Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC xv baseada em aspetos funcionais e transformativos (oficinas com ligação direta à prática). Impõe-se, contudo, também em relação aos professores/educadores, uma análise local, a partir dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, de modo a melhor contextualizar as situações descritas, otimizá-las, compensá-las e monitorizá-las. OUTROS ADULTOS NO ECOSSISTEMA ESCOLAR A relativa fraca adesão dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas e este estudo, fez emergir alguma fragilidade na densidade dos dados nestes grupos e na possibilidade da sua generalização. Embora a perceção de qualidade de vida e a apreciação do ambiente da escola e do papel da direção siga o mesmo padrão nos docentes e nos outros adultos do ecossistema escolar, a fraca satisfação com a vida e os sintomas de mal-estar são mais acentuados nos docentes do que nos outros adultos, incluindo os docentes com funções de coordenação ou chefia. De salientar que a apreciação das chefias em relação à sua ação e à qualidade do ambiente da escola é mais otimista do que a perceção que têm os psicólogos, os docentes e em especial os assistentes operacionais. No entanto, todas as apreciações se situam em valores superiores a 50%. O conhecimento (em geral fraco) da maioria dos adultos do Ecossistema escolar relativamente aos Planos Nacionais sugere um recurso subaproveitado, até pelo impacto que poderia ter na dinamização de ações a nível dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas. No que diz respeito às regiões geográficas, não foi possível produzir uma análise regional, devido à fraca adesão de diversas regiões e o número reduzido de adultos no Ecossistema escolar que aderiu ao estudo.

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