Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 233 3. O estímulo à continuidade da implementação das intervenções inclusivas e promotoras do bem-estar e da saúde psicológica, logo a partir da educação préescolar; 4. O estímulo à continuidade da valorização da participação dos alunos e estabelecimento de um sistema de Tutorias aluno-aluno e professor-aluno, ou criação de Clubes de Jovens Agentes de Mudança nas escolas em contextos de aprendizagem informais e inclusivos; 5. O reconhecimento da importância da socialização entre pares (entre alunos) e a promoção de espaços de encontro e partilha em meio escolar, em atividades formais e informais, entre si e com personalidades e instâncias da sociedade civil; 6. O estímulo à continuidade da promoção de ecossistemas escolares saudáveis e inclusivos; 7. O estímulo à continuidade na aposta no desenvolvimento das competências socioemocionais dos professores, diretores e outros intervenientes no ecossistema escolar; 8. O estímulo à continuidade na sensibilização e formação em autocuidado para professores; 9. O estímulo à continuidade na criação de parcerias autênticas com famílias e comunidades, a partir das boas experiências registadas no terreno (foi já criada uma plataforma de partilha de boas-práticas a partir da DGEEC e DGE); 10. A introdução da promoção de competências socioemocionais, valorização da diversidade e da participação no Ecossistema escolar e autocuidado na formação inicial dos futuros educadores e professores;
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