Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 46 Saúde Psicológica e Bem-estar Medida Público-alvo Anos escolaridade Nº itens Min. e Máx. HBSC Sintomas de Mal-estar Psicológico (HBSC)7,8 Crianças e Adolescentes Docentes Órgãos Direção Psicólogos Outros Profissionais Pais 2.º ciclo do ensino básico 3.º ciclo do ensino básico Ensino secundário 5 itens 0 = Raramente ou nunca a 4 = Quase todos os dias SSES | Competências Socioemocionais9 o Otimismo o Controlo emocional o Resiliência/resistência ao stresse o Confiança o Curiosidade o Sociabilidade o Persistência/Perseverança o Criatividade o Energia o Cooperação o Autocontrolo o Sentimento pertença à escola o Bullying o Relação com os professores o Ansiedade com os testes Crianças e Adolescentes 2.º ciclo do ensino básico 3.º ciclo do ensino básico Ensino secundário 104 itens 0 = Discordo totalmente a 4 = Concordo totalmente E 0 = Nunca a quase nunca a 3 = Uma vez por semana ou mais DASS-21 | Depressão, Ansiedade e Stress10 o Stresse o Depressão o Ansiedade Crianças Adolescentes Docentes Órgãos Direção Psicólogos Outros Profissionais Pais 2.º ciclo do ensino básico 3.º ciclo do ensino básico Ensino secundário 21 itens 0 = Não se aplicou nada a mim a 3 = Aplicou-se a mim a maior parte do tempo PYD | Desenvolvimento Positivo11,24 o Competência o Confiança o Conexão o Contribuição Crianças Adolescentes 2.º ciclo do ensino básico 3.º ciclo do ensino básico Ensino secundário 20 itens 0 = Discordo totalmente a 4 = Concordo totalmente OU 0 = Nunca é verdadeira a 4 = É sempre verdadeira 7 Inchley J et al. eds. (2016). Growing up unequal: gender and socioeconomic differences in young people's health and wellbeing. Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) study: international report from the 2013/2014 survey. Copenhagen, WHO Regional Office for Europe (Health Policy for Children and Adolescents, No. 7). 8 Matos, M. G. & Equipa Aventura Social (2018). A Saúde dos Adolescentes Portugueses após a recessão – Dados nacionais do estudo HBSC 2018. Lisboa: Equipa Aventura Social. 9 OECD (2021), Beyond Academic Learning: First Results from the Survey of Social and Emotional Skills, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/92a11084-en. 10 Lovibond, S.H., & Lovibond, P.F. (1995). Manual for the Depression, Anxiety, Stresse Scales Australia. Disponível em: http://www2.psy.unsw.edu.au/dass/. Adaptação portuguesa: Pais-Ribeiro JL, Honrado A, Leal I. (2004). Contribuição para o estudo da adaptação portuguesa das escalas de Ansiedade, Depressão e Stresse (EADS) de 21 itens de Lovibond e Lovibond. Psicol Saúde Doenças, 5(1), 229-39. 11 Geldhof, G. J., Bowers, E. P., Boyd, M. J., Mueller, M. K., Napolitano, C. M., Schmid, K. L., . . . Lerner, R. M. (2014). Creation of short and very short measures of the five Cs of positive youth development. Journal of Research on Adolescence, 24(1), 163-176. doi:10.1111/jora.12039. Adaptação portuguesa: Tomé, G., Matos, M. G., Camacho, I., Gomes, P., Reis, M., Branquinho, C., Gomez-Baya, D., & Wiium, N. (2019). Positive youth development (pyd-sf): validação para os adolescentes portugueses. Psic., Saúde & Doenças, 20 (3), 556-568. https://doi.org/10.15309/19psd200301.
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