Saúde psicológica e bem-estar 2024 | OSPBE/DGEEC 228 consumir tabaco, não consumir álcool, não consumir estupefacientes e não se envolver em lutas com os colegas. Reportam ainda que não precisam de nenhum ou quase nenhum incentivo para socializar com outras pessoas, aprender coisas novas e praticar um desporto ou uma atividade física. Referem ainda que os seus educandos precisam de pouco incentivo para se manterem descontraídos e calmos mesmo em momentos de dificuldade, fazer atividades de lazer sem utilização de internet/ecrãs, ter uma alimentação saudável e manter bons hábitos de sono (Valores entre 51,7% e 91,8%). Os encarregados de educação declaram fazer todos os dias ou quase todos os dias as seguintes atividades com o seu educando: falar sobre o desempenho na escola, comer juntos; passar algum tempo juntos a conversar, socializar com outras pessoas juntos; ajudar com os trabalhos da escola; fazer juntos as atividades da casa; praticar uma atividade de lazer não desportiva juntos; e divertirem-se juntos e praticar, semanalmente, uma atividade física com o seu educando (47,6%). Com valores entre 47, 6 e 93,9%, a atividade conjunta mais popular é comer juntos e a menos popular praticar uma atividade física juntos. Os encarregados de educação falaram por iniciativa própria com um professor sobre o comportamento e progressos do seu educando (73,5%) e consideram que deveriam ser implementadas nas escolas atividades de convívio e desenvolvimento de relações interpessoais (79,3%). Consideram o horário laboral, a indisponibilidade da entidade profissional para sair mais cedo ou ter de faltar para se descolar à escola (55,3%) uma barreira de comunicação em relação à escola-família. Consideram ainda que deveriam ser implementadas atividades cooperativas desenvolvidas com a colaboração de todos os agentes educativos (57,9%).
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