Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 241 da saúde psicológica e de um ambiente escolar saudável, (ii) promoção de competências socioemocionais, e (iii) promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos diferentes intervenientes no Ecossistema escolar, (iv) uma melhoria da saúde psicológica e bemestar nos alunos (só possível comparar os mais velhos – 2.º, 3.º ciclos e secundário) e uma manutenção da situação dos docentes a este nível. Os resultados sugerem que as recomendações elaboradas no relatório de 2022 tiveram algum impacto no Ecossistema escolar, e os docentes reportam uma situação bastante positiva na sua relação com as direções e com o ambiente da escola, e uma ampla aplicação de programas de promoção de competências socioemocionais em meio escolar. Estes resultados permitem considerar a pertinência de algumas das recomendações anteriores, com especial foco agora para a sua continuidade, para a sensibilização ao autocuidado para professores, para a organização de formações para “a escola toda” e baseada em aspetos funcionais e transformativos (ateliers com ligação direta à prática) Impõe-se, contudo também em relação aos professores/ educadores, uma análise local, a partir dos agrupamentos de escolas, de modo a melhor contextualizar as situações descritas, otimizá-las, compensá-las e monitorizá-las. OUTROS ADULTOS NO ECOSSOSISTEMA ESCOLAR A relativa fraca adesão das escolas/ agrupamento de escolas e este estudo, fez emergir alguma fragilidade na densidade dos dados nestes grupos e na possibilidade da sua generalização.

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