I &D | 2 5 a n o s d e E s t a t í s t i c a s o f i c i a i s em P o r t u g a l P á g . | 2 6 a ser inquiridas por serviço hospitalar, ou por unidade do mesmo nível hierárquico, situação que obrigou ao recenseamento de todos os serviços clínicos ou de apoio à prática clínica de todas as instituições hospitalares públicas e de algumas instituições privadas hospitalares sem fins lucrativos do país. Não obstante a complexidade e morosidade desse processo, esta foi a única forma encontrada para garantir o mapeamento detalhado dessas atividades neste subsetor. De forma sucinta, o processo consistiu na recolha, através de contacto telefónico, correio eletrónico ou consulta de website institucional, dos serviços hospitalares em funcionamento nas instituições hospitalares que constavam da lista de instituições hospitalares públicas nacionais do Serviço Nacional de Saúde facultada pela ACSS. Para além destas, foi recolhida informação sobre as instituições localizadas nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, as de natureza militar e as instituições hospitalares privadas sem fins lucrativos com registo de atividades de I&D em inquirições anteriores do IPCTN. Estas últimas, representavam um número residual no conjunto das instituições consideradas. Após compilação, a informação foi validada junto do Diretor Clínico de cada instituição hospitalar e somente após a sua confirmação os serviços foram considerados elegíveis para inquirição no IPCTN. Adicionalmente, foi estabelecido que cada instituição hospitalar teria um único interlocutor com a responsabilidade de gerir as respostas ao IPCTN, garantindo que os serviços e os seus responsáveis preenchiam e submetiam os questionários nos prazos definidos, bem como de informar a entidade responsável pela realização do IPCTN sobre atualizações ou alterações na composição dos serviços24 . Estas funções ficaram na dependência do Diretor Clínico, cargo que foi identificado como o mais adequado para as desempenhar25. O processo de lançamento desta edição do IPCTN também foi acompanhado pelo envio de um memorando às instituições participantes com a descrição do inquérito, a sua importância e a indicação dos interlocutores na instituição hospitalar e na entidade responsável à data pela realização do inquérito. As modificações realizadas tiveram resultados francamente positivos com estas instituições a registarem, comparativamente a anos anteriores, respostas mais rápidas e maiores taxas de resposta e qualidade dos dados reportados. 24 Sobretudo no que respeita a extinções ou fusões de que esses serviços hospitalares pudessem ser alvo. 25 Ao longo do tempo essa incumbência foi assumida pelo Presidente do Conselho de Administração em algumas instituições.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==