E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 91 Estudo aprofundado Preditores do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo do ensino básico: o papel do contexto regional num estudo nacional no contexto pós-pandémico Subsequentemente, foram realizadas análises de regressão múltipla por região NUTS II, de forma a analisar as relações unidirecionais entre o comportamento prossocial com as variáveis sociodemográficas (género, nível de escolaridade dos pais/cuidadores, medida de ação social escolar) e as variáveis individuais (sintomas de internalização e externalização). A Tabela 3 apresenta os resultados obtidos pelo estudo dos fatores associados ao comportamento prossocial na região Norte. Tabela 3 Coeficientes da análise de regressão múltipla na previsão do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo na região Norte (N = 1337) Coeficientes Não Estandartizados Coeficiente Estandartizado Estatísticas de Colinearidade B ES β t p Tolerância VIF Constante 3,810 0,334 11,397 0,000*** Obedece 0,712 0,092 0,225 7,754 0,000*** 0,710 1,408 Tem um amigo 0,917 0,116 0,205 7,900 0,000*** 0,891 1,122 Luta/ameaça -0,448 0,102 -0,128 -4,377 0,000*** 0,704 1,421 Os outros gostam dele 0,726 0,118 0,168 6,135 0,000*** 0,796 1,256 Acaba o que começa 0,285 0,072 0,104 3,960 0,000*** 0,866 1,154 Triste -0,383 0,090 -0,119 -4,229 0,000*** 0,757 1,322 Género 0,328 0,096 0,087 3,417 0,001*** 0,930 1,076 Preocupações 0,197 0,080 0,068 2,475 0,013* 0,794 1,260 Enerva-se/ birras -0,217 0,089 -0,073 -2,430 0,015* 0,661 1,512 ***p< 0,001; *p< 0,05.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==