E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 90 Estudo aprofundado Preditores do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo do ensino básico: o papel do contexto regional num estudo nacional no contexto pós-pandémico Os resultados obtidos através das análises de correlação demonstraram a existência de correlações fracas a moderadas, no sentido esperado, e estatisticamente significativas, entre o comportamento prossocial com todos os itens de internalização e externalização do SDQ, as quais variaram entre r= -0,06 (“Tem muitas preocupações, parece sempre preocupado.”, p < 0,001) e r= 0,39 (“Em geral as outras crianças gostam dele.”, p < 0,001). A idade dos alunos não se correlacionou de forma estatisticamente significativa com a dimensão do comportamento prossocial pelo que foi excluída das análises de regressão posteriores (Tabela 2). Tabela 2 Coeficientes de correlação entre a idade (Pearson) e os itens doSDQ (Spearman) como Comportamento Prossocial Comportamento Prossocial Idade -0,02 Dimensão: Sintomas Emocionais Queixa-se frequentemente de dores de cabeça, dores de barriga ou vómitos. -0,10*** Tem muitas preocupações, parece sempre preocupado. -0,06*** Anda muitas vezes triste, desanimado ou choroso. -0,20*** Em situações novas é receoso, muito agarrado e pouco seguro. -0,17*** Tem muitos medos, assusta-se com facilidade. -0,09*** Dimensão: Problemas de Comportamento Enerva-se muito facilmente e faz muitas birras. -0,26*** Obedece com facilidade, faz habitualmente o que os adultos lhe mandam. 0,37*** Luta frequentemente com as outras crianças, ameaça-as ou intimida-as. -0,30*** Mente frequentemente ou engana. -0,27*** Rouba em casa, na escola ou em outros sítios. -0,11*** Dimensão: Hiperatividade É irrequieto, muito mexido, nunca para quieto. -0,23*** Não sossega. Está sempre a mexer as pernas ou as mãos. -0,22*** Distrai-se com facilidade, está sempre com a cabeça no ar. -0,24*** Pensa nas coisas antes de as fazer. 0,33*** Geralmente acaba o que começa, tem uma boa atenção. 0,30*** Dimensão: Problemas com os Colegas Tem tendência a isolar-se, gosta mais de brincar sozinho. -0,23*** Tem pelo menos um bom amigo. 0,30*** Em geral as outras crianças gostam dele. 0,39*** As outras crianças metem-se com ele, ameaçam-no ou intimidam-no. -0,16*** Dá-se melhor com adultos do que com outras crianças. -0,11*** *** p< 0,001.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==