Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 64 Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ)21 Para além de se terem considerado os valores parcelas das 5 subescalas e os somatórios das 4 escalas do SDQ - Strengths and Difficulties Questionnaire, a Tabela 5 refere-se à observação dos alunos pelos docentes, em relação aos itens considerados individualmente. Os docentes afirmam ser muito verdade que mais de dois terços dos alunos são sensíveis aos sentimentos dos outros (72,5%), partilham facilmente com as outras crianças (70,4%), gostam de ajudar se alguém está magoado (75,2%) e têm pelo menos um bom amigo (87,3%). Os docentes referem ainda ser muito verdade que um quarto dos alunos demonstra ser irrequieto, muito mexido e nunca parar quieto (25,3%) e um terço pensa nas coisas antes de as fazer (43,4%), geralmente acaba o que começa e tem uma boa atenção (47%). Tabela 5 - Strengths and Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) Não é verdade É pouco verdade É muito verdade É sensível aos sentimentos dos outros (n=1796) 4,6% 22,9% 72,5% É irrequieto, muito mexido, nunca para quieto (n=1798) 42,2% 32,5% 25,3% Queixa-se frequentemente de dores de cabeça, dores de barriga ou vómitos (n=1795) 76,2% 17,1% 6,7% Partilha facilmente com as outras crianças (guloseimas, brinquedos, lápis, etc.) (n=1790) 4,7% 24,9% 70,4% Enerva-se muito facilmente e faz muitas birras (n=1798) 66,9% 22,5% 10,6% Tem tendência a isolar-se, gosta mais de brincar sozinho (n=1794) 77,9% 14,9% 7,2% Obedece com facilidade, faz habitualmente o que os adultos lhe mandam (n=1793) 8,3% 25,5% 66,2% Tem muitas preocupações, parece sempre preocupado (n=1796) 67,1% 24,4% 8,5% Gosta de ajudar se alguém está magoado, aborrecido ou doente (n=1794) 5,1% 19,7% 75,2% Não sossega. Está sempre a mexer as pernas ou as mãos (n=1794) 54,5% 24,3% 21,2% Tem pelo menos um bom amigo (n=1785) 3,0% 9,7% 87,3% Luta frequentemente com as outras crianças, ameaça-as ou intimida-as (n=1793) 81,0% 13,8% 5,2% Anda muitas vezes triste, desanimado ou choroso 76,7% 18,4% 5,0% 21 Goodman, R. (1997). The Strengths and Difficulties Questionnaire: A Research Note. Journal of Child Psychology, 38, 581-586. Adaptação para Portugal: Fleitlich, B., Fonseca, A., Gaspar, F., & Loureiro, M. J. (2004). Questionário do SDQ, versão traduzida e adaptada para a população portuguesa. Consultado em http://www.sdqinfo.com/d23.htlm.
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==