I &D | 2 5 a n o s d e E s t a t í s t i c a s o f i c i a i s em P o r t u g a l P á g . | 1 8 3 Quadro 80 - Recursos humanos em I&D no setor Ensino Superior, por função Ano Pessoal total1 Investigadores2 Técnicos Outro pessoal Número ETI3 Número % ETI % Número % ETI % Número % ETI % 1995 12 098 6 484,2 11 001 91% 5 850,1 90% 486 4% 296,6 5% 611 5% 337,5 5% 1997 14 788 8 441,9 13 393 91% 7 475,1 89% 569 4% 405,3 5% 826 6% 561,5 7% 1999 17 766 9 186,9 16 117 91% 8 242,5 90% 845 5% 467,3 5% 804 5% 477,1 5% 2001 19 112 10 172,9 17 276 90% 8 941,6 88% 1 093 6% 735,5 7% 743 4% 495,8 5% 2003 21 488 11 146,9 19 906 93% 10 062,4 90% 839 4% 562,5 5% 743 3% 522,1 5% 2005 22 512 11 680,4 21 384 95% 10 956,4 94% 620 3% 372,1 3% 508 2% 352,0 3% 2007 27 924 14 027,2 26 703 96% 13 113,9 93% 668 2% 469,8 3% 553 2% 443,4 3% 2008a 48 152 24 411,5 46 456 96% 23 138,4 95% 1 048 2% 767,7 3% 648 1% 505,4 2% 2009 49 168 24 965,1 46 717 95% 23 242,1 93% 1 672 3% 1 085,2 4% 779 2% 637,8 3% 2010 50 497 25 091,7 48 677 96% 23 858,5 95% 1 177 2% 726,0 3% 643 1% 507,2 2% 2011 48 080 24 491,4 47 017 98% 23 754,4 97% 772 2% 493,3 2% 291 1% 243,7 1% 2012 48 998 24 513,2 48 007 98% 23 824,8 97% 716 1% 462,7 2% 275 1% 225,7 1% 2013b 55 707 27 752,7 52 827 95% 25 760,1 93% 2 451 4% 1 666,6 6% 429 1% 326,0 1% 2014 54 626 26 870,4 51 924 95% 24 977,6 93% 2 265 4% 1 553,5 6% 437 1% 339,3 1% 2015 55 298 27 001,2 52 325 95% 25 043,2 93% 2 344 4% 1 530,2 6% 629 1% 427,7 2% 2016 57 437 28 265,1 54 248 94% 26 105,7 92% 2 512 4% 1 640,4 6% 677 1% 519,0 2% 2017 57 838 30 077,9 54 307 94% 27 562,4 92% 2 742 5% 1 903,0 6% 789 1% 612,4 2% 2018 61 186 31 450,5 57 532 94% 28 830,8 92% 2 729 4% 1 903,0 6% 925 2% 716,8 2% 2019 61 337 31 556,4 57 416 94% 28 812,4 91% 3 004 5% 2 046,8 6% 917 1% 697,2 2% 2020 59 370 31 504,9 55 476 93% 28 739,8 91% 2 872 5% 1 980,0 6% 1 022 2% 785,2 2% Nota(s): 1 Os totais apresentados podem não corresponder à soma das parcelas por razões de arredondamento automático. 2 O conceito de Investigador foi revisto e alterado em 1995, pelo que foram reajustados os valores dos anos anteriores. 3 ETI - Equivalente a tempo integral. a Quebra de série: em 2008 deu-se uma quebra de série decorrente do processo de articulação da informação do IPCTN com o sistema de monitorização dos docentes do ensino superior - REBIDES, passando a quantificar-se no setor Ensino Superior a atividade de I&D desenvolvida pelos docentes não reportados pelos centros de I&D. b Quebra de série: os dados de 2013 por setor refletem uma quebra de série relativamente aos anos anteriores nos setores Ensino Superior e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos (IPSFL) devido à reafetação setorial de várias IPSFL ao setor Ensino Superior. Este processo decorreu de uma análise exaustiva dos critérios recomendados no Manual de Frascati para a classificação setorial das entidades que realizam I&D. Esta quebra de série, todavia, não afeta a comparabilidade da despesa total nacional em I&D ao longo dos anos. Fonte(s): DGEEC, Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN).
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