InfoDGEEC1

SITUAÇÃO ENSINO SUPERIOR 15 Info N.º 1 Jan. 2023 Aceda ao Relatório Situação após 1 ano dos inscritos no 1.º ano, pela 1.ª vez, no ensino superior –2013/2014 a 2020/2021 Este relatório apresenta os principais resultados de um conjunto de exercícios de seguimento do trajeto escolar dos alunos que ingressaram no 1.º ano, pela 1.ª vez, nos cursos de ensino superior correspondentes aos ciclos de estudo: Técnico Superior Profissional (TeSP); Licenciatura 1.º ciclo; Mestrado Integrado; Mestrado 2.º ciclo e Doutoramento 3.º ciclo. O objetivo do relatório era verificar a situação destes inscritos, em cada par estabelecimento/curso no ano letivo seguinte à sua inscrição no 1.º ano, pela 1.ª vez, desagregando os resultados por ciclo de estudos, natureza do estabelecimento e tipo de ensino. A metodologia seguida baseia-se na ligação da informação RAIDES (Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior) relativa aos inscritos de um ano letivo com os inscritos e diplomados do ano letivo seguinte. Situação após 1 ano dos inscritos no 1.º ano, pela 1.ª vez, no ensino superior, por curso/ciclo de estudo –2019/2020 ->2020/2021 • Dos inscritos no 1.º ano, pela 1.ª vez no ensino superior, em 2019/2020, foram os dos cursos de Mestrado integrado que mais permaneceram no mesmo par estabelecimento/curso no ano letivo seguinte (87%). Nos cursos TeSP a percentagem foi de 68%. • Por sua vez, os Cursos TeSPsão os que apresentam a maior percentagem de não diplomados no mesmo par estabelecimento/curso e não inscritos no ensino superior nacional, no ano seguinte ao de ingresso (24%) e os Mestrados integrados os que apresentam a menor percentagem (4%). Mestrado Integrado 87% + Cursos TeSP 68% - % Inscritos no mesmo par estabelecimento/curso, 2019/2020->2020/2021 • Analisando por natureza do estabelecimento de ensino e tipo de ensino, verifica-se que as percentagens dos inscritos que permaneceram em 2020/2021 no mesmo par estabelecimento/curso é igual nos cursos de Mestrado integrado e nos CTeSP, nas instituições de ensino superior públicas e privadas. • Nas licenciaturas de 1.º ciclo há uma homogeneidade de comportamento em ambas as naturezas e tipos de ensino, com valores a oscilar entre os 79% e os 81%. • Nos Mestrados de 2.º ciclo verifica-se uma ligeira diferença, em relação aos que permanecem no ano 2020/2021 no mesmo par estabelecimento/curso, entre o ensino politécnico público e o privado, com uma vantagem de 3 p.p. para o politécnico público (75%) e entre o ensino universitário público e o privado, com uma vantagem de 1 p.p. para o universitário público (80%); vantagem que também se mantém nos Doutoramentos de 3.º ciclo (mais 3 p.p. para o ensino universitário público, com 77%). 68% 80% 87% 78% 77% 5% 4% 5% 2% 1% 24% 11% 4% 16% 18% 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% 100% Curso TeSP Licenciatura 1.º ciclo Mestrado integrado Mestrado 2.º ciclo Doutoramento 3.º ciclo Diplomado no mesmo par estabelecimento/ curso Inscrito no mesmo par estabelecimento/ curso Não inscrito nem diplomado no mesmo par estabelecimento/curso, mas inscrito noutro curso do mesmo estabelecimento Não inscrito nem diplomado no mesmo par estabelecimento/curso, mas inscrito noutro estabelecimento Não inscrito no ensino superior nacional, nem diplomado no mesmo par estabelecimento/curso, mas obteve um diploma intermédio Não diplomado no mesmo par estabelecimento/curso e não inscrito no ensino superior nacional

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==