E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 92 Estudo aprofundado Preditores do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo do ensino básico: o papel do contexto regional num estudo nacional no contexto pós-pandémico Foi obtida uma equação de regressão significativa, R2 = 38%, F (9, 1042) = 70,05, p < 0,001, evidenciando um modelo composto por nove variáveis independentes preditoras, que explicaram 37% da variância (R2 ajustado). De acordo com o modelo obtido na região Norte, o comportamento prossocial foi explicado pelo género, pelos sintomas emocionais relativos a tristeza e preocupação, pelos problemas de comportamento relativos a birras, cumprimento de regras e lutas, pelos problemas com os pares relativos ao número de amigos e empatia e pelos sintomas de hiperatividade relacionados com a capacidade de manter a atenção concentrada (Tabela 3). Como pode ser observado na Tabela 3, ser rapariga, apresentar menos sintomas de tristeza e mais preocupações, ter maior facilidade no cumprimento de regras e menos birras e lutas, mais amigos e empatia e maior capacidade de concentração da atenção foram preditores de um melhor comportamento prossocial nos alunos da região Norte. Na Tabela 4 são apresentados os resultados obtidos na região Centro. Nesta região, foi obtida uma equação de regressão significativa, R2 = 33%, F(11, 997) = 44,97, p < 0,001, que evidenciou um modelo composto por 11 variáveis independentes preditoras, explicando 32% (R2 ajustado) da variância total. Na região Centro, de acordo com o modelo obtido, o comportamento prossocial foi explicado pelo género, pelos sintomas emocionais relativos a queixas de dores, pelos problemas de comportamento relativos ao cumprimento de regras, lutas e mentiras, pelos problemas com os pares relacionados com o número de amigos, empatia, isolamento e perceção de intimidação e pelos sintomas de hiperatividade relacionados com a capacidade de controlo dos impulsos e agitação motora (Tabela 4).

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