Conceituário Visual de Filosofia Autoria Publicação Parceiro Institucional
FICHA TÉCNICA TÍTULO Conceituário Visual de Filosofia AUTORIA #EstudoEmCasa Apoia EDIÇÃO E GRAFISMO EstudoEmCasa Apoia Dezembro 2023 PUBLICAÇÃO Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência Os conceitos são a matéria-prima da Filosofia. São a base a partir da qual se articulam problemas, os problemas filosóficos sobre os quais, por sua vez, se propõem teorias. Para surgirem de novo nos argumentos que justificarão essas teorias. Claro que podemos clarificar os conceitos ao mesmo tempo que articulamos os problemas e à medida que vamos testando os argumentos de cada teoria. É o que se faz habitualmente, aliás, sobretudo porque alguns conceitos surgem inevitavelmente associados a este ou àquele filósofo, que nem sempre estão de acordo. Como acontece, por exemplo, com os conceitos de “bem” e de “justiça”. Mas também podemos fazê-lo de outra maneira, quando falamos de conceitos cuja clarificação não gera grande discussão. Como acontece com os conceitos de “entidade abstrata” e de “realidade concreta”, por exemplo, ou de “verdade a priori” e “verdade a posteriori”. Neste caso, será de grande utilidade começar por clarificálos, per si, antes da sua problematização a propósito de diferentes teorias, para que sejam desde logo interiorizados e não tenhamos de reparar neles quando nos aventuramos pelos argumentos de cada uma. À semelhança do que se passa num bailado, em que a técnica e a coreografia estão presentes sem serem notadas, e numa composição visual, em que as formas, as linhas e as cores, além da técnica, surgem fluidamente como partes indistinguíveis de um mesmo e único processo.
Foi esta última ideia de fluidez, sob a égide de que as fronteiras são mais passagens do que barreiras, que levou os professores de Filosofia e de Desenho, taco a taco, a combinar esforços. Uma ideia e um conceito aqui, uma forma e outra linha acolá, assim foram tecendo o conceituário visual. Um conceituário que agora ganha nova expressão, em formato ebook, onde se reúnem os trinta e sete conceitos disponíveis na plataforma do #EstudoEmCasaApoia sob a forma de recursos educativos digitais, desenvolvidos em DAC (Domínios de Autonomia Curricular) com a disciplina de Filosofia e a disciplina de Desenho A, de modo a permitir que os alunos se apropriem desses conceitos filosóficos ao mesmo tempo que exploram dois elementos plásticos essenciais, a cor e a forma, e assim desenvolvam a literacia visual. Para tornar este conteúdo mais inclusivo, a apresentação dos conceitos integra o ColorADD - o alfabeto das cores para daltónicos - e, em simultâneo, a sua descrição em Língua Gestual Portuguesa. A lista de conceitos poderia ter sido diferente, pois claro, ou mais extensa, evidentemente. Mas não muito, uma vez que tiveram como ponto de partida os problemas e teorias propostos pelo programa de Filosofia. Para que professores e alunos, taco a taco também, possam discutir até que ponto estamos em presença de um encontro feliz: será que a proposta visual ilustra convenientemente o conceito? Mais: como fariam se estivessem no lugar do ilustrador? Teriam feito de outra maneira? Como e porquê? Melhor: porque não reúnem esforços também e não fazem o mesmo? Nas turmas de Artes, com a colaboração do professor de Desenho, o desafio de representar visualmente uma ideia, com o auxílio de técnicas distintas, estilos distintos…será um exercício de cooperação, no mínimo, interessante! Fica a sugestão. Em relação às aulas de Filosofia, sem professor de Desenho por perto, o interesse da proposta parece-nos igualmente evidente. Uma vez que se trata de uma oportunidade para parar entre diferentes unidades temáticas, para isolar os conceitos que virão a ser úteis na unidade seguinte, e assim clarificá-los de forma descontraída à partida. Para que fluam e surjam naturalmente logo que necessários, mais tarde, durante a discussão das teorias e dos argumentos, como naturalmente surge a técnica, sem que tenhamos de reparar nela, num bailado e numa composição visual.
VÍDEO COM INTÉRPRETE DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA
Índice LIVRE-ARBÍTRIO 6 | DETERMINISMO 8 | INDETERMINISMO 10 | COMPATIBILISMO 12 | INCOMPATIBILISMO 14 | CRENÇA 16 | CETICISMO 18 | FUNDACIONALISMO 20 | EMPIRISMO 22 | RACIONALISMO 24 | COERENTISMO 26 | CONDIÇÃO SUFICIENTE 28 | CONDIÇÃO NECESSÁRIA 30 | CONDIÇÃO NECESSÁRIA E SUFICIENTE 32 | CONTRADIÇÃO 34 | PARADOXO 36 | VALOR DE VERDADE 38 | ÉTICA CONSEQUENCIALISTA 40 | ÉTICA DEONTOLÓGICA 42 | FALSIFICACIONISMO 44 | VERIFICACIONISMO 46 | SUBJETIVISMO MORAL 48 | RELATIVISMO MORAL 50 | OBJETIVISMO MORAL 52 | TEÍSMO 54 | ATEÍSMO 56 | MONOTEÍSMO 58 | FIDEÍSMO 60 | A POSTERIORI 62 | A PRIORI 64 | CONTINGENTE 66 | NECESSÁRIO 68 | ABSTRATO 70 | CONCRETO 72 | OBJETIVO 74 | SUBJETIVO 76 | VÉU DA IGNORÂNCIA 78 | SUGESTÕES COMPLEMENTARES 80 |
estado mental que tem como conteúdo uma proposição, verdadeira ou falsa, ou a proposição que constitui o conteúdo desse estado mental.
Como complemento a este Conceituário Visual de Filosofia apresentam-se outras sugestões de recursos educativos digitais relacionados com a disciplina de Filosofia e que estão disponíveis na plataforma do #EstudoEmCasa Apoia, nomeadamente os 6 cursos online, de livre acesso, e a coleção de 8 podcasts “CafécomSócrates” com entrevistas a vários convidados. Cursos de Filosofia | Área de Integração Podcasts “Café com Sócrates” 1|Filosofia da Religião Domingos Faria 2|Filosofia da Ciência Ana da Gama 3|Ética Susana Cadilha Formas de Inferência Válida Introdução ao Universo das Falácias: Faláxia O problema do Livre arbítrio
4|Filosofia da Arte Aires Almeida 5|Filosofia do Conhecimento Diogo Lidónio 6|Filosofia Política Carlos Marques 7|Metafísica Luís Veríssimo 8|Lógica Ricardo Santos Filosofia da Arte Filosofia da Religião O que são os Valores?
Dezembro 2023 Estudo autónomo… Acredita, és capaz!
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