Saúde Psicológica e Bem-estar 2024

Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 231 escolar (psicólogos, auxiliares de ação educativa, cargos de coordenação e encarregados de educação), mas a baixa adesão destes, não permite análises regionais e abre a suspeição de enviesamento dos respondentes e da falta de densidade em alguns grupos devido ao reduzido número de respondentes. Com estas limitações em mente, os resultados obtidos sugerem que foram conseguidos progressos na identificação, implementação e monitorização de ações de (i) promoção da saúde psicológica e de um ambiente escolar saudável, (ii) promoção de competências socioemocionais e (iii) promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos diferentes intervenientes no ecossistema escolar, (iv) uma melhoria da saúde psicológica e bem-estar nos alunos (só possível comparar os mais velhos – 2.º e 3.º ciclos e secundário) e uma manutenção da situação dos docentes a este nível. Estes resultados permitem considerar a pertinência de algumas das recomendações anteriores, com especial foco agora para a sua continuidade, para a sensibilização ao autocuidado para professores, para a organização de formações para “a escola toda” e baseada em aspetos funcionais e transformativos (oficinas com ligação direta à prática).

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