UM MARCO NA PREVENÇÃO - Caderno 3

A Proteção Civil na Educação vamos ler… Desenvolvida pelo Estado como atividade multissectorial de prevenção de riscos coletivos (acidentes graves, desastres e catástrofes), proteção e socorro de pessoas e bens em perigo, os propósitos da proteção civil e a eficácia da sua missão adquirem robustez na sociedade e consolidam o seu valor universal na responsabilidade compartilhada com o cidadão. No meio físico, continental e insular, em que as sociedades tomam assentamento, nos modos como o ocupam e se organizam, as únicas constantes que revertem para o cidadão como fatores imprevisíveis e condicionantes do seu bem-estar e da segurança comum são os dinamismos da evolução planetária, patentes nos impactos de acidentes e desastres naturais, e as incertezas induzidas pela ação humana. Na consciência dos cidadãos, na ponderação e na tomada de decisão individual, em todos os momentos e circunstâncias, reside a edificação de uma sociedade esclarecida e preparada para prever e evitar riscos, superar vulnerabilidades, adotar medidas de autoproteção e dispor de respostas adequadas em diferentes situações e contextos de acidente, desastre e catástrofe. A proteção civil, na sua dimensão preventiva, é um domínio do conhecimento da maior importância em todo o percurso de vida do cidadão, tal como a educação constitui a sua mais útil instância formativa na aquisição de valores, na promoção de saberes, no exercício de uma cidadania inclusiva, consciente dos seus deveres individuais e das responsabilidades comuns a todos. Onde quer que a vida seja desenvolvida no território nacional, na área administrativa do concelho ou da freguesia, a todo o tempo, as populações locais encontram-se sujeitas a riscos de causas diversas, consoante a origem do evento natural ou antrópico, com probabilidade de ocorrência mais ou menos frequente. Dar a conhecer, desde cedo, ao cidadão as condições dinâmicas e disruptivas de alteração do meio físico e social em que a vida comum ocorre, preparando a população para prevenir e evitar eventos adversos, constitui um contributo decisivo da educação no sucesso da missão e das atividades de proteção civil, nos vários patamares da administração do território, local, regional e nacional. 28

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