I&D | 25 anos de Estatísticas Oficiais em Portugal

I &D | 2 5 a n o s d e E s t a t í s t i c a s o f i c i a i s em P o r t u g a l P á g . | 9 9 Quadro 6 - Despesa em I&D, a preços correntes, por tipo de investigação Ano Tipo de investigação1 Total2 Investigação Fundamental Investigação Aplicada Desenvolvimento Experimental Milhões de € Milhões de € % Milhões de € % Milhões de € % 1995 460,0 114,7 25% 206,9 45% 138,5 30% 1997 576,9 160,5 28% 246,2 43% 170,2 29% 1999 814,7 213,7 26% 346,8 43% 254,3 31% 2001 1 038,4 250,6 24% 413,0 40% 374,9 36% 2003 1 019,6 258,9 25% 407,1 40% 353,6 35% 2005 1 201,1 304,0 25% 449,4 37% 447,7 37% 2007a 1 972,7 364,8 18% 704,2 36% 903,7 46% 2008b 2 585,1 509,7 20% 898,5 35% 1 176,8 46% 2009 2 771,6 593,2 21% 961,9 35% 1 216,5 44% 2010 2 757,6 623,3 23% 972,8 35% 1 161,5 42% 2011 2 566,4 520,3 20% 984,4 38% 1 061,8 41% 2012 2 320,1 486,6 21% 900,4 39% 933,1 40% 2013 2 258,5 514,0 23% 886,5 39% 858,0 38% 2014 2 232,2 518,1 23% 878,8 39% 835,3 37% 2015 2 234,4 516,5 23% 883,3 40% 834,6 37% 2016 2 388,5 545,7 23% 899,8 38% 943,0 39% 2017 2 585,1 566,9 22% 995,0 38% 1 023,2 40% 2018 2 769,1 593,6 21% 1 098,6 40% 1 076,9 39% 2019 2 991,9 635,3 21% 1 188,3 40% 1 168,2 39% 2020 3 236,2 623,4 19% 1 261,8 39% 1 351,0 42% Nota(s): 1 Os dados de despesa em I&D por tipo de investigação só estão disponíveis para o conjunto dos quatro setores de execução (Empresas, Estado, Ensino Superior e IPSFL) a partir de 1995. 2 Os totais apresentados podem não corresponder à soma das parcelas por razões de arredondamento automático. a Em 2007 decorreu um processo de alargamento e melhoria das fontes administrativas consultadas para a atualização do diretório de empresas do IPCTN, que contribuiu para o aumento do número de empresas com I&D. b Quebra de série: em 2008 deu-se uma quebra de série decorrente do processo de articulação da informação do IPCTN com o sistema de monitorização dos docentes do ensino superior - REBIDES, passando a quantificar-se no setor Ensino Superior a atividade de I&D desenvolvida pelos docentes não reportados pelos centros de I&D. Fonte(s): DGEEC, Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN).

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