Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC xiv Na perceção da maioria dos professores, as consequências da COVID-19 nas suas vidas, tornaram-se quase irrelevantes. No entanto, contrariamente à situação dos alunos que sugere que, em geral, a percentagem de alunos com situações de alguma vulnerabilidade psicológica passou de 1/3 na série do estudo de 2022 até 1/4, nesta série de 2024, mantém-se a situação de 1/2 dos docentes que reportavam fragilidades em termos do bem-estar psicológico. No que diz respeito às regiões geográficas, não foi possível replicar a análise feita na série anterior devido à fraca adesão de diversas regiões e o número reduzido de professores que aderiu ao estudo em comparação com a série de 2022. Com estas limitações em mente, os resultados obtidos sugerem que foram conseguidos progressos na identificação, implementação e monitorização de ações de (i) promoção da saúde psicológica e de um ambiente escolar saudável, (ii) promoção de competências socioemocionais e (iii) promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos diferentes intervenientes no ecossistema escolar, (iv) uma melhoria da saúde psicológica e bemestar nos alunos (só possível comparar os mais velhos – 2.º, 3.º ciclo e secundário) e uma manutenção da situação dos docentes a este nível. Os resultados sugerem que as recomendações elaboradas no relatório de 2022 tiveram algum impacto no Ecossistema escolar, e os docentes reportam uma situação bastante positiva na sua relação com as direções e com o ambiente da escola, e uma ampla aplicação de programas de promoção de competências socioemocionais em meio escolar. Estes resultados permitem considerar a pertinência de algumas das recomendações anteriores, com especial foco agora para a sua continuidade, para a sensibilização ao autocuidado para professores, para a organização de formações para “a escola toda” e
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