Info DGEEC N.º2

9 Aceda à Publicação INDICADORES DE ENDOGAMIA ACADÉMICA NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO • Em 2021/2022, a maioria dos docentes doutorados que ocupavam posições de carreira diplomou-se na mesma instituição em que lecionava (68%). Os que obtiveram o seu doutoramento numa instituição diferente, portuguesa ou estrangeira, representavam 14% e 19%, respetivamente. Info N.º 2 Abril 2023 Esta publicação apresenta os principais resultados da análise sobre a endogamia académica nas instituições públicas de ensino superior universitário, no ano letivo 2021/2022, mensurada através da percentagem de docentes de carreira doutorados (professor catedrático, professor associado ou professor auxiliar) que obtiveram o seu grau de doutor na mesma instituição de ensino superior onde lecionavam nesse ano. 43% 70% 42% 65% 58% 78% 58% 49% 75% 45% 66% 60% 72% 73% 41% 13% 31% 16% 26% 7% 27% 26% 7% 32% 12% 18% 9% 15% 17% 17% 27% 19% 16% 15% 16% 25% 18% 23% 22% 22% 18% 12% 0% 20% 40% 60% 80% 100% Na mesma IES onde leciona Noutra IES portuguesa Numa IES estrangeira Distribuição percentual dos docentes de carreira doutorados, por Instituição de Ensino Superior (IES) onde obtiveram o grau de Doutor, 2021/2022 (%) • A Universidade de Coimbra foi a instituição com a percentagem mais elevada de docentes de carreira que realizaram o seu doutoramento na própria instituição (78%), seguindo-se a Universidade de Lisboa (75%) e a Universidade do Porto (72%). No extremo oposto, surge a Universidade do Algarve, onde 42% dos docentes de carreira obtiveram o seu grau de Doutor na instituição. • A Universidade do Algarve e o ISCTE-IUL foram as instituições com maior percentagem de docentes de carreira doutorados no estrangeiro, com 27% e 25%, respetivamente. • Observou-se uma maior mobilidade académica entre os docentes de categorias mais próximas do topo da carreira, como professores catedráticos (39%) e professores associados (34%), do que entre os professores auxiliares (31%). 61% 66% 70% 10% 13% 15% 29% 21% 16% 0% 20% 40% 60% 80% 100% Professor catedrático Professor associado Professor auxiliar Na mesma IES onde leciona Noutra IES portuguesa Numa IES estrangeira • Existe um maior número de docentes de carreira do sexo masculino que obtiveram o seu doutoramento em instituições diferentes da instituição onde lecionavam (35%) em comparação com os docentes de carreira do sexo feminino (29%). • As áreas CNAEF do doutoramento dos docentes de carreira que realizaram o seu curso na própria instituição onde lecionavam com percentagens mais elevadas foram a “Agricultura, silvicultura, pescas e ciências veterinárias”, a “Educação”, “Saúde e proteção social” e a de “Serviços” (entre 81% e 83%). As áreas das “Ciências naturais, matemática e estatística”, “Ciências sociais, jornalismo e informação” e “Tecnologias da informação e comunicação (TICs)” foram as que apresentaram percentagens mais baixas (entre 61% e 64%). Distribuição percentual dos docentes de carreira doutorados, por categoria profissional e por Instituição de Ensino Superior (IES) onde obtiveram o grau de Doutor, 2021/2022 (%) U. Coimbra 78% + U. Algarve 42% - % Docentes de carreira que realizaramo doutoramento na própria instituição, 2021/2022

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