Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 244 9. A gestão disciplinar positiva e inclusiva associada à promoção de competências socioemocionais; 10. O estímulo à continuidade na criação de parcerias autênticas com famílias e comunidades, a partir das boas experiências registadas no terreno (foi já criada uma plataforma de partilha de boas-práticas a partir da DGEEC e DGE); 11. A introdução da promoção de competências socioemocionais, valorização da diversidade e da participação no ecossistema escolar e autocuidado na formação inicial dos futuros educadores e professores; 12. Incentivar o compromisso contínuo com os Planos Nacionais que já existem nas escolas, visto que o relativo desconhecimento desses planos por parte dos agentes do Ecossistema escolar não favorece a otimização de sua ação transformadora, assim como a continuidade do sistema de monitorização ou avaliação de todos os indicadores que estão a ser analisados. OS 10 PRÓXIMOS PASSOS 1. Um debate alargado nos agrupamentos de escolas, focado nos resultados deste estudo, onde cada agrupamento possa identificar as suas áreas fortes e fracas e definir estratégias de intervenção e planos para a sua implementação e monitorização; 2. Um incentivo à utilização ágil e dinâmica do mapeamento nacional dos recursos dos agrupamentos escolares, com identificação e disseminação de boas práticas na área da promoção da saúde psicológica dos alunos, do corpo docente e, em geral, dos habitantes do ecossistema escolar, já disponível a partir da DGEEC e DGE; 3. Um incentivo à dinamização de ações de promoção de competências socioemocionais e promoção da saúde psicológica e bem-estar no espaço escolar, a partir das escolas,

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