Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 232 12 Recomendações Apesar das limitações do estudo já referidas, os resultados sugerem que a situação dos alunos em termos de bem-estar e saúde psicológica dos alunos melhorou desde 2022 (globalmente nas autoavaliações de cerca de 1/3 a cerca de 1/ 4), e que globalmente estes consideram as consequências da Covid-19 ultrapassadas. O mesmo não se verifica com tanta clareza com os docentes que aparentemente continuam a registar cerca de metade com algum tipo de sofrimento psicológico/malestar. Mais os resultados sugerem, uma vez que na série de 2024 do estudo se inquiriram outros adultos do ecossistema escolar, que os professores reportam mais sofrimento que os restantes agentes do ecossistema. Contudo, os docentes referem uma melhor ligação à direção das escolas e ao ambiente escolar, e mencionam diversas ações de promoção da saúde e competências socioemocionais, nas escolas. Nos alunos o padrão de diferenciação entre géneros e com a idade mantém-se nas autoavaliações embora de modo mais diluídos e, no que diz respeito à escolaridade, sugerindo uma recuperação no 12.º ano. Recomenda-se a definição urgente de uma estratégia integrada de promoção de competências socioemocionais e da saúde psicológica a partir das escolas, assente na evidência científica, e que inclua: 1. O estímulo à continuidade na aprendizagem explícita de competências socioemocionais, a par da sua infusão curricular, num modelo inclusivo transversal e longitudinal; 2. O estímulo à continuidade na aprendizagem de competências socioemocionais em contextos de aprendizagem informais e inclusivos;

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