Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 67 Gráfico 22 - Comparação de Médias SDQ por Ano de escolaridade Comparações por Género Nas comparações de género verificam-se diferenças estatisticamente significativas para todas as subescalas à exceção dos sintomas emocionais (Tabela 8 e Gráfico 23), com indicação a negrito do género com o valor mais elevado. O género masculino destaca-se com os índices mais elevados nas dimensões referidas, nomeadamente nos problemas de comportamento (1,74±2,02), na hiperatividade (4,24±2,99) e nos problemas de relacionamento com colegas (1,41±1.64), com exceção do comportamento prossocial, onde é o género feminino que apresenta o índice mais elevado (13,76±1,80). No que diz respeito ao total de dificuldades, o género masculino apresenta os índices mais elevados (9,50±6,48) e o género feminino os índices mais baixos (7,76±5,86). Pré-escolar Pré-escolar Pré-escolar Pré-escolar Pré-escolar Pré-escolar 1.º ano 1.º ano 1.º ano 1.º ano 1.º ano 1.º ano 2.º ano 2.º ano 2.º ano 2.º ano 2.º ano 2.º ano 0 2 4 6 8 10 12 14 16 SDQ - Sintomas emocionais SDQ - Problemas Comportamento SDQ - Sintomas Hiperatividade SDQ - Problemas Relacionamento com colegas SDQ - Comportamento Prossocial SDQ - Pontuação Total Pré-escolar 1.º ano 2.º ano
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==