Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC xii escala DASS-21 | Depressão, Ansiedade e Stresse, cerca de dois terços dos docentes, refere ter sentido agitação (66,8%), dificuldade em relaxar (66,1%), reagir em demasia a determinadas situações (65,9%) e sentir que estava demasiado suscetível ou irritável (60,7%), e cerca de metade expõe sentimentos de tristeza ou depressão (51,1%). Um pouco menos de metade reporta sentir dificuldade em ser acalmar (46,2%). Cerca de dois terços dos docentes, considera que a direção da escola apoia a manutenção de um ambiente de inovação, partilha, participação e colaboração, diálogo e bem-estar e coesão ou união na escola. Também referem que a direção dá apoio no estabelecimento de uma rede de colaborações na comunidade (valores entre 75,4% e 66,5%). Mais de metade considera que a direção valoriza e promove programas de desenvolvimento de competências socioemocionais e políticas, práticas e comportamentos promotores de bem-estar na escola e do desenvolvimento socioemocional (valores entre 55,6% e 63,4%) Menos de metade referencia que a direção prioriza a formação dos docentes para o desenvolvimento de competências de liderança e para o autocuidado (valores entre 30,5% e 41%). Cerca de dois terços dos docentes referem que o ambiente da escola é de partilha, participação e colaboração, diálogo e bem-estar, inovação e coesão ou união; tem uma rede de colaborações com a comunidade, e mais de metade dos docentes considera que a escola prioriza políticas, práticas e comportamentos promotores do bem-estar na escola, valoriza e promove programas de desenvolvimento de competências socioemocionais e prioriza políticas, práticas e comportamentos promotores do desenvolvimento socioemocional (valores entre 55,4% e 72,3%). Cerca de dois terços dos docentes mencionam que foram incentivados a promover o desenvolvimento de competências sociais e emocionais de crianças e jovens como
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