Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 245 dos municípios e dos centros de formação dos professores, providenciando-se trocas de experiências e equacionando um “Banco de tempo”, por exemplo; 4. Sensibilização da agência de creditação da formação contínua dos professores para a relevância da formação destas ações, em temas como o autocuidado, a promoção de competências socioemocionais e promoção da saúde psicológica e bem-estar; 5. Incentivo à sensibilização das escolas e agrupamentos para a importância da adesão à ação do Observatório da Saúde Psicológica e Bem-estar, de monitorização e avaliação regular, a nível nacional, das competências socioemocionais, do bem-estar, da saúde psicológica e do ambiente escolar; 6. A identificação e a otimização da gestão de redes de atendimento na área da saúde psicológica a nível regional (por exemplo com ativação e/ou recrutamento de profissionais da área) e o fortalecimento de redes de psicólogos a nível nacional e regional; 7. A promoção dos agrupamentos enquanto “locais de trabalho saudáveis” e respetivos requisitos, uma vez que da saúde psicológica do ecossistema se pode prever o bemestar e a saúde psicológica dos seus habitantes, docentes, alunos e outros profissionais na escola e a probabilidade de serem mais eficazes na sua interação e na sua missão de aprender-ensinar. Nesta linha sugere-se especificamente, a proposta da introdução desta temática na formação inicial de educadores e professores; 8. Uma visão inovadora do ambiente escolar para os alunos, tornando-o um espaço de partilha de tempo e de experiências entre pares, reconhecendo a importância destas relações entre pares no desenvolvimento saudável: espaços de encontro e debate, desenvolvimento de talentos e interesses em atividades escolares e extraescolares, atividades temáticas de escola selecionadas entre alunos, “playgrounds” para

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