Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 66 Comparações por Ano de Escolaridade Verificam-se diferenças estatisticamente significativas entre anos de escolaridade nas forças e dificuldades dos alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, para todas as subescalas, à exceção dos problemas de comportamento (Tabela 7 e Gráfico 22), com indicação a negrito do ano com os valores menos e mais elevados. O 1.º ano de escolaridade sobressai com índices mais elevados de sintomas emocionais (2,70±2,26), hiperatividade (3,96±2,95) e comportamento prossocial (13,61±1,94). Os alunos da educação pré-escolar são os que apresentam valores mais baixos em todas as subescalas, nomeadamente nos sintomas emocionais (1,60±1,85), hiperatividade (3,48±2,93), problemas de relacionamento com os colegas (1,15±1,47) e comportamento prossocial (13,26±2,15). O 2.º ano destaca-se por ter os índices mais elevados de hiperatividade (3,96±2,95). Por fim, relativamente ao total de dificuldades, os alunos do 1.º ano apresentam os valores mais altos (9,44±6,22) e os alunos da educação pré-escolar os valores mais baixos (7,54±5,77). Tabela 7 - Médias SDQ por Ano de escolaridade Comparações por Ano de escolaridade Média Desvio Padrão F p SDQ (Sintomas Emocionais) Pré-escolar (n=750) 1,60 1,85 50,808 <0,001*** 1.º ano (n=531) 2,70 2,26 2.º ano (n=486) 2,53 2,30 SDQ (Problemas Comportamento) Pré-escolar (n=749) 1,33 1,76 1,992 0,137 (n.s) 1.º ano (n=533) 1,41 1,85 2.º ano (n=490) 1,54 1,92 SDQ (Hiperatividade) Pré-escolar (n=743) 3,48 2,93 5,052 0,006** 1.º ano (n=531) 3,96 2,95 2.º ano (n=486) 3,90 2,90 SDQ (Problemas Relacionamento com colegas) Pré-escolar (n=744) 1,15 1,47 6,607 0,001** 1.º ano (n=532) 1,41 1,61 2.º ano (n=483) 1,45 1,72 SDQ (Comportamento Prossocial) Pré-escolar (n=747) 13,26 2,15 5,683 0,003** 1.º ano (n=531) 13,61 1,94 2.º ano (n=488) 13,57 1,91 SDQ (Pontuação total) Pré-escolar (n=707) 7,54 5,77 19,074 ≤0,001*** 1.º ano (n=505) 9,44 6,22 2.º ano (n=471) 9,41 6,68 *** ≤ 0,001; ** ≤ 0,01; * ≤ 0,05; n.s. – não significativo

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==