Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC xix e, em geral, dos habitantes do ecossistema escolar, já disponível a partir da DGEEC e da DGE. 3. Um incentivo à dinamização de ações de promoção de competências socioemocionais e promoção da saúde psicológica e bem-estar no espaço escolar, a partir dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, dos municípios e dos centros de formação dos professores, providenciando-se trocas de experiências e equacionando um “Banco de tempo”, por exemplo. 4. Sensibilização da agência de creditação da formação contínua dos professores para a relevância da formação destes em temas como o autocuidado, a promoção de competências socioemocionais e promoção da saúde psicológica e bem-estar. 5. Incentivo à sensibilização dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas para a importância da adesão à ação do OSPBE/DGEEC, de monitorização e avaliação regular nacionalmente, das competências socioemocionais, do bem-estar, da saúde psicológica e do ambiente escolar, numa perspetiva holística (alunos, adultos, clima escolar, direções, práticas de promoção de competências socioemocionais a nível escolar), incluindo um foco na melhoria contínua das atitudes, das práticas pedagógicas e das aprendizagens. 6. A identificação e a otimização da gestão de redes de atendimento na área da saúde psicológica a nível regional (por exemplo, com ativação e/ou recrutamento de profissionais da área) e o fortalecimento de redes de psicólogos nacional e regionalmente, incluindo o acesso e recurso a plataformas digitais e outras tecnologias de informação e comunicação. 7. A promoção dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas enquanto “locais de trabalho saudáveis” e respetivos requisitos, uma vez que da saúde psicológica do ecossistema se pode prever o bem-estar e a saúde psicológica dos seus habitantes,
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg0MjEzNg==