E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 168 Estudo aprofundado Satisfação coma vidados alunos: influência de variáveis pessoais e contextuais, comfoconoecossistema escolar Finalmente a confiança e a conexão apresentaram associações significativas com o sentimento de pertença à escola, bullying, relação com os professores e ansiedade com os testes, enquanto que a competência apresentou associações significativas apenas com o sentimento de pertença à escola e a ansiedade com os testes. Todas estas relações apresentaram o sentido esperado (e.g., mais confiança, mais competência, mais conexão estão associadas a maior sentimento de pertença à escola), à exceção da associação entre a confiança e a relação com os professores (mais confiança, menor relação com os professores) e da conexão com a ansiedade com os testes (maior conexão, maior ansiedade com os testes). Apesar da magnitude destas associações não ser muito expressiva, são relações que deverão ser futuramente exploradas. No caso da associação entre a confiança e a relação com os professores, é possível que a manifestação de confiança por parte dos alunos, possa ser descodificada pelos professores como desadequada ou excessiva em contextos particulares, o que por sua vez pode afetar negativamente a relação professor-aluno. No caso da conexão da ansiedade com os testes, é possível que a pressão para corresponder às expetativas das pessoas importantes possa aumentar os níveis de ansiedade em relação às provas académicas. De todas estas relações, destaca-se pela sua magnitude, o impacto da competência e da conexão no sentimento de pertença à escola, a confiança na ansiedade em relação aos testes e novamente a conexão na relação com os professores. Os resultados obtidos devem ser interpretados em função das limitações do estudo, que incluem um desenho transversal e os potenciais erros resultantes do autorrelato, que constituiu a única fonte dos dados utilizada. Apesar destas limitações, é de salientar que este estudo incluiu um número alargado de participantes adolescentes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, representativo da população escolar portuguesa dos níveis/ciclo em questão.

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