Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC xvii 1. O estímulo à continuidade na aprendizagem explícita de competências socioemocionais, a par da sua infusão curricular, num modelo inclusivo transversal e longitudinal; 2. O estímulo à continuidade na aprendizagem de competências socioemocionais em contextos de aprendizagem informais e inclusivos; 3. O estímulo à continuidade da implementação das intervenções inclusivas e promotoras do bem-estar e da saúde psicológica, logo a partir da educação préescolar; 4. O estímulo à continuidade da valorização da participação dos alunos e estabelecimento de um sistema de Tutorias aluno-aluno e professor-aluno, ou criação de Clubes de Jovens Agentes de Mudança nos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas em contextos de aprendizagem informais e inclusivos. 5. O reconhecimento da importância da socialização entre pares nos alunos e a promoção de espaços de encontro e partilha em meio escolar, em atividades formais e informais, entre si e com personalidades e instâncias da sociedade civil. 6. O estímulo à continuidade da promoção de ecossistemas escolares saudáveis e inclusivos; 7. O estímulo à continuidade na aposta no desenvolvimento das competências socioemocionais dos professores, diretores e outros intervenientes no ecossistema escolar; 8. O estímulo à continuidade na sensibilização e formação em autocuidado para professores; 9. A gestão disciplinar positiva e inclusiva associada à promoção de competências socioemocionais;
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