I&D | 25 anos de Estatísticas Oficiais em Portugal

I &D | 2 5 a n o s d e E s t a t í s t i c a s o f i c i a i s em P o r t u g a l P á g . | 1 3 2 Quadro 37 - Despesa em I&D no setor Ensino Superior, a preços correntes, por domínio de investigação e desenvolvimento Ano Domínio de investigação e desenvolvimento Total1 Ciências exatas Ciências naturais Ciências da engenharia e tecnologias Ciências médicas e da saúde Ciências agrárias e veterinárias Ciências sociais Humanidades e artes Milhões de € Milhões de € % Milhões de € % Milhões de € % Milhões de € % Milhões de € % Milhões de € % Milhões de € % 2005 425,2 72,2 17% 52,0 12% 106,0 25% 34,9 8% 31,3 7% 78,3 18% 50,5 12% 2007 587,0 95,8 16% 65,7 11% 147,3 25% 57,0 10% 35,8 6% 114,8 20% 70,6 12% 2008a 891,3 149,6 17% 119,6 13% 185,8 21% 120,5 14% 39,7 4% 188,1 21% 88,1 10% 2009 1 013,7 149,7 15% 90,9 9% 228,9 23% 132,2 13% 46,5 5% 233,5 23% 131,9 13% 2010 1 016,6 145,6 14% 98,1 10% 229,1 23% 131,6 13% 45,5 4% 226,2 22% 140,6 14% 2011 933,8 135,5 15% 91,2 10% 206,0 22% 118,2 13% 43,3 5% 211,7 23% 127,9 14% 2012 846,0 131,2 16% 84,6 10% 182,0 22% 109,4 13% 42,3 5% 177,2 21% 119,3 14% 2013b 1 008,3 139,2 14% 150,9 15% 215,0 21% 124,4 12% 35,0 3% 197,5 20% 146,3 15% 2014 1 018,0 143,9 14% 149,8 15% 212,3 21% 127,5 13% 34,6 3% 199,9 20% 150,0 15% 2015 1 017,6 125,7 12% 142,7 14% 227,7 22% 137,2 13% 31,9 3% 214,3 21% 138,1 14% 2016 1 068,1 144,8 14% 142,4 13% 232,1 22% 145,3 14% 33,0 3% 221,8 21% 148,8 14% 2017 1 099,6 147,2 13% 152,8 14% 243,7 22% 151,3 14% 33,8 3% 228,3 21% 142,4 13% 2018 1 152,7 150,1 13% 170,6 15% 258,6 22% 151,8 13% 38,1 3% 240,3 21% 143,4 12% 2019 1 210,7 155,2 13% 186,8 15% 275,6 23% 164,3 14% 37,5 3% 244,8 20% 146,5 12% 2020 1 165,1 154,3 13% 182,8 16% 262,4 23% 156,9 13% 37,4 3% 231,3 20% 140,0 12% Nota(s): 1 Os totais apresentados podem não corresponder à soma das parcelas por razões de arredondamento automático. a Quebra de série: em 2008 deu-se uma quebra de série decorrente do processo de articulação da informação do IPCTN com o sistema de monitorização dos docentes do ensino superior - REBIDES, passando a quantificar-se no setor Ensino Superior a atividade de I&D desenvolvida pelos docentes não reportados pelos centros de I&D. b Quebra de série: os dados de 2013 por setor refletem uma quebra de série relativamente aos anos anteriores nos setores Ensino Superior e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos (IPSFL) devido à reafetação setorial de várias IPSFL ao setor Ensino Superior. Este processo decorreu de uma análise exaustiva dos critérios recomendados no Manual de Frascati para a classificação setorial das entidades que realizam I&D. Esta quebra de série, todavia, não afeta a comparabilidade da despesa total nacional em I&D ao longo dos anos. Fonte(s): DGEEC, Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN).

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