Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 243 12 Recomendações Recomenda-se a definição urgente de uma estratégia integrada de promoção de competências socioemocionais e da saúde psicológica a partir das escolas, assente na evidência científica, e que inclua: 1. O estímulo à continuidade na aprendizagem explícita de competências socioemocionais, a par da sua infusão curricular, num modelo inclusivo transversal e longitudinal; 2. O estímulo à continuidade na aprendizagem de competências socioemocionais em contextos de aprendizagem informais e inclusivos; 3. O estímulo à continuidade da implementação das intervenções inclusivas e promotoras do bem-estar e da saúde psicológica, logo a partir da educação préescolar; 4. O estímulo à continuidade da valorização da participação dos alunos e estabelecimento de um sistema de Tutorias aluno-aluno e professor-aluno, ou criação de Clubes de Jovens Agentes de Mudança nas escolas em contextos de aprendizagem informais e inclusivos; 5. O reconhecimento da importância da socialização entre pares entre alunos e a promoção de espaços de encontro e partilha em meio escolar, em atividades formais e informais, entre si e com personalidades e instâncias da sociedade civil; 6. O estímulo à continuidade da promoção de ecossistemas escolares saudáveis e inclusivos; 7. O estímulo à continuidade na aposta no desenvolvimento das competências socioemocionais dos professores, diretores e outros intervenientes no ecossistema escolar; 8. O estímulo à continuidade na sensibilização e formação em autocuidado para professores;

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