Info DGEEC N.º2

Aceda à Publicação 27 Info N.º 2 Abril 2023 Tradução do relatório da Rede Eurydice que reporta informação qualitativa recolhida sobre políticas e medidas na área da educação em matemática e ciências, e dados relativos ao desempenho dos alunos obtidos por dois estudos internacionais de avaliação dos alunos: Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS) de 2019, da Associação Internacional para a Avaliação do Sucesso Escolar (IEA), e o inquérito Programme for International Student Assessment (PISA) de 2018, promovido pela Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE). Os resultados de inquéritos internacionais aos estudantes como o PISA conduzido pela OCDE mostram que, na UE-27, uma proporção considerável de jovens de 15 anos –cerca de 23% em 2018 –não atinge os níveis básicos de competências em matemática e em ciências. Quanto maior a proporção de alunos com baixo desempenho nos 1.º e 2.º ciclos, mais elevada será esta proporção no 3.º ciclo do ensino básico. Em Portugal, esta realidade verifica-se quando se trata da aprendizagem da matemática, mas o cenário inverte-se quando se trata da aprendizagem das ciências. PROMOVER O SUCESSO E A MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEMDA MATEMÁTICA E DAS CIÊNCIAS NAS ESCOLAS Desempenho dos alunos a matemática e ciências nos ao longo dos anos de escolaridade I Embora as raparigas apresentem menor desempenho na aprendizagem da matemática do que os rapazes nos primeiros anos de escolaridade, verifica-se que essa diferença desaparece ao longo dos anos de escolaridade. Igualdade de géneros na aprendizagem da matemática II Portugal é o país que aloca mais horas ao ensino da matemática nos primeiros 4 anos de escolaridade obrigatória. Ensino da matemática III Aumentar o tempo consagrado à aprendizagem da matemática ou das ciências no 3.º ciclo do ensino básico, recorrendo a medidas de apoio para alunos com dificuldades de aprendizagem, permite aumentar o desempenho dos alunos. Os sistemas educativos que proporcionam um apoio à aprendizagem durante o horário escolar regular (em oposição ao apoio prestado apenas fora das horas regulares de aula) tendem a apresentar percentagens mais baixas de alunos com baixo desempenho em matemática e em ciências. Medidas de apoio às aprendizagens IV Contrariamente aos outros países, Portugal revela ter uma oferta suficiente de professores no ensino da matemática e das ciências. Oferta de professores de matemática e ciências VII À semelhança de França, Malta e Eslovénia, Portugal tem um ensino integrado da matemática e das ciências nos primeiros anos de escolaridade, passando a ter disciplinas científicas autónomas, mais tarde já no 3.º ciclo do ensino básico (tais como as ciências naturais e a físico-química). Uma ou mais disciplinas V • Portugal faz parte dos países (para além da Chéquia e de Espanha) que preconiza experiências de aprendizagem da matemática e das ciências, como é caso dos clubes ou de experiências em atividades extracurriculares. • Com o objetivo de identificar as necessidades individuais de aprendizagem dos alunos, em Portugal, as provas de aferição às competências científicas são realizadas nos 5.º e 8.º anos. Os estudos mostram que os países que implementam exames nacionais na matemática tendem a aumentar as competências básicas de numeracia nos alunos. Outros dados interessantes VIII Para reduzir a percentagem de alunos com fraco desempenho, a combinação de medidas políticas pode ser mais eficaz do que o desenvolvimento de ações isoladas, e de facto, Portugal é dos países que procurar combinar vários fatores para atingir esse objetivo. Medidas políticas que favorecem o desempenho dos alunos VI Professores de apoio educativo (CITE 1–2) Exames nacionais (CITE 1) Apoio educativo durante o horário escolar regular (CITE 2) Nenhuma destas medidas: EL, AL, BA, MK, TR Nota explicativa Os sistemas educativos em que menos de 20% dos alunos de 15 anos têm baixo desempenho a matemática são assinalados a verde. Combinação de medidas políticas e taxas de baixo desempenho em matemática, 2020/2021 Principais mensagens deste relatório:

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