Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 230 Limitações do estudo A interpretação de todos estes resultados deve ser prudente, uma vez que o desenho do estudo (transversal) não permitiu ultrapassar limitações importantes que decorrem do enviesamento por seleção (escolas respondentes), por atrição (sujeitos respondentes), por desejabilidade social e, ainda, pelo facto de não se tratar de um estudo longitudinal. De realçar que, pela idade dos alunos, até ao 3.º ano de escolaridade, as avaliações foram feitas pelos educadores ou professores, e que se tentou nesta série que os alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo se autoavaliassem. Este passo, que consideramos um progresso na relevância do OSPBE/DGEEC, não permitiu, contudo, comparações diretas com a série anterior. Também os educadores da educação pré-escolar preencheram os seus questionários relativamente aos alunos de 3, 4 e 5 anos e não apenas aos alunos de 5 anos como na série de 2022 deste estudo. Por estas 2 situações pode-se descrever o panorama atual, mas não estabelecer comparações diretas, no subgrupo dos alunos da educação préescolar e do 1.º ciclo do ensino básico. A limitação que mais se lamenta prende-se com a enorme dificuldade dos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas em aderir a este estudo. Em 2022, numa situação de emergência, os agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas selecionadas, sobretudo os de fora dos grandes centros urbanos, aderiram rapidamente ao estudo. Nesta série de 2024, os agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas selecionados, escusaram-se repetidamente a participar, o que tornou a recolha de dados prevista para um mês, alargada para 3 meses e meio, com necessidade de sorteios de novos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas. Na realidade o estudo agora já não será tão urgente, mas seria importante a sua continuidade. A equipa do projeto alargou o estudo a outros adultos do ecossistema
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