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14 Aceda ao Relatório INQUÉRITO ÀS NEE NO ENSINO SUPERIOR 2021/2022 –Caraterização da situação educativa do aluno Informação relativa a alunos inscritos no ensino superior com necessidades especiais de educação (NEE) que os estabelecimentos de ensino superior identificaram no decurso do ano letivo 2021/2022. Inquérito de resposta facultativa, cuja informação serve sobretudo para adquirir conhecimento desta realidade que permita desenvolver medidas sustentadas que incrementem melhorias no apoio e na inclusão de toda a população escolar. Entende-se por necessidades especiais de educação (NEE) aquelas que resultam do “(…) conjunto de limitações significativas ao nível da atividade e da participação num ou vários domínios de vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de carácter permanente, resultando em dificuldades continuadas ao nível da comunicação, aprendizagem, mobilidade, autonomia, relacionamento interpessoal e participação social” “(…) dando lugar à mobilização de serviços especializados para promover o potencial de funcionamento biopsicossocial(…)" (2001, OMS; 2017, INE). Distribuição dos Alunos com Necessidades Especiais de Educação inscritos no ensino superior em 2021/2022, por condição de saúde (%) Distribuição dos Alunos com Necessidades Especiais de Educação inscritos no ensino superior em 2021/2022, por tipo de adaptação no processo de ensino/aprendizagem (%) Na distribuição dos alunos inscritos com NEE que responderam ao Inquérito, por natureza do estabelecimento, tipo de ensino e sexo, verificou-se a seguinte partição: • 88,9% são do ensino público e 11,1% do ensino privado • 66,7% do ensino universitário e 33,3% do ensino politécnico • 44,4% do sexo masculino e 55,6% do sexo feminino. As condições de saúde afetaram alguns domínios da atividade académica, nomeadamente: • “Aprendizagem e aplicação de conhecimentos” • “Interações e relacionamentos interpessoais” • “Comunicação” • “Mobilidade” • “Outro domínio” • “Autocuidados”. • 41,2% dos alunos respondentes indicaram ter recebido alguma bolsa de estudo ou de formação. Destes, 55,9% receberem bolsas destinadas à frequência do ensino superior para alunos com incapacidade igual ou superior a 60%, e 53% receberam bolsas de ação social do ensino superior. Info N.º 1 Jan. 2023 • 69% dos alunos entraram no ensino superior pelo concurso nacional de acesso edestes, 71,5% foram colocados pelo contingente geral, e 24,1% pelo contingente especial para candidatos com deficiência física ou sensorial. 0,4% 0,8% 2,1% 3,9% 5,5% 6,1% 8,1% 9,4% 10,1% 10,2% 11,1% 12,2% 20,1% 0,0% 5,0% 10,0% 15,0% 20,0% 25,0% Limitação da fala Perturbação do desenvolvimento intelectual Perturbação neurocognitiva Doença oncológica Limitação auditiva ou surdez Limitação visual ou cegueira Doença mental Perturbação de défice de atenção/hiperatividade Perturbação do espetro do autismo Perturbação da aprendizagem Limitação motora Doença crónica Outra condição

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