247 Orientação para o Trabalho Autónomo ............................................................................................................................. 248 Artes e Expressões ........................................................................................................................................................... 249 Ciências Exatas e Experimentais ....................................................................................................................................... 250 Ciências Sociais e Humanas .............................................................................................................................................. 251 Línguas e Comunicação .................................................................................................................................................... 252 HORIZONTES ......................................................................................................................................................................... 257
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Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 6 Equipa do Projeto #EstudoEmCasa Apoia 23|24 Ângela Cristina Lourenço Fernandes | Catarina Teixeira Silva (ILGP) | Cláudia Maria Canha Nunes Johnen Torres (coordenadora) | Fábio Rui Luís (Multimédia) | Florbela Elias | Isaura Carvalho | Joana Margarida Gonçalves | Luísa Maria Vital Lázaro | Maria João Covas | Maria Palmira Paiva | María Rubio Ruiz | Marlene Sousa (Multimédia) Docentes que participaram no Projeto #EstudoEmCasa Apoia Alexandre Manuel Gomes da Conceição Dias Pinto | Ana Isa da Conceição Duarte Sousa | Ana Isabel Silvestre da Silva | Ana Patrícia Faustino Lima | Esperança Maria De Oliveira Neto | Fátima Maria Baltazar Reis de Lázaro Moreira | Francisco José da Silva Gomes de Oliveira | Helena Maria Oliveira Liberato Rodrigues de Sousa | João Carlos Sousa Teixeira da Fonseca | José Manuel Teixeira Gomes | Luciana Abreu | Maria Cristina Bilro Barriga Negra | Emanuel Martinho | Maria Teresa Flausino de Paiva e Sousa | Nuno Leal | Paulo Jacinto Correia de Almeida | Pedro Miguel Henriques Ramalho da Silva | Sílvia Maria Ribeiro de Oliveira Despachos Despacho n.º 8554/2021 de 30/08/21 | Despacho n.º 12661/2020 de 31/12/2020
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 7 INTRODUÇÃO Em 2020 nasceu o projeto #EstudoEmCasa 2020|2021, uma parceria entre o Ministério da Educação e a RTP, com o objetivo de continuar a acompanhar as atividades escolares dos alunos, bem como promover uma escola próxima de todos numa situação de confinamento. Durante este período, foram criados, gravados e emitidos cerca de 4.500 blocos temáticos pedagógicos (aulas), completados com atividades/desafios paralelos. Estes recursos foram emitidos pela própria RTP e disponibilizados nos sites da RTP Play e da DGE. Na sequência do trabalho desenvolvido em 20|21, o ME decidiu avançar para o Projeto #EstudoEmCasa Apoia (#EEC@), do Plano de Recuperação das Aprendizagens, com a missão de criar e desenvolver uma plataforma de livre acesso onde são disponibilizadas ferramentas de apoio para alunos, docentes, encarregados de educação e restante comunidade educativa. Nesta plataforma, constam RED (Recursos Educativos Digitais), cursos temáticos, jogos digitais, criados para apoiar o estudo autónomo e apresentando uma oferta de explicações por especialistas em diferentes áreas. No sentido de tornar a plataforma mais dinâmica, incluem-se webinários para discussão em torno de temas pertinentes, podcasts, projetos, Kits de Português Língua Não Materna (PLNM), contendo Intérprete de Língua Gestual Portuguesa (ILGP), codificação ColorADD (alfabeto de cores para daltónicos), áudios, vídeos, entre outros. Alunos, educadores e professores podem encontrar diversas atividades destinadas aos ensinos básico e secundário, dos cursos científico-humanísticos e, também, dos cursos profissionais. Os conteúdos #EEC@ são constantemente atualizados. Na produção dos conteúdos educativos digitais há pilares estratégicos: 1) a promoção da autonomia do aluno na gestão da sua aprendizagem; 2) a organização dos conteúdos em microaprendizagem; 3) a comunicação e a linguagem. Sobre a promoção da autonomia e, em particular, sobre a gestão do processo de aprendizagem, sabemos hoje que, um dos principais propósitos da educação é desenvolver nos cidadãos capacidades de aprender ao longo da vida e de pensar por si próprios (OCDE, 2019). Um aluno autónomo é aquele que compreende e assume uma atitude responsável pela sua própria aprendizagem, refletindo sobre o processo de aprendizagem, nomeadamente as ações, técnicas e decisões que lhe estão associadas
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 8 (Holec, 1979; Ben-Zvi & Sfard, 2007). Neste processo, o professor é um ator fundamental no desenvolvimento de autonomia desde o início da escolarização. Quanto maior o investimento do docente na promoção destas capacidades, maior a capacidade do aluno para evoluir e tomar decisões de forma autónoma. O atual contexto veio catalisar a urgência de uma educação em que as práticas já não são um processo que acontece para o aluno, mas que acontece com o aluno (Bayse, 2014). Assim, considerámos como ponto fundamental a inclusão de conteúdos educativos digitais diferenciadores, diversificados e inclusivos, com o objetivo de apoiar o estudo autónomo e o trabalho em sala de aula, proporcionando aprendizagens com significado e formalizando a ligação ao mercado de trabalho, à academia, ao tecido empresarial e à sociedade civil. Sendo este um contexto de aprendizagem digital, foi nossa opção utilizar, na organização dos conteúdos, a abordagem de microaprendizagem como uma técnica de ensino à distância. Esta abordagem consiste em disponibilizar o currículo em pequenas quantidades de tópicos de conteúdo curricular que os alunos podem assimilar em curtos períodos com diversidade e formatos interativos (Redondo, Rodríguez, Escobar & Vilas, 2021). Estes desafios exigem que os professores trabalhem de forma colaborativa, com o objetivo de enquadrar e resolver os muitos problemas que surgem no desenvolvimento e ajustamento do currículo à abordagem de microaprendizagem (Hargreaves, 1998). Leong, Sung, Au & Blanchard (2021) destacam alguns dos principais benefícios da utilização da abordagem de microaprendizagem que incluem: (1) melhor retenção de conceitos, (2) melhor envolvimento dos alunos, (3) melhoria da motivação dos alunos, (4) envolvimento na aprendizagem colaborativa e (5) melhoria da capacidade e desempenho de aprendizagem. A comunicação é um eixo estratégico fundamental que operacionaliza a autonomia e a microaprendizagem. Para tal considerou-se necessário estabelecer uma articulação entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal. Ou seja, garantir a coerência entre a componente das imagens (e outros estímulos visuais) e o registo discursivo, optando-se pelo discurso direto e a interpelação ao utilizador fazendo uso da segunda pessoa do singular. A estratégia de comunicação externa deste projeto define o caminho para comunicar e chegar a cada um dos públicos, sejam eles os alunos, os professores, as escolas ou as famílias. A linguagem dos RED expressa a identidade de cada conteúdo e está focada no aluno, desde o título, à imagem ilustrativa e à linha de organização de cada uma das secções que compõem o recurso:
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 9 ▪ Descrição do recurso: lança a proposta, sintetizando as aprendizagens essenciais e as diferentes etapas para a sua exploração; ▪ Etapas: permite uma exploração passo a passo e sequencial; ▪ Avalia: permite ao aluno autoavaliar o que aprendeu, recebendo feedback imediato; ▪ Reflete: convida o aluno a pensar sobre questões que emergem da exploração das secções anteriores; ▪ Explora: convida o aluno a ir mais longe dentro das aprendizagens essenciais que estão a ser trabalhadas; ▪ Partilha: incentiva o aluno a falar com os seus colegas, familiares e/ou professores sobre o que acabou de aprender e até a desafiar outros a debater sobre o tema; ▪ E agora: procura orientar o aluno para uma sequência de aprendizagem dentro da mesma temática ou para novos caminhos de aprendizagem. Este ebook procura refletir o trabalho desenvolvido ao longo dos três anos de Projeto #EstudoEmCasa Apoia e encontra-se organizado em três grandes secções: Percursos, Metas e Horizontes. Na secção “Percursos”, organizamos em seis clusters a diversidade de cenários e contextos onde foram utilizados e testados os conteúdos educativos digitais das diferentes áreas do currículo. Na Cidadania e Desenvolvimento, destacamos o role play no âmbito do projeto em Defesa do Oceano. Na Orientação para o Trabalho Autónomo, focamos o trabalho em DAC no 1.º ciclo, assim como a produção de recursos da componente tecnológica, envolvendo as escolas com cursos profissionais e dando voz aos alunos. Nas Artes e Expressões, focamos na disciplina de Desenho A e em como os recursos podem ajudar a identificar lacunas de aprendizagem e orientar o trabalho de recuperação. Nas Ciências Exatas e experimentais, os textos estão em inglês uma vez que foram apresentados em encontros internacionais, relatando experiências de microlearning e blended learning, nas áreas das Ciências Naturais/ Biologia, Físico-Químicas e da Matemática. Nas Ciências Sociais e Humanas, partilhamos duas experiências de utilização de cursos online, uma em contexto de formação contínua de professores e outra de recuperação autónoma de aprendizagens. Por outro lado, partilhamos a utilização de recursos educativos em sala de aula.
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 10 Por fim, no cluster de Línguas e Comunicação, procuramos dar a conhecer formas de utilização de recursos que podem promover a aprendizagem autónoma e significativa, centrada no aluno e na tarefa. No caso da disciplina de Português, centrado na obra de Gil Vicente, “O Auto da Barca do Inferno” e nas línguas estrangeiras (Alemão, Espanhol e Francês) em diferentes recursos, como jogos, scape room e sequências de aprendizagem. Na secção “Metas”, começamos por enumerar os outputs do projeto, não só de recursos educativos digitais, mas também publicações, parceiros, projetos e participantes. Para que seja possível aceder a uma pequena mostra do que se encontra disponível para alunos e restante comunidade educativa, organizámos um portfólio de conteúdos para cada um dos seis clusters. Por fim, na secção “Horizontes”, apresentamos uma reflexão sobre o trabalho realizado, o que aprendemos e de que modo todo o trabalho pode ser otimizado na sua utilização, destacando projetos que ainda estão a decorrer e de que modo podem ser utilizados não só para recuperar aprendizagens, mas também para promover o estudo autónomo. Referências Hargreaves, A. (1998). Os professores em tempos de mudança: O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw Hill. K. Leong, A. Sung, D. Au and C. Blanchard, "A review of the trend of microlearning" Journal of WorkApplied Management, Vol. 13, no. 1, 2021 pp. 88-102, 2021. Emerald Publishing Limited 2205-2062. Retrieved from URL. ME, 2017. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (mec.pt) ME, 2018. Aprendizagens Essenciais. Aprendizagens Essenciais | Direção-Geral da Educação (mec.pt) OCDE, 2019. Student_Agency_for_2030_concept_note. http://www.oecd.org/education/2030project/teaching-and-learning/learning/student-agency/Student_Agency_for_2030_concept_note.pdf R. Redondo, M. Rodríguez, J. Escobar & A. Vilas, "Integrating micro-learning content in traditional elearning platforms", Multimed Tools Appl 80, pp. 3121–3151 (2021). Cláudia Torres Professora e Coordenadora do projeto #EstudoEmCasa Apoia
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 11 PREÂMBULO No mundo dinâmico e digital de hoje, a educação já não está circunscrita à sala de aula. Com o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação, surgem novas oportunidades para a aprendizagem, proporcionando um ambiente de estudo mais flexível e acessível. O projeto #EstudoEmCasa Apoia representa uma resposta inovadora às atuais necessidades educativas, promovendo a autonomia e a personalização do processo de ensino-aprendizagem através da produção de Recursos Educativos Digitais. O presente ebook, “Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, metas e horizontes" surge como o reflexo desse trabalho, demonstrando em que medida a plataforma #EstudoEmCasa Apoia, constitui uma ferramenta capaz de promover o acesso livre e gratuito a materiais didáticos inovadores, incentivando a responsabilidade e o compromisso dos alunos com o seu próprio percurso de aprendizagem. Assim, através de exemplos práticos e análises detalhadas, este documento procura fornecer uma visão abrangente sobre as potencialidades e desafios do ensino apoiado por tecnologias digitais, contribuindo para a contínua evolução das práticas educativas no século XXI. O documento “Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, metas e horizontes", compila diversos estudos e experiências realizadas com o uso de Recursos Educativos Digitais, no âmbito do projeto #EstudoEmCasa Apoia, analisando e refletindo sobre a eficácia destas ferramentas na promoção do conhecimento e no desenvolvimento de competências dos alunos. O estudo acompanha ainda as diferentes fases de desenvolvimento, realizando uma análise desde a construção de conteúdos e metodologias até aos resultados de avaliação e feedback de professores e alunos, encontrando-se assim visões valiosas que poderão ajudar futuras práticas pedagógicas, promovendo um ensino mais inclusivo e eficaz para todos os estudantes. Os dados indicam que o uso contínuo de Recursos Educativos Digitais está associado a melhores desempenhos escolares em que as metodologias ativas, incluindo a gamificação, são preferidas pelos alunos. Identifica ainda alguns desafios, como a necessidade de reforçar abordagens de Microlearning para melhorar a retenção e a motivação, pois casos específicos, como a utilização de gamificação e atividades de role play, demonstraram melhorias nos resultados de aprendizagem dos alunos. A plataforma #EstudoEmCasa Apoia surgiu como uma solução de vanguarda, alinhando-se com a necessidade de integrar tecnologias digitais nos processos de aprendizagem. No presente cenário
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 12 educativo, que tem sido radicalmente transformado pelas novas tecnologias, o presente ebook “Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, metas e horizontes” reflete a compilação de várias pesquisas, análises e experiências relacionadas com a utilização dos Recursos Educativos Digitais, proporcionados por esta plataforma, fornecendo-nos uma perspetiva dos benefícios da inovação digital na educação. O compromisso do presente projeto vai além dos estudantes, deve abranger escolas, famílias e toda a comunidade, ele é um convite à exploração, à curiosidade e ao desenvolvimento contínuo com a participação de todos os agentes educativos. A equipa do "Estudo em Casa Apoia" merece um reconhecimento pelo mérito do seu trabalho e dedicação e por ter continuado a garantir educação acessível, inclusiva e de qualidade a todos. A sua capacidade de inovar, adaptar-se e responder às necessidades dos alunos é notável e um exemplo brilhante do impacto positivo que um grupo comprometido pode ter na sociedade. A educação em Portugal é mais forte e resiliente graças aos esforços desta equipa. Junho 2024 Cláudia André Professora e Conselheira do Conselho Nacional de Educação
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 13 PERCURSOS
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Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 17 Contributos para a promoção da literacia do Oceano: webinários do projeto “Em defesa do Oceano” Florbela Elias e Esperança Maria Neto Resumo No âmbito do projeto “Em Defesa do Oceano”, que tem vindo a ser dinamizado pelo #EstudoEmCasa Apoia (#EEC@), ao longo dos anos letivos 2021|22, 2022|23 e 2023|24, com vista à promoção da literacia do Oceano no público escolar, foram construídos e disponibilizados na plataforma do #EEC@ um conjunto de recursos educativos: webinários dedicados ao tema do Oceano e sua preservação, uma proposta de atividade de role play (ou jogo de papéis) e recursos educativos digitais sobre a temática. O estudo de caso que aqui se apresenta pretende analisar o contributo dos webinários realizados no âmbito do Projeto “Em Defesa do Oceano”, entre janeiro de 2022 e março de 2023, para a promoção da cidadania ambiental, mais concretamente, da literacia do Oceano e como apoio ao desenvolvimento do role play. A recolha de dados de análise documental foi feita através de instrumentos de recolha de dados de análise documental, inquérito por questionário, aplicados a alunos de três agrupamentos de escolas, um da região metropolitana de Lisboa, outro da região norte e outro da região sul, e entrevista semiestruturada a três professores. Constatou-se que os webinários, através das temáticas que abordaram, não só trouxeram novas aprendizagens, como sensibilizaram os participantes para os problemas que afetam o Oceano e motivaram-nos para a sua proteção, dando deste modo um contributo para a promoção da literacia do Oceano. Constituíram também um suporte bastante importante para professores e alunos envolvidos na preparação do role play. Palavras-chave: #EstudoEmCasa Apoia | Oceano | Projeto Em Defesa do Oceano| Role play | Webinário.
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 18 Introdução No âmbito do projeto “Em Defesa do Oceano”, cujo principal objetivo é promover a literacia do Oceano nos alunos, o cluster de Cidadania e Desenvolvimento do #EEC@ dinamizou, até ao momento, vinte webinários, dedicados a esta temática. O presente estudo, realizado entre janeiro de 2022 e março de 2023, tem como ponto de partida a questão: Os webinários do projeto “Em Defesa do Oceano” têm contribuído para o desenvolvimento da literacia do Oceano nos alunos participantes?” Deste modo, os objetivos que guiaram este estudo foram: ▪ Conhecer a perceção dos alunos e dos professores participantes em relação ao contributo dos webinários para a promoção da literacia do Oceano. ▪ Obter informações sobre a perspetiva dos alunos e dos professores participantes relativamente à importância dos webinários como recursos educativos de apoio ao desenvolvimento da atividade de role play do Projeto “Em Defesa do Oceano”. Para a recolha de dados, foram utilizadas tanto técnicas quantitativas, designadamente a aplicação de inquérito por formulário a alunos participantes e análise documental de registos de inscrição nos webinários, como técnicas qualitativas, nomeadamente a entrevista semiestruturada a professores colaboradores. Considerações teóricas O nosso Oceano global é a característica que define o nosso planeta. Permite que a Terra seja habitável, influencia o clima e suporta uma grande diversidade de vida e de ecossistemas. Embora em grande parte inexplorado, a conexão entre o Oceano e os seres humanos é inegável. Estas ideias são a base do que se tornou um esforço internacional para incrementar a literacia do Oceano, isto é, contribuir para que cada um compreenda a influência que o Oceano tem em nós e a influência que nós temos no Oceano. (Halversen et al., 2021). A definição de Literacia, os Princípios Essenciais e os Conceitos Fundamentais do Oceano foram desenvolvidos através de um processo de construção de um consenso em toda a comunidade, incluindo centenas de cientistas, educadores e decisores políticos, sobre o que cada indivíduo deve entender sobre
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 19 o Oceano quando completa a escolaridade obrigatória, para que seja possível desenvolver uma sociedade letrada no Oceano (NOAA, 2020). A Escola Azul, um programa educativo da Direção-Geral de Políticas do Mar, considera que “uma pessoa literada no Oceano consegue compreender a importância do Oceano para o Homem, comunicar sobre o Oceano de forma consciente e informada e agir, intervir e decidir para promover uma sociedade mais azul” (Escola Azul, 2017). De acordo com Costa, R. et al (2020), a essência da literacia do Oceano consiste em compreender que todos temos responsabilidades individuais e coletivas para com o Oceano. Pelo exposto, torna-se claro o papel que a escola deve desempenhar no desenvolvimento da literacia do Oceano e na promoção de atitudes que conduzam ao uso sustentável dos recursos marinhos. O projeto “Em Defesa do Oceano”, dinamizado pela equipa do #EEC@, nasceu com esse intuito, aproveitando as potencialidades desta plataforma educativa para assim atingir o seu público-alvo. As plataformas educativas digitais, como é o caso do #EEC@, constituem uma forma de utilizar a tecnologia para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, podendo ser utilizadas pelos educadores para apoiar as suas práticas didáticas e pelos alunos na promoção da sua aprendizagem. Vários estudos realçamo potencial dos ambientes educativos em que se recorre à tecnologia, para promover a aquisição da autonomia e o desenvolvimento de competências de planeamento, execução e avaliação da aprendizagem, principalmente dos que têm ferramentas que possibilitam a aprendizagem autónoma (Oliveira, 2018). Para este fim, adotou-se como ferramenta principal de promoção da literacia do Oceano o webinário, que é “um seminário ou apresentação com fins didáticos realizado pela internet para um grupo de pessoas, geralmente com interação” (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, s.d.). Os webinários podem ser usados na educação, de forma síncrona ou assíncrona, para diversos fins, como palestras, aulas, discussões em grupo, apresentação de projetos, entre outros. O projeto Em Defesa do Oceano, contempla também uma proposta de atividade de discussão com base na estratégia de role play, ou jogo de interpretação de papeis. Ladouse (1987) define role play como uma atividade em que o aluno desempenha um papel numa situação específica. Algumas das principais vantagens de usar webinários incluem a facilidade de acesso, o custo acessível, a comunicação síncrona, a interação online, a disseminação de informação em tempo real, o feedback
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 20 imediato e a possibilidade de contactar com um orador remoto sem necessidade de deslocação (Rich et al., 2011 in Lieser, 2018). Caracterização do projeto “Em Defesa do Oceano” Como já foi referido, um dos projetos que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa do #EEC@ é o “Projeto - Em Defesa do Oceano”. Tendo como mote a 2.ª Conferência dos Oceanos, que se realizou em Portugal em 2022, e o cumprimento do ODS14, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável dedicado à proteção da vida marinha, inserido na Agenda 2030 das Nações Unidas, o projeto “Em Defesa do Oceano” tem como principais objetivos fomentar a literacia do Oceano junto dos jovens e promover atitudes conducentes à sua proteção, em articulação com as Aprendizagens Essenciais de várias áreas disciplinares e visando os objetivos dos temas de Cidadania e Desenvolvimento e as competências definidas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (Martins, 2017). As estratégias delineadas e implementadas para alcançar estes objetivos são: a dinamização de webinários, a proposta de uma atividade de discussão de questões que se prendem com os problemas que o Oceano enfrenta (role play ou jogo de interpretação de papéis) e a construção de recursos educativos digitais sobre esta temática. Os recursos educativos e os webinários têm sido disponibilizados na plataforma do #EEC@, e a atividade de role play está a ser aplicada em várias escolas. Este projeto tem envolvido, além dos alunos, os restantes membros da comunidade educativa (professores, direções de agrupamentos, encarregados de educação, assistentes operacionais, técnicos especializados e autarquias) e da sociedade civil (cientistas, ativistas, desportistas, entre outros). Desde o ano letivo 2022|23, o #EEC@ conta com a parceria do Programa Escola Azul. A atividade de role play inclui sete personagens representativas de diversos setores ligados ao Oceano e desenvolve-se em várias fases: escolha do papel/personagem e organização dos grupos; pesquisa, seleção e tratamento da informação; preparação da participação na discussão; realização da discussão, em que cada grupo argumenta, de acordo com a personagem escolhida e elaboração de um documento com a síntese final da discussão. Através desta atividade, os alunos podem compreender melhor as problemáticas que afetam o Oceano e encontrar soluções no sentido de apoiar o seu desenvolvimento sustentável.
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 21 Para apoiar o trabalho de alunos e de professores no desenvolvimento do role play, no ano letivo 2021|22, foram planeados e dinamizados sete webinários, de acordo com as personagens previstas nesta atividade. Têm participado nas sessões especialistas e investigadores provenientes de várias instituições e associações e que também desenvolvem atividades educativas, procurando assim que o conhecimento científico transmitido seja adequado e direcionado ao público escolar. Houve a preocupação de mostrar projetos, iniciativas e atitudes concretas que estão a ser tomadas para a proteção do Oceano. Além disso, foi solicitado aos oradores que, durante o webinário, lançassem um desafio aos alunos/turmas para realizarem nas suas escolas com vista à reflexão, ação e à mudança de atitudes. Os webinários têm uma duração aproximada de 45 a 50 minutos, para assim se ajustarem a um tempo letivo, facilitando a sua visualização em direto na sala de aula ou a sua utilização posterior. Após a apresentação do(s) orador(es), existe um espaço para questões e respostas. Cada webinário é moderado por alunos provenientes de agrupamentos de escolas de várias regiões do país, permitindo assim um maior envolvimento dos alunos e escolas de origem. Todos os webinários se convertem num recurso educativo, publicado na página do #EEC@, permitindo aos utilizadores consultá-los com flexibilidade temporal e espacial. Para além do vídeo, o recurso inclui propostas de atividades em que os alunos podem testar o que aprenderam, refletir sobre as questões e explorar/aprofundar as temáticas tratadas. A partir do ano letivo 2022|23, o ciclo de webinários “Em defesa do Oceano” foi mais abrangente, estando disseminado em termos geográficos e convidando para isso escolas e autarquias a participarem ativamente nestes momentos de partilha de conhecimento. Em cada webinário, um agrupamento de escolas é convidado a divulgar, pela voz dos seus alunos, atividades realizadas na comunidade escolar que contribuem para desenvolver a literacia do Oceano, servindo também como inspiração para outros agrupamentos. O primeiro ciclo de webinários decorreu entre janeiro e maio de 2022, tendo sido abordados os seguintes temas: Desporto e inclusão – “Um Mergulho pelo Oceano”; Ciência – “A Ciência pelo Oceano”; Pesca – “À Pesca da Sustentabilidade”; Turismo – “Remar Pelo Turismo Responsável”; Energias – “Ao Leme das Energias”; Cidadania ambiental – “Agir pelo Oceano”; Resíduos – “Remar pela Redução de Resíduos”.
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 22 Foi criado e publicado um ebook que compila e partilha o resultado desta série de webinários (#EstudoEmCasa@, 2022). O segundo ciclo de webinários decorreu ano letivo 2022|23, em parceria com a Escola Azul e com a colaboração direta de agrupamentos de escolas de diferentes regiões do país. Realizaram-se, até março de 2023, cinco webinários em torno de várias temáticas: Biodiversidade marinha – “Um Oceano de espécies”; Recursos minerais marinhos - “Um Oceano profundo”; Exploração oceanográfica – “Um Oceano por descobrir”; Desporto – “Um Oceano de aventura”; Lixo marinho – “Um Oceano limpo e sem lixo”; Geodiversidade dos Açores – “Um Oceano em transformação: 9 ilhas, 1 geoparque”; Conservação dos ecossistemas – “Um Oceano a conservar: a ria Formosa”; e Pesca sustentável – “UmOceano que nos alimenta”. Para além de seremmoderadores, os alunos partilharam algumas das atividades realizadas no âmbito do programa Escola Azul. À semelhança do que sucedeu no primeiro ciclo de webinários, foi publicado um ebook no qual se partilha o trabalho desenvolvido. Em 2023|24 decorreu o terceiro ciclo de webinários, mantendo-se a parceria com a Escola Azul e contando, como já vinha a ser habitual, com a colaboração de vários agrupamentos de escolas. Neste ano letivo, os temas selecionados foram: Conservação marinha – “As raias e os tubarões em defesa do Oceano”; Recursos hídricos - “Dessalinização da água do mar: uma solução possível?”; Biomimetismo – “O mar é uma loja de ideias”; Economia circular – “O que é (afinal) Economia circular?”; e Biotecnologia – “As moléculas marinhas no nosso dia a dia”. Os oradores convidados para estas iniciativas pertencem a diferentes organizações, como o Oceanário de Lisboa, o MARE, a DocaPesca, a WWF/ANP, a Associação Portuguesa do Lixo Marinho, a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), o Comité Oceanográfico Intergovernamental (COI), o CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, o Geoparque Açores, o CCMAR – Centro de Ciências do Mar, o Shark Educational Institute (SEI Portugal), a Hidroval, e ainda as Universidades do Algarve, Aveiro, Coimbra e Lisboa, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e a Chalmers University of Techonology (Suécia). Contámos também com a colaboração das autarquias de Cascais, de Évora, da Figueira da Foz e de Vila Franca de Xira. Participaram um total de vinte e sete oradores, quarenta e três alunos e vinte e um professores. Estiveram envolvidas vinte escolas, do Porto ao Algarve e Madeira, incluindo duas escolas profissionais.
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 23 No conjunto de doze webinários, realizados entre janeiro de 2022 e março de 2023, contabilizaram-se cerca de 4 750 inscrições. Salienta-se que uma inscrição corresponde muitas vezes a vários participantes, uma vez que uma turma assiste em aula com o professor. Implementação do estudo e análise de dados Este estudo de caso desenvolveu-se em duas fases. No ano letivo 2021|22 pretendeu-se conhecer o contributo dos webinários para o desenvolvimento da atividade de role play. No ano letivo 2022|23 pretendeu-se averiguar o contributo dos webinários para a promoção da literacia do Oceano. Contributo dos webinários para o desenvolvimento da atividade de role play Na primeira fase deste estudo, que decorreu durante o ano letivo 2021|22, procedeu-se à recolha de dados com o objetivo de conhecer a perceção dos alunos e dos professores relativamente à importância dos webinários como recursos educativos digitais de apoio ao desenvolvimento da atividade de role play. Participaram dois agrupamentos de escolas, um da região de Lisboa e outro da região Norte, sendo inquiridos dois professores, através de uma entrevista semiestruturada, e trinta alunos através de um questionário. Perceção dos alunos Através da resposta a um questionário, os alunos avaliaram a importância dos webinários/recursos educativos disponibilizados na plataforma #EEC@ na preparação e realização do role play, de acordo com uma escala de 1 (nada importante) a 5 (extremamente importante), relativamente a vários itens. Os resultados encontram-se no gráfico 1.
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 24 Gráfico 1 - Resultados dos questionários aplicados aos alunos participantes no role play (N=30) Os resultados deste questionário mostraram que a maior parte dos alunos considerou muito importante (nível 5) ou importante (nível 4) a disponibilização de um conjunto de webinários e recursos educativos elaborados a partir destes, que lhes transmitiram informação científica através de especialistas e direcionada para as várias etapas de preparação do role play. Perceção dos professores Foram realizadas entrevistas a dois professores que implementaram o Projeto “Em Defesa do Oceano” no ano letivo 2021|22, no sentido de averiguar as suas perceções sobre o contributo dos webinários para o seu desenvolvimento e, mais concretamente, para a preparação e realização da atividade de role play. Transcrevem-se alguns excertos das entrevistas aplicadas aos docentes. - “Os alunos têm dificuldade em chegar às fontes de informação e no arranque de um trabalho. Os webinários fornecem uma base, orientam a pesquisa e a exploração do tema.” - “Foram fundamentais para a preparação e organização das atividades, quer por parte da professora, quer por parte dos alunos.” - “Os webinários permitem estruturar o projeto, aprofundar o tema e esclarecer dúvidas.”
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 25 - “Foi de grande valor a possibilidade de ter acesso aos recursos disponibilizados na plataforma do EstudoEmCasa Apoia que são os webinários porque serviram como base para a pesquisa e para a investigação que os alunos realizaram fora da sala de aula, de uma forma autónoma. Criou neles autonomia, suscitou a curiosidade, forneceu-lhes informação e a vontade de pesquisar mais para construírem os argumentos para poderem depois realizar o role play com uma boa bagagem de informação. Isto foi absolutamente fundamental.” - “No início tive alguma relutância porque havia pouco tempo para desenvolver o projeto, o que poderia ser um risco. Os webinários aí foram fantásticos porque os ajudaram a realizar a pesquisa.” Os excertos evidenciaram que os webinários apresentam uma panóplia de mais-valias no processo de ensino-aprendizagem. De facto, estas sessões não só revelam o seu grande potencial de motivar os alunos e de despertarem a sua curiosidade sobre os temas tratados, como põe à disposição dos professores e estudantes um grande manancial de informação e servem de base para as suas investigações futuras. Torna-se claro que estes recursos educativos foram um suporte fundamental para a concretização da atividade de role play. Contributo dos webinários para a promoção da literacia do Oceano Na segunda fase, a decorrer no ano letivo de 2022|23, recolheu-se dados para conhecer a perceção dos alunos e dos professores sobre a participação nos webinários e a sua contribuição para a promoção da literacia do Oceano, envolvendo três agrupamentos de escolas: um da região de Lisboa, um da região Norte e um outro da região Sul. Nesta segunda fase, foi possível obter dados de 84 inquéritos por questionário a alunos dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, de 47 questionários a alunos do 1.º ciclo e ainda dados de entrevistas semiestruturadas realizadas a três professores. Perceção dos alunos Alunos dos vários ciclos, que participaram nos webinários, foram inquiridos através de um questionário comquestões de resposta fechada e uma questão de resposta aberta. O gráfico 2 apresenta os resultados do questionário aplicado ao 1.º ciclo, no qual os alunos podiam responder “sim” ou “não” às questões de resposta fechada. No caso do questionário direcionado aos 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário, os
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 26 alunos avaliaram vários itens numa escala de 1 (nível mais baixo) a 5 (nível mais elevado). O gráfico 3 mostra estes resultados. Gráfico 2 - Resultados dos questionários aplicados a alunos do 1.º ciclo participantes nos webinários (N=47) Da análise destes resultados, realça-se que a maioria dos alunos, depois de assistir ao webinário, ficou mais sensibilizada para os problemas que afetam o Oceano e motivada para agir na sua proteção. Este impacto fica claro nos seus comentários, dos quais se transcrevem alguns. - “Compreendi que não devemos poluir o oceano.” - “Eu gostei porque nos motiva a proteger o oceano.” - “Eu achei muito espetacular o webinário, e vou proteger os Oceanos.” - “Achei o webinário interessante e agora não quero poluir por nada.” - “Agora vou me empenhar para proteger o Oceano.”
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 27 Gráfico 3 - Resultados dos questionários aplicados a alunos dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundários participantes nos webinários (N=84) Verificou-se que a maior parte dos alunos avaliou com nível 4 ou 5 o seu interesse nos conteúdos abordados, a compreensão da informação apresentada, a relação com os conteúdos disciplinares, bem como a contribuição do webinário para a aquisição de novos conhecimentos sobre o Oceano. Uma vez que os webinários são parte integrante do projeto “Em Defesa do Oceano”, que tem como principal objetivo a promoção da literacia do Oceano, os alunos foram também inquiridos, através de uma questão aberta, sobre o que aprenderam com o webinário a que assistiram. Transcrevem-se algumas respostas dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos. - “Fiquei a saber como os oceanos contribuem para o nosso futuro e o que nós contribuímos para o futuro do oceano.” - “Devemos preservar os oceanos, o seu bem-estar, pois é um elemento muito importante para o nosso futuro.” - “Devemos preservar o nosso oceano de maneira a que as gerações futuras tenham melhores condições do que as que temos hoje em dia.” - “O mar é muito mais importante do que eu pensava.” - “Devo dar mais valor ao oceano.” - “Temos de respeitar o oceano.” - “Devemos todos preservar o oceano.” - “O Mar é vida.”
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 28 - “Proteger o mar é essencial.” Os alunos mostraram-se sensibilizados para a necessidade individual e coletiva de valorizar, respeitar e preservar o Oceano, numa perspetiva atual e futura. De realçar a primeira resposta que vai ao encontro de uma das definições de literacia do Oceano: “a compreensão da influência do Oceano em nós e da nossa influência no Oceano”. No questionário direcionado aos alunos do Ensino Secundário, colocou-se a seguinte questão de resposta aberta: “De que modo os webinários contribuíram para te sensibilizar para as problemáticas que afetam o Oceano?” Algumas das respostas foram: - “Mostrou-nos mais sobre os problemas do oceano e como podemos contribuir” - “Permitiram a partilha de informação para solucionar os problemas relacionados com a poluição e a degradação do oceano.” - “Percebi que existem muitos mais problemas no Oceano do que eu pensava.” - “Foi possível compreender melhor as temáticas da proteção e sustentabilidade do oceano.” - “Conhecer o impacto no Oceano de vários setores e ficar mais consciente sobre as nossas ações.” - “Sensibiliza-nos para problemas que são os problemas atuais da nossa sociedade, alguns que nem sabíamos que existiam.” - “Esta sensibilização é muito importante, principalmente nas escolas, porque nós somos jovens e vamos ter a oportunidade de mudar a mentalidade das pessoas e contribuir para resolver os problemas.” - “É importante falarmos sobre isto nas escolas porque nós é que vamos ser os próximos adultos. Por exemplo, eu não sabia sobre os métodos de pesca mais ou menos sustentáveis e a importância de escolher o peixe que vou comprar.” - “Trouxe-me mais consciência porque alguns dos assuntos que foram falados eu não sabia que existiam e ajudou-me a perceber quão grave é a situação.” - “Eu fiquei a ter mais noção dos problemas e penso agora que temos todos de fazer algo, senão não haverá futuro.” - “Permitiram uma maior consciencialização para os problemas que afetam o Oceano. No dia a dia não paramos para pensar sobre eles e acabamos por ter atitudes que têm impactos negativos na vida marinha.” Com estas declarações, os estudantes revelaram que os webinários lhes deram informações que desconheciam sobre o Oceano e sobre as suas problemáticas. No entanto, da perspetiva da literacia do
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 29 Oceano, é mais relevante o contributo dos webinários para sensibilizar os alunos a valorizarem o Oceano e a assumirem comportamentos ou a agirem com o intuito de o preservar. E é também interessante verificar que os alunos não falam apenas na primeira pessoa, mas que assumem esta missão como um projeto coletivo: “Devemos todos preservar o Oceano.” Perceção dos professores Realizou-se uma entrevista a três professores, dois que lecionam em agrupamentos de escolas da região de Lisboa e outro que leciona num agrupamento da região norte. As questões focaram-se em dois aspetos: na experiência de ter colaborado na dinamização de um webinário e nas potencialidades dos webinários como recursos educativos digitais na plataforma #EEC@. Transcrevem-se alguns excertos das entrevistas aos docentes: - “A participação dos alunos como moderadores num webinário deu-lhes responsabilidade e importância e foi um fator de motivação e uma forma de os valorizar. Permitiu aos alunos desenvolverem competências de comunicação e lidarem com situações de exposição.” - “Foi uma experiência muito boa. Os alunos mostraram-se, logo desde início, entusiasmados em participar numa transmissão ao vivo para muitas escolas de todo o país. Atribuímos diferentes papéis a todos os alunos o que fez com que a turma se responsabilizasse pela boa consecução da gravação. Relativamente aos alunos que apresentaram, tiveram uma responsabilidade acrescida, pelo facto de estarem na primeira linha. Foi muito importante a participação não só destes alunos, mas também da turma, sobretudo no que respeita a autoestima e a autoconfiança, que é algo que promovemos, para que cada aluno consiga atingir o seu sucesso.” - “Uma das grandes vantagens da disponibilização dos webinários na plataforma é que podem ser visualizados pelos alunos, em casa, ao seu ritmo.” - “Os webinários são recursos preciosos para o trabalho do professor em aula. Por exemplo, pode usar os excertos que lhe interessa, tendo em conta os conteúdos que está a trabalhar. Para os processos de investigação também são importantes, porque estão focados num tema e têm uma linguagem adequada ao público-alvo. Permitem enriquecer a planificação, cativam e prendem a atenção dos alunos.” - “A participação e a reflexão que os webinários conferem trazem muito riqueza e vivacidade à aula.” - “Os webinários despertam a curiosidade dos alunos, como se pode confirmar pelo facto de, no final da aula, haver sempre um conjunto de alunos que vem fazer questões sobre o webinário e falar de algo que os entusiasmou.”
Estudo Autónomo... Acredita, és capaz! Percursos, Metas e Horizontes 30 - “Recorro a exemplos que os alunos viram nos webinários, por exemplo nos instrumentos de avaliação. Têm a grande vantagem de servirem de gatilhos, ativando a memória dos alunos em situações de aplicação de conhecimentos e de avaliação.” - “A exploração do webinário pode ser aliada à disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, promovendo um debate, ou uma apresentação oral, em torno da sustentabilidade do planeta, sobretudo no que respeita a proteção e conservação dos oceanos. Parabéns pela iniciativa!” A análise das entrevistas permitiu retirar duas ilações. A primeira é a de que os professores valorizam os webinários/recursos educativos pelo papel pedagógico que têm na consciencialização dos alunos para questões da literacia do Oceano. Por outro lado, do ponto de vista didático, reconhecem a importância dos webinários como ferramentas de ensino-aprendizagem. Os professores podem usá-los em sala de aula, podendo gerir o modo como este recurso é usado: para motivação, para reflexão conjunta, para desencadear uma investigação, entre outros. Podem também ser explorados de forma autónoma pelos alunos. Os professores salientam ainda o contributo que teve a participação dos alunos moderadores e respetivas turmas na sua motivação e autoestima. Considerações Finais Os webinários realizados no âmbito do Projeto “Em Defesa do Oceano” criaram oportunidades para que especialistas em diversas áreas pudessem partilhar conhecimentos e experiências com professores e alunos, não só contribuindo para novas aprendizagens, como também desempenhando um importante papel na sensibilização para as problemáticas que afetam o Oceano e na motivação para alterar comportamentos em prol da sua proteção. A promoção da literacia do Oceano tem impacto relevante na motivação dos alunos para a necessidade individual e coletiva de valorizar, respeitar e preservar o Oceano, numa perspetiva atual e futura. Os webinários constituem ferramentas educativas versáteis que podem ser exploradas de várias formas e em diferentes contextos por professores e alunos. Os professores podem usá-los em sala de aula, para envolver e motivar, para reflexão conjunta, para desencadear uma investigação, para um trabalho de projeto, entre outros. Podem também ser explorados de forma autónoma pelos alunos.
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