Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 40 Enquadramento O OSPBE/DGEEC, constituído pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação, através da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, e com a coordenação científica da Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, tem como principal objetivo recolher e monitorizar indicadores de saúde psicológica e bem-estar nas escolas portuguesas, a fim de elaborar propostas de intervenção e recomendações ajustadas às necessidades identificadas pelos estudos realizados. O primeiro estudo foi concluído em 2022, e teve como objetivo central a caracterização e compreensão do panorama da saúde psicológica e do bem-estar nas escolas portuguesas, abrangendo alunos - crianças e adolescentes do ensino pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade - bem como os seus docentes. Com base nos resultados, verificou-se um cenário menos favorável da saúde psicológica e bem-estar nos alunos mais velhos do género feminino, bem como entre os docentes do género feminino com mais idade e anos de serviço. Para os alunos, os principais fatores protetores dos indicadores de saúde psicológica e bem-estar foram a robustez de competências socioemocionais, nomeadamente a conexão e confiança e a perceção de competência, bem como a presença de um estilo de vida mais saudável, incluindo uma boa higiene do sono, a utilização moderada de ecrãs e a prática de atividade física. Para os docentes, a comunicação e o apoio dos colegas, assim como o funcionamento da instituição, tiveram um efeito protetor. Este estudo deu origem a recomendações de intervenção para as políticas públicas, promotoras de saúde psicológica e bem-estar, centradas na prevenção e baseadas nos 3 As: Antecipar, Alertar e Agir (Matos et al., 2023a). Com o propósito de avaliar o impacto destas medidas na promoção da saúde psicológica e bem-estar nas escolas, foram realizados 14 grupos focais com uma amostra de

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