Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 234 11. O estímulo à continuidade da aposta nos Planos Nacionais já existentes nas escolas, porquanto o relativo desconhecimento destes por parte dos agentes do Ecossistema Escolas, não favorece a otimização da sua ação transformadora; 12. O estímulo à continuidade do sistema de monitorização/ avaliação de todos os indicadores em análise. OS 10 PRÓXIMOS PASSOS: 1. Um debate alargado nos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, focado nos resultados deste estudo, onde cada agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas possa identificar as suas áreas fortes e fracas e definir estratégias de intervenção e planos para a sua implementação e monitorização, com especial foco (i) na educação pré-escolar, (ii) no agravamento global da situação com o avanço da escolaridade, (iii) nas diferenças de género, (iv) na vulnerabilidade dos professores em termos de saúde psicológica e bem-estar (v) na situação dos restantes adultos do ecossistema escolar; 2. Um incentivo à utilização ágil e dinâmica do mapeamento nacional dos recursos dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas, com identificação e disseminação de boas práticas na área da promoção da saúde psicológica dos alunos, do corpo docente e, em geral, dos habitantes do ecossistema escolar, já disponível a partir da DGEEC e DGE; 3. Um incentivo à dinamização de ações de promoção de competências socioemocionais e promoção da saúde psicológica e bem-estar no espaço escolar, a partir das escolas, dos municípios e dos centros de formação dos professores, providenciando-se trocas de experiências e equacionando um “Banco de tempo”, por exemplo;
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