Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 48 Saúde Psicológica e Bem-estar Medida Público-alvo Anos escolaridade Nº itens Min. e Máx. Consumo de tabaco (HBSC) 12,13 Crianças e Adolescentes 2.º ciclo do ensino básico 3.º ciclo do ensino básico Ensino secundário 1 item 1 = Eu não fumo a 4 = Todos os dias Consumo de álcool (HBSC) 12,13 Crianças e Adolescentes 2.º ciclo do ensino básico 3.º ciclo do ensino básico Ensino secundário 1 item 1 = Eu não bebo a 4 = Todos os dias Lutas com os colegas (HBSC) 12,13 Crianças e Adolescentes 2.º ciclo do ensino básico 3.º ciclo do ensino básico Ensino secundário 1 item 1 = Nunca me meti em lutas a 4 = Todos os dias Ambiente escolar17 Crianças e Adolescentes 2.º ciclo do ensino básico 3.º ciclo do ensino básico Ensino secundário 7 itens 0 = Completamente em desacordo a 4 = Completamente de acordo Tabela 3 - Medidas Integradas nos Questionários de Recolha de Dados | Ambiente Escolar Ambiente Escolar18 Medida Público-alvo Nº Itens Min. e Máx. Direção escolar Docentes Órgãos Direção Psicólogos Outros Profissionais 10 itens 0 = Completamente em desacordo a 4 = Completamente de acordo Ambiente na escola Docentes Órgãos Direção Psicólogos Outros Profissionais 13 itens 0 = Completamente em desacordo a 4 = Completamente de acordo Promoção competências socioemocionais na escola Docentes Órgãos Direção Psicólogos Outros Profissionais 8 itens 1 = Sim e 0 = Não Conhecimento de planos/programas nacionais em que a escola esteja envolvida19 Docentes Órgãos Direção Psicólogos Outros Profissionais 6 itens + 1 1 = Sim e 0 = Não 17 Aventura Social – Associação. (2022). Protocolo de avaliação da saúde psicológica dos docentes e alunos das escolas portuguesas. Documento de trabalho não publicado. 18 Aventura Social – Associação. (2022). Protocolo de avaliação da saúde psicológica dos docentes e alunos das escolas portuguesas. Documento de trabalho não publicado. 19 Aventura Social – Associação. (2024). Protocolo de avaliação da saúde psicológica dos docentes e alunos das escolas portuguesas. Documento de trabalho não publicado.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==