Info DGEEC N.º2

TALIS 2024 Decorreu, entre 6 de fevereiro e 29 de março, o Ensaio de Campo do Teaching and Learning International Survey –TALIS. Este foi o quarto ciclo do inquérito da OCDE sobre ensino e aprendizagem, refletindo principalmente, sobre os ambientes de aprendizagem nas escolas e as condições de trabalho dos docentes. Participaram docentes de 60 escolas: 30 com professores que lecionam o 3.º ciclo do Ensino básico, 30 com professores que lecionam o Ensino Secundário. As escolas que participaram no 3.º ciclo também tiveram docentes a responder ao Inquérito ao conhecimento dos Professores (ICP), este último uma novidade. No primeiro trimestre de 2024 será o Estudo principal. Mais informação sobre o TALIS INQUÉRITOS EM CURSO JANEIRO-MARÇO 2023 33 Info N.º 2 Abril 2023 ➢ EDUCAÇÃO ➢ ENSINO SUPERIOR REA 2023 Foi lançado a 20 de março o Recenseamento escolar anual (REA) a escolas privadas e de dupla tutela, recolhendo informação de alunos, docentes e não docentes, relativos ao ano 2022/2023. Esta operação estatística está enquadrada no Recenseamento Escolar Anual, que a DGEEC conduz como órgão delegado do INE para a produção de estatísticas oficiais da Educação. Mais informação sobre o REA AEC 2023 Decorreu entre 23 de março e 6 de abril a operação estatística Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), junto das escolas do 1.º ciclo da rede do Ministério da Educação, relativas à oferta e frequência de alunos em atividades de enriquecimento curricular no presente ano letivo 2022/2023. Os resultados preliminares serão divulgados a 5 de maio e a publicação dos resultados finais será difundida a 9 de junho. Mais informação sobre as AEC ATE 2023 Decorreu entre 27 de fevereiro e 31 de março o questionário Apoio Tutorial Específico (ATE) para o ano letivo 2022/2023, junto das escolas públicas da rede do Ministério da Educação, com 2.º e/ou 3.º ciclos do ensino básico e/ou ensino secundário. Através do mesmo inquire-se a adesão ao ATE; a caraterização demográfica e escolar, o apoio tutorial e os resultados escolares dos alunos em ATE; bem como a caraterização demográfica, profissional e formativa dos professores tutores e grupos de tutoria. IEESP & IECDES Dando cumprimento ao Decreto-Lei n.º 156/2019, de 22 de outubro, a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e a Direção-Geral de Ensino Superior (DGES) procederam à recolha de informação do Inquérito ao Emprego no Ensino Superior Público (IEESP) e o Inquérito ao Emprego Científico e Docente no Ensino Superior (IECDES) no âmbito do Observatório do Emprego Científico e Docente, entre os dias 9 de janeiro e 10 de fevereiro. O inquérito IEESP foi dirigido a todos os estabelecimentos de ensino superior público (exceto os de ensino militar e policial) e o inquérito IECDES dirigido a todos os estabelecimentos de ensino superior privado e aos de ensino superior público militar e policial. Os dados recolhidos no âmbito de ambas as inquirições, reportam-se ao ano civil de 2022, sendo o seu reporte efetuado na Plataforma de Recolha de Informação do Ensino Superior (PRIES) da DGEEC. No caso do IEESP a recolha de informação abrange todos os recursos humanos, no caso do IECDES abrange docentes e investigadores, da unidade orgânica inquirida. Os dados recolhidos têm como finalidade a apresentação pública da informação relativa aos docentes e investigadores na plataforma do Registo Público Nominativo, bem como o cumprimento de compromissos de reporte estatístico nacionais e internacionais. Mais informação sobre o IEESP Mais informação sobre o IECDES RAIDES22 O Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior (RAIDES) é um inquérito estatístico anual no âmbito do Sistema Estatístico Nacional, dirigido a todos os estabelecimentos do ensino superior, que visa caracterizar o sistema de ensino superior, na vertente de alunos inscritos e diplomados. O inquérito decorreu entre 9 de janeiro a 14 fevereiro. Mais informações sobre o RAIDES

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