Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 239 Adultos no Ecossistema Escolar 6) 380 docentes, maioritariamente do género feminino (75,5%) com idades compreendidas entre os 28 e 66 anos (51,1 anos); 7) 53 psicólogos, maioritariamente do género feminino (88,7%) entre os 23 e os 61 anos (42,6 anos); 8) 118 assistentes operacionais, administrativos e outros técnicos de saúde e educação, maioritariamente do género feminino (92,4%), entre os 24 e os 65 anos (49,1); 9) 94 docentes com cargos de direção, gestão ou coordenação, maioritariamente do género feminino (62,8%), entre os 38 e os 65 anos (53,3 anos); e 10) 347 encarregados de educação, maioritariamente do género feminino (81,3%), com idades compreendidas entre os 18 e os 70 anos (39,5 anos). Que resultados se salientam? Alunos Globalmente os resultados sugerem que em geral a percentagem de alunos com situações de alguma vulnerabilidade psicológica passou de 1/3 na série do estudo de 2022 para 1/4, nesta série de 2024. Sugere ainda que o padrão de vulnerabilidade acrescida no género feminino, embora se mantenha em diversos parâmetros considerados, se atenuou. Do mesmo modo manteve-se globalmente o aumento da vulnerabilidade com a idade ou escolaridade, embora nesta série o padrão não seja tão nítido, e apareça uma sugestão e recuperação no 12.º ano. As relações entre variáveis fornecem pistas para a intervenção, que deve incluir a “escola toda” e privilegiar a promoção de competências e o envolvimento dos alunos,
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