5 o desenvolvimento e a melhoria do sistema educativo de um país durante um período específico. Estes planos são por isso fundamentais, a processos de definição de prioridades, a processos de alocação de recursos, e à garantia da qualidade e eficácia da educação em todos os níveis; adicionalmente, são úteis à reflexão técnica e académica, pois permitem problematizar e entender as políticas que são colocadas ou não em prática (Beech & Meo, 2016). Em particular, a análise de um plano nacional de educação é importante para o Grupo de Peritos em Estatísticas porque: • por um lado, permite um exame aprofundado do conteúdo e dos objetivos delineados no plano; • por outro, porque ao examinar os detalhes do plano, pode-se obter uma compreensão abrangente das melhores estratégias e iniciativas para a implementação e práticas educativas mais eficazes; • por fim, porque permite verificar as utilizações de dados recolhidos que melhor se adequam às quantificações que se pretendem obter, em perspetiva comparada, como matrículas, qualificações dos professores ou custos com educação. As discussões a respeito da implementação, acompanhamento e avaliação dos planos varia consideravelmente entre os diferentes envolvidos na esfera política, social e económica, ampliando as possibilidades e restrições das ferramentas quantitativas e qualitativas (Ball & Bowe, 1992). Os dados quantitativos são uma componente crucial no planeamento educativo, fornecendo informações objetivas e mensuráveis para orientar os processos de tomada de decisão. As quantificações permitem a avaliação sistemática dos resultados educacionais, a alocação de recursos e a eficácia das intervenções nos planos educativos. Para o prosseguimento do segundo objetivo, os Estados-membros da CPLP responderam, durante o mês de novembro de 2023, a um questionário eletrónico “Relatório 2022-2023 CPLP - dados qualitativos”. Como referido, este relatório tem como principal abordagem dados qualitativos sobre o ISCED 11, não obstante foram também recolhidas informações de carácter mais geral sobre políticas públicas de educação, sistemas de ensino e sobre o sistema de recolha de informação estatística sobre educação em cada um dos países. 1 Classificação Internacional Tipo da Educação 2011 (CITE 2011/ISCED 2011). “A Classificação Internacional Tipo da Educação (CITE) pertence à família das classificações económicas e sociais internacionais das Nações Unidas aplicáveis nas estatísticas à escala mundial para recolha, compilação e análise de dados comparáveis internacionalmente. A CITE constitui a classificação de referência que permite organizar os programas de educação e as correspondentes qualificações por níveis de escolaridade e áreas de estudo. A CITE resulta de um acordo internacional e foi adotada formalmente pela Conferência Geral dos Estados-Membros da UNESCO.” (UNESCO, 2011: 2).
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==