E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 167 Estudo aprofundado Satisfação coma vidados alunos: influência de variáveis pessoais e contextuais, comfoconoecossistema escolar Por sua vez, o mal-estar surgiu associado significativamente a cinco das variáveis em estudo: positivamente com a ansiedade com os testes e com o bullying, e negativamente com a conexão, competência e sentimento de pertença à escola. O impacto do bullying nos sintomas de mal-estar e na saúde mental dos adolescentes é bem conhecido, nomeadamente depressão, ansiedade e ideação suicida (Moore et al., 2017), bem como em variáveis de âmbito escolar (Armitage, 2021), nomeadamente no sentimento de pertença à escola, no absentismo e na ansiedade para os testes (Modecki et al., 2014). A confiança, que se traduz na visão do jovem sobre seu valor positivo global e sobre as suas capacidades, tem sido encontrada como um fator importante no campo do bem-estar, sendo referido em alguns estudos como um potencial fator de vulnerabilidade para o surgimento de problemas de saúde mental (Jiang, 2020; Masselink et al., 2017). Ainda neste campo, a conexão e o sentimento de pertença à escola surgiram com o esperado impacto negativo no mal-estar, uma vez que o sentimento de pertença a contextos e grupos significativos, e as ligações que se estabelecem nesses sistemas, são fundamentais para o bem-estar ao longo da vida e em particular na adolescência (Allen et al., 2016; Holt-Lunstad, 2022; Webster et al., 2021). Ao contrário do esperado (Aldridg & McChesney, 2018), a relação com os professores não surgiu como significativa no campo do mal-estar. A relação com os professores tem sido encontrada como um fator especialmente importante para vários resultados no domínio académico, nomeadamente no sentimento de pertença à escola (Allen et al., 2016), na satisfação com a escola (Simões et al., 2012) e nos resultados académicos (Simões et al., 2018), no entanto não surgiu neste estudo com uma associação significativa com o mal-estar. É possível que o seu impacto seja mediado por outros fatores não contemplados neste estudo e como tal não tenha sido possível captar esta relação.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==