Info DGEEC N.º 3

APOIO TUTORIAL ESPECÍFICO 2021/2022 5 O Apoio Tutorial Específico (ATE) é uma medida que visa diminuir as retençõese o abandono escolar precoce e, consequentemente, promover o sucesso educativo. Tem vindo a ser implementada nas escolas públicas da rede do Ministério da Educação (ME) desde o ano letivo 2016/2017, para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico que ao longo do seu percurso escolar acumulem duas ou mais retenções. No ano letivo 2020/2021, a medida foi estendida ao ensino secundário e aos alunos com retenção no ano letivo anterior, passando a integrar o Plano 21|23 Escola +. Aceda à Publicação • Em 2021/2022, dos 804 AE/ENA da rede pública do ME que oferecem modalidades de ensino para jovens de 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e/ou ensino secundário, 553 ofereciam ATE, o que se traduz numa percentagem de 66,1%. Esta percentagem sobe para 80,5% se apenas considerarmos os AE/ENA que afirmam ter alunos elegíveis para este apoio. Info N.º 3 Julho 2023 Desde 2016/2017, a DGEEC elaborou um questionário eletrónico de monitorização desta medida, aplicado a todos os agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas (AE/ENA) da rede pública do ME. Em maio deste ano foram disponibilizados os dados relativos ao ano letivo 2021/2022, através de dois documentos, um mais abrangente, com dados globais para os ensinos básico e secundário; e um segundo, exclusivamente dedicado ao apoio tutorial específico implementado a alunos de nível secundário. No seu conjunto, estes documentos permitem: • a obtenção de um retrato do conjunto dos alunos matriculados nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e no ensino secundário, nas diferentes ofertas de educação e formação, para quem foi mobilizada esta medida; • o levantamento dos professores-tutores –afetos à implementação do ATE; • e o conhecimento sobre a formacomo está a ser efetivada a medida nas escolas, assim como o respetivo impactona assiduidade, comportamento e resultados escolares dos alunos para quem foi mobilizada. 66,1% 33,9% AE/ENA com 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e/ou ensino secundário (%) Com ATE Sem ATE 80,5% 19,5% AE/ENA com 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e/ou ensino secundário e alunos elegíveis (%) Com ATE Sem ATE • Restringindo ao ensino secundário, verifica-se que dos 516 AE/ENA que ministram modalidades de ensino de nível secundário orientadas para jovens, 66,5% ofereceu ATE aos seus alunos. • Mais de um terço dos professores-tutores são do sexo femininoe encontram-se na faixa etária dos 45 aos 54 anos (42,7%) se considerarmos todos os níveis de ensino, e na faixa dos 50 aos 59 anos de idade (40,3%) se considerarmos apenas os professores tutores que têm alunos de nível secundário nos seus grupos. • Em média, os professores tutores têm apenas 1 grupo de tutoria que integra 6 alunos. 66,5% 33,5% AE/ENA com ensino secundário (%) Com ATE Sem ATE Alunos com ATE Global Secundário 63% 55% Idade Média (anos) Rapazes 2.º CEB 3.º CEB Secundário 13 15 17 (69% 10.º ano) • Nas suas atividades como tutores, estes professores desenvolvem sobretudo estratégias que permitem aos alunos refletir sobre a sua vida escolar e profissional futuras, assim como, estabelecer objetivos e planificações das suas atividades escolares. • No ensino secundário, os tutores consideram que o ATE teve um forte impacto no comportamento e na assiduidade dos alunos. Já em relação aos resultados escolares consideram que o impacto foi maioritariamente moderado. • No ensino básico, o ATE também foi considerado como tendo um forte impacto na assiduidade dos alunos, mas relativamente ao comportamento e aos resultados escolares, o impacto foi considerado maioritariamente como moderado.

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