E-book Saúde Psicológica e Bem-estar

Saúde Psicológica e Bem-estar | Observatório Escolar 107 Estudo aprofundado Preditores do comportamento prossocial nas crianças inscritas na educação pré-escolar e nos alunos matriculados no 1.º ciclo do ensino básico: o papel do contexto regional num estudo nacional no contexto pós-pandémico Matos, M. G., Branquinho, C., Noronha, C., Moraes, B., Santos, O., Carvalho, M., Simões, C., Marques, A., Tomé, G., Guedes, F., Cerqueira, A., Francisco, R. & Gaspar, T. (2022). Relatório técnico “Saúde psicológica e bemestar – Observatório de Saúde Psicológica e Bem-Estar: Monitorização e Ação”. Disponível em https://www.dgeec.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=1357&fileName=SaudePsi_final.pdf Memmott-Elison, M. K., Holmgren, H. G., Padilla-Walker, L. M., & Hawkins, A. J. (2020). Associations between prosocial behavior, externalizing behaviors, and internalizing symptoms during adolescence: A meta-analysis. Journal of Adolescence, 80(1), 98 –114. doi.org/10.1016/j.adolescence.2020.01.012 Pettit, G. S., Laird, R. D., Dodge, K. A., Bates, J. E., & Criss, M. M. (2001). Antecedents and behavior‐problem outcomes of parental monitoring and psychological control in early adolescence. Child Development, 72(2), 583-598. doi.org/10.1111/1467-8624.00298 Reppold, C., Pacheco, J., Bardagi, M. & Hutz, C. (2002). Prevenção de problemas de comportamento e desenvolvimento de competências psicossociais em crianças e adolescentes: Uma análise das práticas educativas e dos estilos parentais. Em C. Hutz (Org.), Situações de risco e vulnerabilidade na infância e adolescência: Aspectos teóricos e estratégias de intervenção (pp. 9-51). São Paulo: Casa do Psicólogo. Roberts, W., & Strayer, J. (1996). Empathy, emotional expressiveness, and prosocial behavior. Child Development, 67(2), 449-470. doi.org/10.1111/j.1467-8624.1996.tb01745.x Rutter, M. (1985). Resilience in the face of adversity: Protective factors and resistance to psychiatric disorder. The British Journal of Psychiatry, 147(6), 598-611. Van der Graaff, J., Carlo, G., Crocetti, E. et al. (2018). Prosocial behavior in adolescence: Gender differences in development and links with empathy. Journal of Youth and Adolescence, 47(5), 1086 – 1099. doi.org/10.1007/s10964-017-0786-1 van Ham, M., Manley, D., Bailey, N., Simpson, L., Maclennan, D. (2012). Neighbourhood Effects Research: New Perspectives. Dordrecht: Springer. Vaz, A. F. C., Loss, A. B. M., & Figueredo, L. Z. P. (2020). Problemas de comportamento, ansiedade e habilidades sociais de crianças pré-escolares. Revista Psicologia-Teoria e Prática, 22(1). Williams, K. E., & Berthelsen, D. (2017). The development of prosocial behaviour in early childhood: Contributions of early parenting and self-regulation. International Journal of Early Childhood, 49(1), 73-94. doi.org/10.1007/s13158-017-0185-5 Xiao, S. X., Hashi, E. C., Korous, K. M., & Eisenberg, N. (2019). Gender differences across multiple types of prosocial behavior in adolescence: A meta-analysis of the prosocial tendency measure-revised (PTM-R). Journal of Adolescence, 77, 41–58. doi.org/10.1016/j.adolescence.2019.09.003

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