E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 89 Estudo aprofundado Preditores do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo do ensino básico: o papel do contexto regional num estudo nacional no contexto pós-pandémico Tendo em perspetiva a literatura na área dos determinantes de saúde e, especificamente, acerca dos fatores associados ao desenvolvimento positivo, foram considerados como potenciais fatores preditores do comportamento prossocial os itens relativos aos sintomas de internalização e externalização do SDQ e as variáveis sociodemográficas relativas aos alunos (género e idade), aos pais/cuidadores (escolaridade completa) e ao contexto (medida de ação social escolar). O comportamento prossocial foi calculado a partir das respostas fornecidas pelos educadores e professores aos cinco itens que compõem esta dimensão do SDQ. Os níveis de medida de cada uma das potenciais variáveis independentes incluídas nas análises dos preditores do comportamento prossocial são apresentados na Tabela 1. Tabela 1 Níveis demedida das variáveis independentes incluídas no estudo dos fatores preditores do comportamento prossocial nas crianças da educação pré-escolar e nos alunos do 1.º ciclo do ensino básico Variável Independente Nível de medida Respostas Género Nominal 1 = Masculino; 2 = Feminino Idade Intervalar 5= 5 anos; 6= 6 anos; 7= 7 anos; 8= 8 anos; 9=9 anos; 10=10 anos;11 = 11 anos Escolaridade do pai/cuidador Ordinal 1 = Ensino Básico ou Inferior; 2 = Ensino Secundário; 3 = Ensino Superior Escolaridade da mãe/cuidador Ordinal 1 = Ensino Básico ou Inferior; 2 = Ensino Secundário; 3 = Ensino Superior Escalão de Ação Social Escolar Ordinal 1 = Escalão A; 2 = Escalão B; 3 = Escalão C; 4 = Sem Escalão Itens de internalização (5 itens) e externalização (15 itens) do SDQ Ordinal 0 = Não é verdade; 1 = É pouco verdade; 2 = É muito verdade Resultados

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