Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 235 4. Sensibilização da agência de creditação da formação contínua dos professores para a relevância da formação destes ações, em temas como o autocuidado, a promoção de competências socioemocionais e promoção da saúde psicológica e bem-estar; 5. Incentivo à sensibilização dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas para a importância da adesão à ação do OSPBE/DGEEC, de monitorização e avaliação regular, a nível nacional, das competências socioemocionais, do bem-estar, da saúde psicológica e do ambiente escolar, numa perspetiva holística (alunos, adultos, clima escolar, direções, práticas de promoção de competências socioemocionais a nível escolar), incluindo um foco na melhoria contínua das atitudes, das práticas pedagógicas e das aprendizagens; 6. A identificação e a otimização da gestão de redes de atendimento na área da saúde psicológica a nível regional (por exemplo com ativação e/ou recrutamento de profissionais da área) e o fortalecimento de redes de psicólogos a nível nacional e regional, incluindo o acesso e recurso a plataformas digitais e outras tecnologias de informação e comunicação; 7. A promoção dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas enquanto “locais de trabalho saudáveis” e respetivos requisitos, uma vez que da saúde psicológica do ecossistema se pode prever o bem-estar e a saúde psicológica dos seus habitantes, docentes, alunos e outros profissionais na escola e a probabilidade de serem mais eficazes na sua interação e na sua missão de aprender-ensinar. Nesta linha sugere-se especificamente, a proposta da introdução desta temática na formação inicial de educadores e professores; 8. Uma visão inovadora do ambiente escolar para os alunos, tornando-o um espaço de partilha de tempo e de experiências entre pares, reconhecendo a importância destas relações entre pares no desenvolvimento saudável: espaços de encontro e debate,
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