I &D | 2 5 a n o s d e E s t a t í s t i c a s o f i c i a i s em P o r t u g a l P á g . | 1 2 8 Quadro 33 - Despesa em I&D no setor Ensino Superior, a preços correntes, por tipo de despesa Ano Tipo de despesa Total1 Despesas Correntes Com pessoal Outras despesas correntes Despesas de Capital Terrenos, Construções e Instalações Instrumentos e Equipamento Milhões de € Milhões de € % Milhões de € % Milhões de € % Milhões de € % Milhões de € % Milhões de € % 1995 170,4 159,6 94% 135,1 79% 24,5 14% 10,9 6% 2,5 1% 8,4 5% 1997 231,0 216,3 94% 183,0 79% 33,4 14% 14,7 6% 1,2 1% 13,5 6% 1999 314,4 291,5 93% 234,7 75% 56,8 18% 22,8 7% 2,9 1% 20,0 6% 2001 380,6 360,0 95% 292,4 77% 67,6 18% 20,6 5% 0,5 0% 20,1 5% 2003 391,8 376,6 96% 331,9 85% 44,7 11% 15,2 4% 0,7 0% 14,5 4% 2005 425,2 400,3 94% 346,4 81% 53,9 13% 24,9 6% 0,6 0% 24,3 6% 2007 587,0 539,9 92% 423,8 72% 116,1 20% 47,0 8% 13,3 2% 33,7 6% 2008a 891,3 869,8 98% 696,4 78% 173,4 19% 21,5 2% 1,7 0% 19,8 2% 2009 1 013,7 969,8 96% 579,0 57% 390,8 39% 43,9 4% 6,5 1% 37,4 4% 2010 1 016,6 965,4 95% 705,2 69% 260,2 26% 51,2 5% 8,5 1% 42,7 4% 2011 933,8 882,3 94% 618,1 66% 264,2 28% 51,5 6% 13,2 1% 38,3 4% 2012 846,0 794,0 94% 559,5 66% 234,6 28% 52,0 6% 11,8 1% 40,2 5% 2013b 1 008,3 949,9 94% 697,7 69% 252,1 25% 58,4 6% 15,3 2% 43,2 4% 2014 1 018,0 965,9 95% 714,1 70% 251,9 25% 52,1 5% 8,5 1% 43,6 4% 2015 1 017,6 962,8 95% 717,8 71% 245,0 24% 54,8 5% 9,1 1% 45,8 4% 2016c 1 068,1 1 028,0 96% 571,1 53% 456,9 43% 40,1 4% 5,8 1% 34,3 3% 2017 1 099,6 1 056,2 96% 575,1 52% 481,1 44% 43,5 4% 9,2 1% 34,2 3% 2018 1 152,7 1 094,0 95% 579,9 50% 514,1 45% 58,7 5% 12,2 1% 46,5 4% 2019 1 210,7 1 149,7 95% 622,6 51% 527,1 44% 60,9 5% 11,7 1% 49,3 4% 2020 1 165,1 1 108,4 95% 635,8 55% 472,6 41% 56,8 5% 8,3 1% 48,4 4% Nota(s): 1 Os totais apresentados podem não corresponder à soma das parcelas por razões de arredondamento automático. a Quebra de série: em 2008 deu-se uma quebra de série decorrente do processo de articulação da informação do IPCTN com o sistema de monitorização dos docentes do ensino superior - REBIDES, passando a quantificar-se no setor Ensino Superior a atividade de I&D desenvolvida pelos docentes não reportados pelos centros de I&D. b Quebra de série: os dados de 2013 por setor refletem uma quebra de série relativamente aos anos anteriores nos setores Ensino Superior e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos (IPSFL) devido à reafetação setorial de várias IPSFL ao setor Ensino Superior. Este processo decorreu de uma análise exaustiva dos critérios recomendados no Manual de Frascati para a classificação setorial das entidades que realizam I&D. Esta quebra de série, todavia, não afeta a comparabilidade da despesa total nacional em I&D ao longo dos anos. c Quebra de série: em 2016 os dados das rubricas "Despesas com pessoal" e "Outras despesas correntes" refletem uma quebra de série relativamente a anos anteriores devido à reafetação nesta última rubrica das despesas com pessoal externo em atividades de I&D nas unidades, de acordo com as recomendações do Manual de Frascati (2015). Esta quebra de série, todavia, não afeta a comparabilidade anual da despesa total nacional em I&D. Fonte(s): DGEEC, Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN).
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