Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC xviii 10. O estímulo à continuidade na criação de parcerias autênticas com famílias e comunidades, a partir das boas experiências registadas no terreno (foi já criada uma plataforma de partilha de boas-práticas a partir da DGEEC e da Direção-Geral da Educação (DGE)). 11. A introdução da promoção de competências socioemocionais, valorização da diversidade e da participação no Ecossistema escolar e autocuidado na formação inicial dos futuros educadores e professores. 12. O estímulo à continuidade da aposta nos Planos Nacionais já existentes nos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, porquanto o relativo desconhecimento destes por parte dos agentes do Ecossistema escolar, não favorece a otimização da sua ação transformadora, a par do estímulo à continuidade do sistema de monitorização/ avaliação de todos os indicadores em análise OS 10 PRÓXIMOS PASSOS 1. Um debate alargado nos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, focado nos resultados deste estudo, onde cada agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas possa identificar as suas áreas fortes e fracas e definir estratégias de intervenção e planos para a sua implementação e monitorização, com especial foco (i) na educação pré-escolar, (ii) no agravamento global da situação com o avanço da escolaridade, (iii) nas diferenças de género, (iv) na vulnerabilidade dos professores em termos de saúde psicológica e bem-estar (v) na situação dos restantes adultos do ecossistema escolar. 2. Um incentivo à utilização ágil e dinâmica do mapeamento nacional dos recursos dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, com identificação e disseminação de boas práticas na área da promoção da saúde psicológica dos alunos, do corpo docente
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