Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC xx docentes, alunos e outros profissionais na escola e a probabilidade de serem mais eficazes na sua interação e na sua missão de aprender-ensinar. Nesta linha sugere-se, especificamente, a proposta da introdução desta temática na formação inicial de educadores e professores. 8. Uma visão inovadora do ambiente escolar para os alunos, tornando-o um espaço de partilha de tempo e de experiências entre pares, reconhecendo a importância destas relações entre pares no desenvolvimento saudável: espaços de encontro e debate, desenvolvimento de talentos e interesses em atividades escolares e extraescolares, atividades temáticas de escola selecionadas entre alunos, “playgrounds” para adolescentes, geridos por eles e indo ao encontro das suas caraterísticas, necessidades e interesses, etc. 9. Uma visão inovadora para aumentar o sentimento de pertença dos alunos à escola e à comunidade, desenvolvimento a sua cidadania ativa através, por exemplo, de créditos obtidos em ações na escola e na comunidade. 10. O acompanhamento e monitorização da implementação destas recomendações a nível dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, com levantamento de forças e constrições regionais ou locais, e a repetição deste estudo no prazo de 2 anos (2026). Nota: O OSPBE/DGEEC ajudará, se solicitado, a transformar as recomendações e passos propostos num conjunto de medidas concretas e operacionalizáveis.
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